Problema em projeto automotivo. Não consigo enganar injeção

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Problema em projeto automotivo. Não consigo enganar injeção

Mensagempor ktulu » 05 Nov 2007 16:31

Opa

Estou com um problema em um projeto que estou fazendo para meu carro. Coisa de hobbysta e não comercial. Por isso não tenho porque esconder nada.

O projeto é de um cruise control. Meu carro é um Citroen Xsara 2001, injeção bosch m7.4.4. O carro tem acelerador eletrônico.

O sistema que eu fiz faz leitura do sensor de velocidade e do sensor de posição do acelerador, e atua no sinal que vai do sensor de posicao do acelerador pra central de injeção.
A interface fica em série entre o sensor e a injeção, com um rele que em estado normal deixa passar o sinal direto do sensor pra injeção, e quando chaveado ele envia um sinal tratado por mim.

O sensor de posicao do acelerador é como se fosse um potenciometro duplo. Ele tem 4 fios: positivo (5v), negativo, e outros dois que vou chamar de S+ e S-. São 2 tensões, onde 1 é exatamente o dobro da outra.

Meu sistema é um PIC fazendo a leitura do S-, o controle é um simples PI, e com o PWM e um filtro PB eu tenho uma tensão de saída, que é o meu novo S-. Dentro do carro tenho apenas 1 push button e 1 led. Quando aperto o botao com o carro andando, ele registra a velocidade no momento, coloca o valor atual do S- na saida, e chaveia o rele. Então o sistema de controle atua no acelerador pra manter essa velocidade fixada.

Na primeira versão eu utilizei 2 pwm do pic com filtro PB pra criar a S+ e S-. No pic eu apenas multiplicava o valor do duty cycle do PWM1 por 2 e jogava na saida do PWM2. Esses sinais iam direto pro rele, só com um resistor em série e um capacito em paralelo (Filtro PB).
Fui testar e na hora que eu ativava o sistema e o rele chaveava a luz da injeção do painel acendia e o acelerador não funcionava mais. Mesmo eu desligando o sistema o pedal nao respondia. Desligando e ligando o carro voltava a funcionar. Na injeção acusava erro no sensor.

Na segunda versão coloquei um buffer na entrada do S-, outro buffer na saida do PWM, após o filtro PB, e um multiplicador de tensão com ampop multiplicando por 2 o S- e jogando na saida S+ do rele.
Liguei na bancada, e a tensão que saia no rele em S+ e S- eram exatamente iguais a tensão aplicada na entrada (com potenciometro).
Liguei no carro e deu mesmo defeito.

Outra tentativa: Pensei que como o circuito estava sendo alimentado a partir da alimentação do sensor, isso poderia estar causando uma queda de tensão e a central estaria percebendo. Então deixei a alimentação do ciruito direto da bateria. O erro continuava do mesmo jeito.

Ultima tentativa: coloquei um capacitor nas saidas do rele, pois o erro poderia ser na transicao de um sinal pro outro. Detalhe que no pic eu mandava o sinal pro PWM e deixava estabilizar por quase 1s antes de ativar o rele, pro sinal de saida estar igual ao de entrada.
Continuou o mesmo erro.

E agora, alguém tem alguma ideia, dica ou chute pra eu tentar fazer esse negócio funcionar?

abraco
ktulu
Nibble

Mensagempor Doglao » 05 Nov 2007 17:04

Hola!
No tipo de estrategia que voce esta fazendo acho que nao vai dar certo, oque acontece eh que voce esta enganando o sensor de posicao de borboleta e vai dar erro no sistema que acende a luz no painel. o sensor de posicao de borboleta nao vai indicar valores para posicionar o atuador da borboleta , o sensor eh movido pelo atuador, o sensor soh vai dizer a centralina em qual posicao a borboleta esta, como a centralina faz os calculos com os demais sensores ela vai perceber que os valores esperados em uma determinada condicao esta falho, no caso, o sensor de posicao de borboleta, voce teria que fazer este controle diretamente no atuador lendo a velocidade e enviando sinais ao atuador para ir controlando a aceleracao. O pedal do acelerador eh que esta dizendo a posicao que a borboleta deve estar desmonte ele e voce vai ver que se trata de um outro circuito eletronico como um potenciometro e este potenciometro nao esta ligado direto no atuador e sim na centralina em uma entrada analogica e ele transforma este sinal no correto para o atuador , se voce procurar pelo sistema eletrico deste seu carro voce vai achar toda a literatura gratis na net, pois a maioria dos fabricante desponem para eletricistas que o necessitam, ou podera ir na revendedora do carro e pedir diretamente aos eletricistas.
abcs
null
Doglao
Byte

Mensagempor ktulu » 05 Nov 2007 17:16

Doglao escreveu:Hola!
No tipo de estrategia que voce esta fazendo acho que nao vai dar certo, oque acontece eh que voce esta enganando o sensor de posicao de borboleta e vai dar erro no sistema que acende a luz no painel. o sensor de posicao de borboleta nao vai indicar valores para posicionar o atuador da borboleta , o sensor eh movido pelo atuador, o sensor soh vai dizer a centralina em qual posicao a borboleta esta, como a centralina faz os calculos com os demais sensores ela vai perceber que os valores esperados em uma determinada condicao esta falho, no caso, o sensor de posicao de borboleta, voce teria que fazer este controle diretamente no atuador lendo a velocidade e enviando sinais ao atuador para ir controlando a aceleracao. O pedal do acelerador eh que esta dizendo a posicao que a borboleta deve estar desmonte ele e voce vai ver que se trata de um outro circuito eletronico como um potenciometro e este potenciometro nao esta ligado direto no atuador e sim na centralina em uma entrada analogica e ele transforma este sinal no correto para o atuador , se voce procurar pelo sistema eletrico deste seu carro voce vai achar toda a literatura gratis na net, pois a maioria dos fabricante desponem para eletricistas que o necessitam, ou podera ir na revendedora do carro e pedir diretamente aos eletricistas.
abcs

Veja bem, meu carro tem acelerador eletrônico. A borboleta é controlada por um motor elétrico, a partir da injeção eletrônica. Não há cabo de acelerador indo pra borboleta. Muito menos contato elétrico direto entre o sensor de posição do acelerador do pedal com a borboleta ou o TPS junto a borboleta.

O sensor no qual estou atuando é o ligado ao pedal do acelerador, e não no TPS integrado à borboleta.

Minha intenção é fazer com que a central de injeção eletrônica ache que eu estou precionando o pedal do acelerador.
ktulu
Nibble

Mensagempor Doglao » 05 Nov 2007 17:27

ok !
eu ja vi que se trata de um acelerador eletronico, entao postei como atuador ja prevendo que se trata do tar motorzinho, e tambem sujeri que desmontasse o pedal para ver que tambem era outro componente eletronico como um potenciometro mas eu entendi errado entao, voce esta no ponto certo, imaginava que estava no tps, entao realmente neste intervalo que voce esta acionando o rele pode estar o pepino, vai ficar alguns microsegundo sem sinal e a centralina vai achar que houve falha.
abcs
null
Doglao
Byte

Mensagempor vibrex » 05 Nov 2007 19:43

É exatamente isso! Voce não pode de jeito nenhum interromper o sinal que vai para o modulo de injeção.
Minha sugestão seria colocar uma sinal em paralelo com o original, baixando ou aumentando-o de acordo com a sua necessidade, pois nesse caso o sinal não sumiria de repente como esta acontecendo.
Se você retirar a tomada de qualquer sensor, mesmo que por uma fração de segundo, o modulo avalia esta situação e entra em modo de plausiabilidade(recovery mode) setando valores internamente e desconsiderando os externos que estão variando fora do permitido.
Geralmente o modulo só avalia se os sensores estão abertos ou em curto, pois tem muito a fazer e a calcular para ficar avaliando se um dado sensor está "um pouquinho fora".

Carlos.
vibrex
Nibble

Mensagempor Doglao » 05 Nov 2007 20:04

apezar de voce estar usando um capacitor para manter o valor do sinal na saida reveja se ele esta descargando muito rapido, poste o valor deste capacitor para calcular seu valor de descarga, e tambem uma outra coisa voce esta usando pwm ok para fazer a variacao de tencoes para a central sera que no intervalo baixo do pwm nao esta sendo mal interpretado pela centralina? isto eh um chute agora.
abcs
null
Doglao
Byte

Mensagempor ktulu » 06 Nov 2007 00:07

Vibrex, como assim colocar o sinal em paralelo?

Doglao, fiz teste com capacitor de 1uF. 25v. Mas como não sei a impedância de entrada da injeção e o tempo de chaveamento do rele fica difícil calcular. E também deixar o sistema lento não é muito desejável, pois vai atrasar a resposta na aceleração, mesmo quando o cruise control estiver desligado.

Nessas horas que um osciloscópio faz a diferença...

Não sei se foi isso que o Vibrex sugeriu, mas é a única coisa que me veio a mente:
Deixar o rele chaveado desde o momento que ligo o carro, e enquanto não ativar o cruise control eu só mando o pic fazer a leitura do pedal e repassar o valor pra central. Assim não ocorrerá chaveamento.
Só que isso é o que eu não desejava fazer, pois perco confiabilidade no sistema. Na verdade o sistema continua tão confiável quanto antes, mas antes eu teria a opção de desativar e assim o carro ficaria livre do cruise controle, mesmo que desse pau e queimasse o pic, pois o rele chavearia e deixaria passar a info original, como se nada estivesse ali.
Vou tentar isso essa semana, aí coloco resultados aqui.

[]s
ktulu
Nibble

Mensagempor vibrex » 06 Nov 2007 18:12

Coloque um amplificador operacional no modo somador.
A partir dai vc podera controlar a tensao de saida de acordo com a sua vontade.
Mande o esquema do seu carro e do seu projeto para que eu possa te ajudar melhor.
vibrex
Nibble

Mensagempor ktulu » 07 Nov 2007 12:59

vibrex escreveu:Coloque um amplificador operacional no modo somador.
A partir dai vc podera controlar a tensao de saida de acordo com a sua vontade.
Mande o esquema do seu carro e do seu projeto para que eu possa te ajudar melhor.

Mas com o somador eu não consigo diminuir a aceleração, só aumentar, não?

Esquema do carro é complicado. PSA tranca a 7 chaves, mas do sensor pra ecu são só 4 fios, alimentação 5v, gnd e 2 sinais analogicos entre 0 e 5v, onde 1 é o dobro do outro.

Esse é o esquema onde o pic intercepta o sinal vindo do sensor:
Imagem
ktulu
Nibble

Mensagempor fabim » 07 Nov 2007 13:53

BOM SE O PROBREMA É A FARTA DE SINAL POR ALGUNS Ms ...

Soca 2 caps, de uns 100nF um pra cada saida do RELE.
ou coloque de 10 em 10nF..

Fod´s num sabe a impedância, aí ferra um valor exato, mais acho que isso deve resolver o seu problema de mudança de bypass para sinal tratado..

Abraços

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor vibrex » 07 Nov 2007 16:47

Pense na seguinte hipotese:
Voce deseja manter uma tensão maior que a tensão do pedal quando o mesmo estiver em repouso, ok? Então basta somar uma tensão a sua tensão em repouso para obter o valor desejado. Caso a tensão em repouso não seja menor que a tensão com o pedal pressionado, voce devera montar um subtrator ao inves de um somador.
Voce tambem pode interceptar a tensao do pedal com o ADC do PIC, gerar o sinal original via PWM e quando voce quiser emular o sinal do CRUISE CONTROL basta gerar o valor desejado via PWM ignorando o sinal original!
Nada de reles... eles são muito lentos!

Carlos.
vibrex
Nibble

Mensagempor ktulu » 07 Nov 2007 17:06

fabim escreveu: Soca 2 caps, de uns 100nF um pra cada saida do RELE.
ou coloque de 10 em 10nF..

Fabim, eu testei colocando de 1uF e 10uF e não resolveu...
Mais do que isso a resposta do acelerador ia ficar lento...

Vibrex, agora entendi, mas aí caio no problema de confiabilidade do sistema. Se dá pau no cruise control fico com o carro parado na rua. Eu estava tentando fazer algo em paralelo, pois poderia explodir e eu ainda conseguiria ir pra casa.
To indo viajar agora a noite e quando eu voltar semana que vem vou deixar tudo no pic, quando o cruise control estiver desativado só vou repetir na saida do pwm o que vier no adc e manter o rele sempre ativo, aí descubro se o problema é na transição mesmo.

Se for isso estou pensando em colocar um capacitor grande na saida do rele, mas chaveando ele pra não deixar a resposta lenta. Só carrego ele antes do chaveamento, e depois desacoplo.

[]s
ktulu
Nibble

Mensagempor brasilma » 07 Nov 2007 17:31

Ktulu,

Com o somador consegue sim reduzir a tensão, basta somar uma tensão negativa, porem neste caso você precisaria trabalhar com fonte simétrica e a coisa começa a complicar.

Uma idéia que posso te dar é a de usar dois trimpots digitais, para gerar os sinais, e para chavear do sistema original para o seu, uma chave analógica.

Abraços,
MArcos.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor enigmabox » 07 Nov 2007 19:40

Ktulu,

Já testou no lugar dos relês, uma chave digital fet, acho que o acionamento é mais rápido, tente usar as da linha DG221, DG441.
enigmabox

Mensagempor vibrex » 08 Nov 2007 16:23

Para solucionar um eventual problema com o seu circuito, sugiro que voce faça um plug com um jump que voce podera manualmente by-passar o seu circuitinho. É basicamente o que os variadores de avanço para carros à GNV usam para o caso de panes.
Um abraço.
vibrex
Nibble

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos