Que bootloader recomendam para um ATmega32 ???

Software e Hardware para ATMEL

Moderadores: 51, guest2003, brasilma

Que bootloader recomendam para um ATmega32 ???

Mensagempor Fandango » 13 Jun 2008 23:44

Olá pessoal,

Qual bootloader vocês me recomendariam para colocar num ATmega32? :?
Evidentemente a idéia é a economia de memória e, preferencialmente, um tempo de boot reduzido.

É que estive olhando algumas implementações por aí, com auto-detecção de taxa de comunicação e o escambau, uns até com 500 e poucos bytes, mas ainda não me convenci. Acho que estou buscando algo simples e direto, sem frescura (quick & dirty) :twisted: .

Alguma sugestão?

Abraços!
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte

Mensagempor tcpipchip » 14 Jun 2008 07:47

Implementa um com XMODEM
TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Mensagempor RobL » 16 Jun 2008 13:53

Nas ANs da Atmel tem uns bem "basicão". Por exemplo parta de um para ATmega 48, 88 ou ATmega8 e faça suas implementações, pois estes chips não possuem muito kword mesmo, o exemplo tem que ser pequeno.
RobL
Dword

Mensagempor vohr56 » 16 Jun 2008 14:58

Desculpem a minha ignorância, é que sou novo no mundo dos microcontroladores!

O que seria um bootloader? Qual sua finalidade?

Obrigado!

Abraços!
vohr56
Bit

Mensagempor RobL » 16 Jun 2008 18:41

Uma forma de programar sem necessidade do uso de hardware (programador específico).
Liga em um terminal qualquer, em um PC, por exemplo e reprograme todo seu microcontrolador.
Uma das finalidades, se não a mais utilizada, é atualização do software no local onde está instalado feita pelo usuário, já que o bootloader permite que tenha nele um programa de decriptografia, ou até pela internet, etc.
Como é auto programável, tem-se meios de avaliando certa variável mudar o programa de acordo com a nova situação, dentre outras possibilidades.
Agora que um clique no google é coisa fácil, isto é.
RobL
Dword

Mensagempor guest2003 » 16 Jun 2008 18:56

vohr56,
Vale lembrar que a parte que "autoprograma" o microcontrolador, tem que ser gravado antes no processador pelos metodos convencionais, esta parte seria o Boot, ai normalmente pela serial ele recebe os dados e grava no restante do processador, dados estes que podem ou nao estar criptografados.

Fandango,
Bootload sem pelo menos dar umas conferidas no que esta sendo gravado é meio que brincar com a sorte hein ! heeheh
Nao precisa de detecção de velocidade e mais um monte de frescuras... mas um BOM sistema de controle de erros de transferencia seria interessante, sei la pelo menos um CRC32 e por ai vai...

[]'s
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor Fandango » 17 Jun 2008 00:08

Verdade Guest, pelo menos um CRC acho que seria bom.

Só por curiosidade, vocês implementaram os prórpios bootloaders ou usaram algo disponível por aí? Na realidade queria saber se vocês tiveram essa mesma impressão que eu tive, de muita "Ferrari" para pouca rua. Será que só as rotinas básicas não estaria de bom tamanho?
Fandango
Byte

Mensagempor Fandango » 17 Ago 2008 18:33

So como feedback...

Acabei usando um chamado FBOOT, que encontrei no AVR Freaks (é bem pequeno e funcional). Gostei.
Fandango
Byte

Voltar para AVR