conversão de carros de gasolina em alcool

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor phophollety » 21 Fev 2008 00:06

Alguém tem uma boa literatura disso!?

Não é chegar e ir socando alcool assim na maior, rolam as equações de oxidação, otimização, como usar e como funciona cada sensor e enfim.. todos aqueles detalheszinhos, alguém tem isso!?
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor fabim » 21 Fev 2008 00:24

seguinte.
o cabo do bico tem 2 polos.
12V e retorno para centralina.

resistência máxima que pode ser colocada de forma que a central não de alarme de bico queimado é de 30R.

Ou seja é borda de descida.!!

O micro controlador faz da seguinte forma.

Borda caiu , pino X que chaveia o bico de verdade vai a 1.
Começa a contar o tempo deu 4mS, ele mantem o pino a 1.
4mS * 30% menos tempo ganto para o calculo..

Suponha.

4mS / calculo 800uS / 1.2mS daria exatos = 6mS.. isso tá errado avanço será maior por causa da mistura rica etc etc.

Intão calculo fica.

4mS + ( 1.2mS - 800uS)..<XXXXX errado
4ms + 800uS do calculo + (1200 = 30% de 4mS) - 800
4mS + 1.2mS
5.2mS.

Facim, um IRF540 da conta tranquilo.

Como os bicos não abrem simultâneos pode usar interrupção do portb 4 a 7 para detectar a borda de descida e outros pinos referenciados ao seu par!!

Bom eu te aconselho a usar um PIC18F ou mais rapidinho pra isso.

Carrim monoponto é papada pra fazer isso.
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor brasilma » 21 Fev 2008 08:29

Phofo,

Quem faz tudo isso é a Centralina, vc só tem de aumentar o tempo do acionamento do bico em 30% - recebe o sinal com determinado tempo e acina por este tempo + 30%.

É isso o que a maioria dos kits conversores do mercado fazem.

Se for um EFI (apenas um bico injetor) e tiver um outro modelo de bico para substituir com vazão maior, nem precisa do kit, basta trocá-lo.

Abraços,
MArcos.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor andre_luis » 21 Fev 2008 08:56

Até agora, tudo bem, mas onde entra a taxa de compressão ?
A gasolina tem uma taxa menor, e teria de trocar também o pistão, correto ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor fabim » 21 Fev 2008 08:59

não.
Por a queima do alcool é menos rapido do que da gasolina, desta forma teria que diminuir o avanço do tumovi.
Os mecânicos e engenheiro com calculos que nem faço idéia de como funfa chegaram na conclusão que se injetar 30% mais alcool a compressão final daria na mesma que o da gasolina no ponto de 7%.

fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor RobL » 21 Fev 2008 09:16

Atualmente a taxa de compressão está descartada pois nossa gasolina tem muito álcool. Nossos autos não andam bem com gasolina pura (padrão automotivo). Os carros flex manobram o ponto de ignição para poder ter uma taxa de compressão intermediária entre álcool e gasolina.
Se for para desempenho de fato, não dá para fazer, modificando uma só variável.
A principal variável, entre mudança de combustíveis, é o ponto de ignição (a curva deste em função da rpm), peso da mistura como f(T), carburação (relação oxigênio/combustível) e claro a taxa de compressão.
O programa só poderia ser feito levantando-se a curva de torque e potência (mecânica) com um torquímetro. Isto sem falar nos tipos de sensores.
Já colocaram em post anteriores mas o tanque de combustível, deve ser mudado (atualmente plástico), descarga, corpo do injetor/coletor admissão/descarga, deve ter banho eletroquímico próprio.
Há uma série de outros fatores. Só vale a pena se for para brincar com um carro velho que terá um péssimo desempenho.
RobL
Dword

Mensagempor brasilma » 21 Fev 2008 10:28

Colegas,

Apenas para não fugirmos muito do tema, o titulo do tópico é conversão de carro a gasolina para alcool, e já tem gente querendo alterar a taxa de compressão do motor.

Claro que até isso é possivel, porem "minha sugestão" é ir pela ordem, nos atendo primeiramente as soluções mais simples - que são justamente as comerciais.

Caso contrário o tópico se desvirtua, e não chega a lugar algum, existem outros tópicos já discutidos sobre injeção eletrônica.

Tenho certeza de que se o colega que iniciou o tópico conseguir chegar nesse ponto, já será um passo enorme, depois podemos continuar.

Vamos postar informações que o ajudem neste sentido por enquanto.

Abraços,
MArcos.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor fabim » 24 Fev 2008 16:38

pessoal.
antonti eu estava trocando uma ideóta com um amigo meu que tem uma auto elétrica sobre essa bagaça de conversão blablabla.

Ele fez algumas colocações.

1° de 2001 pra cá a maioria dos carros, por causa do aumento de proporção de alcool na gasosa o sistema de.:
Aneis, Camisa, Pistão.
- Ja tem um tipo de tratamento mais robusto contra a corrosão pelo alcool.

._ Bom sabendo disso sei que os tumovis de 2001 pra cá, apesar que os carros de 90 pra cá ja é outro sistema de camisa,aneis,pistão mais robustos também.

Bom. vamos logo no assunto, ta acabando a tinta do teclado.
1° - A centralina tem um mapeamento que segue 3 regras.
1- Angulo de aceleração, 2- RPM do motor.
Com estes fatores ele tem noção de velocidade, da inclinação do terreno da força desenvolvida etc.

Agóra o mais importante de tudo. sonda lambida.rs

Ele disse o seguinte, a centralina seguindo suas regras do programa vai saber se o combustivel injetado esta de acordo simplesmente pela sonda.

Não adianta voce abrir 30% os bicos, a centralina vai corrigir o tempo de injeção pois a sonda lambda esta mostrando que a mistura esta muito rica.
Mais então porque estes conversores de tempo de injeção funcionam? perguntei!!

Ele disse.: não é que funcionem, até funcionam pois. EX:
Gasolina. proporção de 15/85 sonda lambra mostra 460mV
ALCOOL. Proporçãode 15/85 sonda lambda mostra 390...420mV(por causa de agua e outros).
Sendo assim ele vai deixar aumentar o tempo de injeção mais que fique no máximo os 460mV que ela sabe que esta dentro.

Bom ai eu perguntei o seguinte..::::
Sergim, se eu pegar a tensão de saida da sonda, diminuir em 30% a tensão de saida e jogar na centralina.
RESP>: funciona, assim funciona. Desde que voce observe de alguma forma a tensão real de saida da sonda e fique esperto pra não enriquecer de mais, coisa de 650mV pra cima.

.. BOM.
Quem quer ser rato de laboratório aí ? Num tenho tumovi.

Eu pego as informações com o segim bolo o circuito faço o algoritmo e algum Pink ou Cérebro coloca pra testar.

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Esta ficando legal

Mensagempor tecman » 25 Fev 2008 09:35

ummm bem podemos pensar em 4 chaveadores IRF da vida controlando os bicos injetores e o software podemos fazer em pascal ou quem sabe em assembly sem esquecer que acho que da para confiar num pic alguem ja com ideias para o software ??? tenho materia sobre inejção eletronica se alguem quiser !!
tecman
Byte

o que Acha !!

Mensagempor tecman » 25 Fev 2008 09:36

fabim estou disposto a testar tenho aqui um carro que desmontei so para teste !! só que estou mais para o pink rsrsrs
tecman
Byte

Mensagempor fabim » 25 Fev 2008 09:58

cacilda. desmontou um tumovi pra teste.rsrsrs

deve ser um fiat 147 ano 76.. 450R$
Sei não c vai ter como mexer na centralina ou nos bicos dele.rsrs

Bom.

questão. monoponto ou multiponto ?

Estava pensando no seguinte.

Caso seja multiponto.
Usar um 18F.
Pegar as interrupções do PORTB,4...7 um pra cada bico.

Ou pra ficar mais facim.
Usar 12F629 com clock a 20mhz, um pra cada bico..!

Interrupção GP2/seta IRF540/, conta quanto tempo esteve a 0 e mantem a saida acionada, calcula 30% do tempo - tempo gasto para os calculos fim desativa IRF540.

Podemos tambem usar um 12F675 com um potênciometro, 0V esta para bypass como 5V esta para 30% de adição do tempo de injeção, desta forma podemos dar uma olhada na saida do sensor lambda pra ver como esta a mistura e acertar via potênciometro que acha ?

ou com um 12F675 e um MCP4921 podemos fazer a bagaça da sonda lambda que acha ?

Que acha ?
Mano, ve só.
fabim
Dword

carro rsrsr

Mensagempor tecman » 25 Fev 2008 10:18

te digo qual carro é fiat uno !!
tecman
Byte

Mensagempor fabim » 25 Fev 2008 10:20

á tudo bem.. mais é mono ponto ou multiponto? Uno dependendo do ano é monoponto.

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor tecman » 25 Fev 2008 10:34

este e multiponto alias excelente ideia essa de monitorar o sensor lambda e poder corrigir a mistura com esse ajuste do potenciometro parabens pela ideia !! como diria o patolino acho que podemos começar ..rsrsrs
tecman
Byte

lambda

Mensagempor tecman » 25 Fev 2008 10:50

essa ideia do conversor tbem é bala em !!
tecman
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para Circuitos Diversos