Celulas Peltier : Vida útil ( ? )

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Celulas Peltier : Vida útil ( ? )

Mensagempor andre_luis » 13 Fev 2008 12:59

Pessoal,

Alguem tem informações a respeito dessas células ?

Estou com uma grande dificuldade em encontrar na web informações a respeito a vida útil desses componentes, quando submetidos à sub-correntes ou sobre-correntes.

A idéia é montar um kit de controle de qualidade desses dispositivos, simulando o desgaste em um tempo menor com uma corrente maior.

Alguem tem alguma informação a respeito ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor eletroinf » 13 Fev 2008 20:49

Olha, não se ouve falar muito sobre isso, mas, pra ti ter uma idéia, têm uns bebedores de água que vêm com estas células pra refrigerar o líquido (aqueles que a bombona de 20L vai imbicada em cima). Não refrigera lá grandes coisas, mas funciona. E, fica ligado direto aquilo, com um culer assoprando no dissipador, então, a vida útil deve ser grandinha...
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor andre_luis » 14 Fev 2008 11:02

Obrigado,

Na verdade, eu estou pesquizando isso, justamente pra uma empresa fabricante de bebedouros. A minha ídeia é fazer uma simulação, fazendo passar uma sobre-corrente sobre a célula afim de fazer consumir a vída útil em um tempo menor e assim poder realizar um controle dequalidade do lote. Aquelas do lote que queimarem antes do tempo especificado.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor pseudobyte » 14 Fev 2008 17:28

essas células peltier são controladas por corrente ou por tensão?
pseudobyte
Bit

Mensagempor fabim » 14 Fev 2008 17:53

olha ja orvi falar dessas coisas..

MASS como elas são por dentro ?

fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor brasilma » 14 Fev 2008 19:22

Fabin,

Não tem muito "por dentro", é um dispositivo semicondutor, como se fosse um sanduiche bem fino, no meio se vê uma série de pentes de alumínio, como se fosse um dissipador, a alimentação é em CC baixa tensão, consome bastante corrente, com uma polaridade gela de um lado e esquenta do outro, invertendo inverte o lado frio e quente.

A eficiência é menor que um sistema com compressor, porem possui a vantagem de ser pequeno e não possuir partes móveis.

É possivel fazer sistemas de controle de temperatura bem eficiente com ele, pois apresenta funcionamento linear.

Abraços,
MArcos.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor McGyver » 14 Fev 2008 21:22

Andre,

Essas células usam as propriedades de alguns bimetais, que quando submetido a plicação de uma tensão ( V ), tem a capacidade de gerar temperaturas, de um lado da placa bimetalica obtem se calor e ou outro lado obtem se o frio.
O cooler que usam nela é para retirar o calor que gera no lado quente, aumentando por consequencia a eficiencia da célula.
Eu andei pesquisando sobre isso para montar um ar condicionado para uso em carros, não é viavel nesse caso, pois consome uma corrente muito alta, para caminhões já existem no mercado.
Como é uma junção de dois metais a resistencia da junção é muito baixa, se não me engano a queda de tensão na junção é de 1,2 V e a corrente vai depender da área quadrada da superfície da célula.
Para você ligar em 12V por exemplo, teriam que ser 10 células ligadas em série.
Eu comprei um resfriador de refrigerante no Mercado Livre que pode ser ligado no acendedor de cigarros do carro, é para 30 W de potencia e consume 2,5 A de corrente, ele resfria 12° abaixo da temperatura ambiente.
Dá uma olhada nos links abaixo:
http://www.senoidal.com.br/
http://www.efeitopeltier.com.br

Até mais !!!
McGyver
Bit

Mensagempor veioloko » 20 Fev 2008 11:04

Ja tive a oportunidade de fazer varios testes com esse peltier!

Vou falar bem resumidamente o que achei sobre eles.

Consomem muita corrente e tem baixa eficiência.
Você vai conseguir chegar a temperaturas baixas sim, porem vai ter que colocar um dissipador enorme. E isso somente para areas pequenas de resfriamento. Para uma latinha de refrigerante por exemplo seria bom. Mas imagine para algo do tamanho de uma geladeira....
São também extremamente caros.... Têm um pessoal usando no computador para abaixar a temperatura do processador.

Bom fui bem breve no comentário...
veioloko
Byte

Mensagempor andre_luis » 20 Fev 2008 11:25

Pessoal,

Agradeço as respostas.

Bom, na verdade, eu sei exatamente qual é o mecanismo de funcionamento desses dispositivos, e não era essa a minha dúvida. O que eu estava precisando era de informações a respeito da durabilidade desses componentes.

Minha idéia inicial seria fazer um teste destrutivo - como mencionei - por amostragem, mas pesquisando na web, acabei descobrindo um outro método não-destrutivo, baseado na imagem do gradiente térmico da superfície do dispositivo.

+++
andre_luis
Dword

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos