fabricante de termopar

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

fabricante de termopar

Mensagempor RobL » 17 Mar 2008 11:05

Já tentei consultar alguns que anunciam termopar e somente tem cabos de extensão.

Preciso somente dos fios soldados tipo K, sem mais nada.

Quem de fato fabrica, ou seja, solda as pontas e faz termopares no Brasil ?
RobL
Dword

Mensagempor LeandroPIC » 17 Mar 2008 12:49

Alutal, trabalha com termopares ve se vc consegue alguma coisa com eles.
LeandroPIC
Byte

Mensagempor RobL » 17 Mar 2008 18:46

Estou tentando com a Alutal e a Exata.

Grato pela informação.
RobL
Dword

Mensagempor phophollety » 17 Mar 2008 20:47

Como é feita a venda, por metro de fio de termopar?
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor MOR_AL » 17 Mar 2008 23:04

Olá RobL

Você está querendo soldar as pontas de dois fios termopares? É isso?

Caso afirmativo, eu sei como fazer.

Na empresa em que eu trabalhei tinha um amigo que fazia isso fácil fácil.

É o seguinte:

1 - Um copo plástico simples, destes de 100 por R$1,99.
2 - Um pouco de mercúrio (Hg) colocado no copo. Aproximadamente 0,5 a 1 cm de mercúrio.
3 - Um pouco de óleo isolante colocado no copo, sobre o mercúrio. Bastam alguns centímetros de camada, aprox. 3 a 4 cm.
4 - Uma fonte de energia elétrica. Os 127Vca da rede.
5 - Um limitador de corrente. Lâmpada de 127V/100 a 250W. Vai depender do diâmetro dos fios termopares.
6 - Tomada com fio paralelo, para a capacidade da corrente da lâmpada.

Procedimento:

1 - Desencape 0,5 a 1cm dos dois fios que formarão o termopar.
2 - Torça 0,5cm dos dois fios termopares, a partir da ponta desencapada. Cerca de 2 voltas em meio centímetro.
3 - Una, eletricamente, as outras duas extremidades do termopar.
4 - Coloque um dos fios da tomada em série com o bocal da lâmpada incandescente. O outro terminal da lâmpada vai ser eletricamente ligado ao mercúrio do copo. Isole esta conexão com fita isolante (Fio que veio da lâmpada com os fios do termopar).
5 - O outro fio da rede vai ligado às pontas unidas do termopar que não serão soldadas. Isole com fita isolante.
6 - As pontas do termopar que serão soldadas serão introduzidas no mercúrio, através do óleo, por uma fração de segundo. Basta submergir as pontas do termopar e retirá-las, num movimento de vai-vem.

É realmente fácil soldar as pontas, mas precisa treinar um pouco.

Observações/precauções:

1 - Apesar desta soldagem não produzir quase gases, o mercúrio é venenoso assim como os gases que ele libera nesta operação.
Use um ventilador para soprar para longe estes gases. O ventilador também reduz a concentração dos gases.
2 - A finalidade do óleo é de evitar que algum respingo de mercúrio quente vôe para os seus olhos ou pele, além de impedir que o oxigênio do ar contamine a solda. O óleo bloqueia fisicamente os respingos e reduz a temperatura deles.

USE ÓCULOS DE PROTEÇÃO, LUVAS E PROTEJA OS BRAÇOS COM ROUPA.

Eu nunca ví uma operação destas fazer saltar nada para fora do copo, mas é bom ser prevenido.

Se sua dúvida era esta, então acho que esta receita vai te ajudar.

Boa sorte e trabalhe com segurança.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor RobL » 18 Mar 2008 08:47

Mor_Al, excelente !!!
Não era essa minha intenção mas passa a ser diante da receita.

Tenho umas dúvidas:
1- O mercúrio tem afinidade química para quais ligas, por exemplo, K (cromel/alumel), J ou outros ainda?

2- Quanto a qualidade, naturalmente vai depender do processo, limpeza, ajuste da corrente, tempo, etc. Penso ter lido algo sobre soldar com prata.
Mas esse seu processo é muito bom (simples) e tenho mercúrio aqui.

Acrescendo a resposta para a dúvida do colega acima, o termopar pronto é produzido a partir de fios, vendido em rolos de 100m. Não confundir com os fios para extensão, que não tem a mesma qualidade dos fios para o termopar.
RobL
Dword

Mensagempor MTC » 19 Mar 2008 14:18

to necessitando de uns metros de fio de platina com baixo diametro, me falaram que um determinado tipo de temopar tem um dos fios constituido por uma liga com 90% Pt, alguem sabe qual tipo e onde posso encontrar para comprar? de preferencia um fabricante para poder comprar apenas o fio de Pt.

Me indicaram a Degussa como fornecedor mas ta dificil encontrar o depto correto para tentar a compra.

[ ]s.
MTC
Byte

Mensagempor RobL » 19 Mar 2008 16:58

Estou procurando fios para termopar e mesmo termopar. Já obtive respostas da Consistec (termopar) e da Alutal(termopar).
Para comprar somente um pedaço de fio tente ver se aluguns desses lhe fornece:
Alutal
Consistec
IOPE
Exacta (Este deve ter)
RobL
Dword

Mensagempor brunomarcio » 20 Mar 2008 16:09

Editado pela última vez por brunomarcio em 26 Mar 2008 16:19, em um total de 1 vez.
"Se você pensar que é capaz, ou que não é capaz, de qualquer modo estará sempre certo"
brunomarcio
Bit

Mensagempor MOR_AL » 20 Mar 2008 21:36

Olá RobL.
Respondendo as suas perguntas:

1 - O mercúrio tem afinidade química para quais ligas, por exemplo, K (cromel/alumel), J ou outros ainda?
R: Não sei. Em princípio o mercúrio é usado como um líquido condutor.

2- Quanto a qualidade, naturalmente vai depender do processo, limpeza, ajuste da corrente, tempo, etc. Penso ter lido algo sobre soldar com prata.
R: Que "quantidade" você se refere? Não era feita "limpeza" após a soldagem. Parece que não era necessária. A soldagem é extremamente simples. Eu mesmo soldei uma vez. Siga a "receita de bolo" apresentada.
Hummm. Não sei não. Soldar com prata introduz prata na liga e a ponta deixa de ser a desejada. Conclusão. Não apresenta a função correta de tensão x temperatura.
Se você já possui o mercúrio e os fios do termopar, tente fazer uma ponta.
[]s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor RobL » 22 Mar 2008 16:58

Valeu mesmo as informações de todos. Muito grato.
Se mais alguém quizer acrescer algo será de grande interesse e espero que para os demais foristas também.
Qualquer êxito posto aqui.
[]
RobL
Dword

Mensagempor fabim » 22 Mar 2008 17:21

OUU..
FIO DE TERMOPAR?

6 tão falando do fio condutor ou do fio que se faz o termopar propriamente dito ??

:roll:
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor RobL » 24 Mar 2008 11:23

Fio que é utilizado para fabricação do termopar, não o fio para extensão.
RobL
Dword

Mensagempor RobL » 26 Mar 2008 08:12

Observei em um termopar tipo K, que o par de fios não estão trançados. A solda foi feita de forma quase esférica, na ponta. Não dá para perceber se os fios estão encostados um no outro.
Mesmo que haja solda entre o par de fios, isso não altera a característica das duas ligas, cromel-alumel, pois os pares de ligas formado pelo cromel - "solda prata" e alumel - "solda prata", geram tensões exatamente opostas mantendo a característica da tensão cromel-alumel.
Nota: Como a corrente é contínua na junção de 2 ligas quimicamente diferentes, não poderia ter nenhum eletrólito como impureza, pois aí iria formar óxidos diferentes entre cada fio.

Os preços até agora levantados, variam de R$10,00 a R$30,00 + IPI para um simples pedaço de par soldado com 250mm (25cm)para lote com 100 peças, sem isolador ou outros. Isto inviabiliza um produto de massa para linha branca, por exemplo, forno até 300*C. O KTY84 tem seu limite em 300*C e só o encontrei para 1000 peças na Arrow a US$1,00 o que é preço alto. Na Digikey tem menor preço em menor quantidade.
Me parece que a solução seria encontrar venda dos fios (ligas) para soldar os pares, mas não conseguí até agora que fabrica no Brasil.
Será que vou ter que ir à China?
RobL
Dword

Mensagempor phophollety » 26 Mar 2008 18:35

Já tentou enviar um e-mail para uma dessas várias empresas de cabos especiais do Br?

KMP e outras...?

Talvez até mesmo a ICEL e Minipa...
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Próximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos