Projeto de Automação de Máquina de Lavar Caseira

Mecanica robotica e Automação Industrial (PLC)

Moderadores: 51, guest2003

Voce deseja participar do Projeto de automação de máquinas de lavar caseiras/Industriais ?

Sim
22
69%
Não
10
31%

Total de votos : 32

Projeto de Automação de Máquina de Lavar Caseira

Mensagempor Wagner de Queiroz » 15 Nov 2006 23:12

Referencias:
http://www.asm51.eng.br/phpbb/viewtopic.php?t=545
http://www.asm51.eng.br/forum/topic.asp?TOPIC_ID=14514

Pessoal. Resolvi sortar o projeto. Vamos continuar o papo do Projeto da maquina de lavar roupa caseira.

A turma que tem interesse, se apresente, informando especialidades que possam ser aproveitadas no projeto. Vamos discutir o escopo do projeto, o que será desenvolvido, como será, etc, etc e tal.

Vamos ver se criamos no minimo uma apostila sobre o assunto. E no maximo um portal especifico desse assunto.

É claro que eu ja votei na enquete
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor Nightcrawler » 16 Nov 2006 00:05

Somos 2. Pode contar comigo. Wagner, não acha melhor mover o tópico para o forum "Circuitos diversos" ??
Diego
Nightcrawler
Byte

Sinceramente eu nao sei, pois...

Mensagempor Wagner de Queiroz » 16 Nov 2006 07:13

Como isso é um projeto bem amplo, talvez desenvolva outros topicos especificos. Se esse projeto vingar, talvez necessite no futuro de um forum especifico.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor dreher » 16 Nov 2006 15:30

Olha, se eu puder ajudar, pode contar. Trabalho com circuitos microcontrolados, e tenho conhecimento tanto do desenvolvimento do software quanto do hardware. Só na parte de mecanica é que falha um pouco.
dreher
Byte

Mensagempor andre_luis » 16 Nov 2006 15:56

Já fiz uma igual á da Brastemp.
Se quizerem alguma ajuda, fiquem a vontade de perguntar...

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Antes que eu me esqueca. Deixe me apresentar

Mensagempor Wagner de Queiroz » 16 Nov 2006 19:31

Sou técnico eletronico e minha especialidade aproveitavel no momento é interfaceamento com circuitos via pc (Usando Delphi/Lazarus"Em Breve")

Estou comecando a programar 8051 em asm e aprendendo C. Conheco um pouco de freescale hc08. Talvez estes dois ultimos conhecimentos possam ser uteis neste projeto.

A parte de documentação/ilustração que seja necessario tb é minha área.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Re: Antes que eu me esqueca. Deixe me apresentar

Mensagempor R.B.Sanchez » 16 Nov 2006 22:51

Desenvolvo automações em geral, inclusive para máquinas de lavar industriais. Utilizo microcontroladores das família MCS-51 e da Freescale.
Se eu puder ajudar, estou a disposição.

Atenciosamente,
Renato.
R.B.Sanchez
Byte

Mensagempor proex » 17 Nov 2006 10:19

Uma perguntinha básica, o que vcs vão fazer depois que o projeto estiver pronto?
proex
Dword

Mensagempor Nightcrawler » 17 Nov 2006 10:43

O meu, vou colocar na minha maquina.....hehehehehe
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor brasilma » 17 Nov 2006 10:48

Deixa eu tentar adivinhar: Hum, tavez uma maquina de lavar microcontrolada?!! Será que acertei?
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor zero » 18 Nov 2006 10:58

Acho que temos que intender dos programas de lavagem ( basicos ) e começar a eliminar as partes eletromecanicas ?
tenho uma brastemp daquelas antigas , esses dias troquei uma correia dentada **** sacrificio galera ?
Minha maquina tem aquele botao que vai rodando ( nao sei nome) eletromecanico .... e vai fechando os contados se ajudar posso tirar umas fotos ...
zero
Nibble

Mensagempor zero » 18 Nov 2006 14:34

WAGNER , tenho interesse em aprender delphi ou qualquer linguagem para faze interface com pc/ pic .... vc tem algum material para me passar ???
Eu tava aprendendo pascal na faculdade ( faço matematica ) mas é muito arcaico .... tem um material facil de aprender e ja bem direcionado para portas paralelas, serial , paralela e usb ....
Abraço
Roberto
Técnico Eletrônico - PEM
zero
Nibble

Mensagempor eletroinf » 18 Nov 2006 15:41

Também posso colaborar. A algum tempo estudei bastante, teoricamente, os sensores de pressão da Freescale, acho que são uma boa opção, embora não muito barata. Mas se cada um for montar uma unidade ou mais, vale a pena comprar um "pacote" de sensores de algum distribuidor, certamente o custo cai. Outra opção é fazer um circuito com opção de usar termostato ou sensor de pressão, aí cada um monta conforme a preferência/necessidade.

/*
OBS: Usuário 'zero', será que poderia diminuir essa tua foto aí ? Ta esculhambando os posts...
*/

Ricardo
eletroinf
Word

Mensagempor Wagner de Queiroz » 18 Nov 2006 21:20

zero escreveu:WAGNER , tenho interesse em aprender delphi ou qualquer linguagem para faze interface com pc/ pic .... vc tem algum material para me passar ???

/* Deve ser pq o Zero trabalha na Infraero, deve ter a cuca nas núvens ...*/
Falando sério agora.

Zero, Vc precisa aprender Delphi, conhecer como fazer uma aplicacao simples. O fato de voce aprender pascal é otimo, pois o Delphi usa Object Pascal. Em meus projetos passo 82% em média trocando propriedade/chamando procedimento de componentes.

Comunicacao serial em Delphi da uma dor de cabeça terrivel, pois a porcaria do windows vive enchendo nosso saco.

Basicamente voce instala um componente de comunicacao serial no delphi.

TComport no sourceforge é o que eu uso, entretanto estou tentado a usar o synaser do http://synapse.ararat.cz/files/synaser.zip

quanto a parte de comunicacao, voce vai ter que criar um protocolo de comunicacao para sua aplicacao.
Não sei o que voce quer conversar com seu pic. se precisar de ajuda com o protocolo, me procure no msn.
Se precisar de ajuda no Delphi, primeiro aprenda com qualquer livro de delphi. quando se sentir mais intimo de ficar trocando cores de botao, mandar fechar formulario, dai me procure.

Delphi é bastante facil. Esqueca aqueles livros bobos de 5000 paginas que falam de heranca, e coisas bizarras de poliformismo. que vao só dar nós na sua cuca. comece com coisas basicas do tipo, colocar texto no memo, desenhar no timage e coisinhas triviais. Nao esquenta nao. Como diz o "Alkmem". Um passo de cada vez. Passo a passo. Vc vera que sera facil. Nao tem misterio nao.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor brasilma » 20 Nov 2006 08:00

Acho que o projeto agora vai decolar (literalmente)
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Próximo

Voltar para Mecatronica a Automação