por avcasella » 20 Nov 2007 07:45
Ainda não vi os videos, estou curioso, depois eu vejo.
Os "sensores" colocados no chão, são apenas bobinas, três voltas de um fio bem grosso.
E ficam entre 5 a 10 cm da superfície, então a idéia do prego funciona se partir o fio.
Não dá choque, é uma bobina com uma frequencia alta, no outro lado (na placa) ela liga numa outra bobina, que faz parte de um circuito oscilador bem simples (feita com um transisitor apenas). Qualquer mudança no valor deste indutor (bobina no chão) causa uma variação na frequência do oscilador que é detectada por um 8051 !!!
Então a presençã do prego não afeta, já que o circuito detecta a variação e não o valor exato.
Mas se romper o fio, destroi o indutor e ele não detecta mais, sujiro um material mais largo como uma lámina de metal, pra garantir que o condutor seja partido.
Quanto ao uso de uma bobina pra gerar um pulso pra destruir o circuito eu já vi um projeto mas nunca pude comprovar seu funcionamento, se alguém fizer eu apoio.
Já acoteceu de em certos lugares as placas queimarem sem motivo aparente, mas foi por um tempo curto que isso aconteceu. Não sei se foi calsado por algum aparelho destes.
Existe proteção na placa na entrada desta bobina contra a queda de raios, então alguma tentativa de gerar um pulso não seria suficiente para estragar.
A troca da placa é um processo muito simples e custa pouco, uma placa detectora custa em torno de R$ 100,00 ( no máximo) se for uma nacional.
Um técnico da empresa vai lá de moto e troca em segundos.
O custo para trocar a bobina do chão é muito maior, tem de fazer todo o corte novamente, a instalação, todo o trabalho de colocar o pixe novamente e talves até mais uma aferição do inmetro, que não é de graça.