LM2576 aguenta os 3A alegados?

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Mensagempor Viktor » 17 Ago 2008 07:06

Então é melhor desistir de todos, porque em fonte chaveada cuidado pouco é bobagem
Viktor
Byte

Mensagempor MOR_AL » 17 Ago 2008 09:15

Repensar sim. Desistir jamais :lol: .

Foto do indutor...

Imagem

e foto das curvas "Corrente através do indutor" e "Tensão (Vcc - Vindutor)". Reparar que com 3,3 ampères o indutor está longe da região de saturação.

Imagem

Só não encontro o bendito do chip. :evil:

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Msconfig » 18 Ago 2008 13:56

Chegaram os indutores que mandei fazer na MGSel:

Imagem

São gigantes e não cabem na placa.. Vou ter que refaze-la... :?
Msconfig
Byte

Mensagempor CCandido » 18 Ago 2008 14:37

na foto do scope, da pra ver o pico, no final da rampa...
este que é a banana....
pelo que entendi, intudtor vai ser deste tamanho ou maior mesmo
CCandido
Byte

Mensagempor MOR_AL » 18 Ago 2008 15:52

Olá CCandido. Tudo bem?

Na foto do osciloscópio a rampa da corrente está perfeita. O pico que aparece ao final é devido ao traço inferior. Tensão sobre o dreno do mosfet que faz o papel da chave.
Usei um circuito para testá-lo. Ele tem uma fonte de 12Vcc, depois o indutor e depois o dreno do mosfet, com o source à terra através de um resistor de 0,1 ohm. O traço de cima (corrente) é obtido sobre este resistor de 0,1 ohm e com uma ponteira X10 e 0,1V/Div, perfazendo 1A/Div.
O traço de baixo foi obtido com uma ponteira X10 no dreno.
O indutor, ao final da rampa, possui uma energia armazenada de 0,5 * L * Ipk^2 (um meio de L vezes I de pico ao quadrado) em watts-segundo. Com o corte do mosfet a tensão sobre o indutor é invertida, gerando o pico apresentado no osciloscópio. Esta situação é esperada. É a energia sobre o indutor querendo se liberar.
No caso da fonte com o CI esta energia será transferida para a saída V0. É o instante em que o mosfet do CI corta e o diodo inicia a sua condução.
Este circuito foi feito apenas para mostrar que o indutor AGUENTA 3,3 ampères sem saturar. Caso saturasse, haveria um acréscimo na inclinação da rampa antes dos 3,3 ampères, e posteriormente uma limitação da corrente, devido às restrições da corrente da fonte não regulada, que entra no CI.
As dimensões do indutor, considerando o ferrite e o enrolamento são de aproximadamente 30mm X30mm X30mm.
Posteriormente até haveria a possibilidade de se reduzir o número de espiras, reduzindo a espessura do gap. Procedendo-se assim, ficaria um pouco mais fácil enrolar o fio no carretel.
Como só possuia um fio de diâmetro imediatamente superior ao calculado, o espaço ficou meio que apertado.
Este indutor ficou com 104uH. Foi o número de espiras que eu pude enrolar sem uma máquina apropriada e considerando-se a minha pouca prática em enrolar bobinas. Para um indutor com 150uH deve-se aumentar um pouco o número de espiras e usar o diâmetro do fio menor, de acordo com o calculado.
Apesar de todo o meu esforço não consigo encontrar o CI para comprar. Se fosse possível importá-lo sairia por volta de U$10.00.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Msconfig » 18 Ago 2008 16:06

MOR_AL escreveu:Apesar de todo o meu esforço não consigo encontrar o CI para comprar. Se fosse possível importá-lo sairia por volta de U$10.00.
MOR_AL

Qual, o LM2576? Tem na SQUIB.
Msconfig
Byte

Mensagempor Jorge_Francisco » 18 Ago 2008 16:57

Msconfig escreveu:
MOR_AL escreveu:Apesar de todo o meu esforço não consigo encontrar o CI para comprar. Se fosse possível importá-lo sairia por volta de U$10.00.
MOR_AL

Qual, o LM2576? Tem na SQUIB.

Comprei na SQUIB também, eu cotei pelo seguinte preço:

LM2576T-ADJ . NSC . R$ 3,96 - TOTAL: R$ 178,20 EMBALAGEM: 45

Abraço.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor MOR_AL » 18 Ago 2008 18:38

Msconfig e Jorge_Francisco.
Por R$3,96 eu compraria cerca de 10 unidades.

Acessei a SQUIB e parece que o site deles está passando por uma manutenção. Fui informado pelo meu antivirus que ele bloqueou um potencial e grave ataque ao meu computador. :?:
Moro aqui no Rio e vou tentar contactá-los via email ou telefone, para saber se eles vendem pelo correio.

Quanto ao indutor, estou preparando um pequeno documento que mostra as informações sobre o teste do indutor, o código do núcleo, o fabricante, o número de espiras, o número do fio e a espessura do gap.
O documento mostra como alterar o número de espiras da bobina para pequenas alterações na indutância. Só gostaria de ter um retorno por parte de vocês para saber quantos estão interessados.
Um lembrete! Desnecessário dizer que este documento será enviado a quem o solicitar. Sem nenhuma condição, além de o ter solicitado.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor Msconfig » 19 Ago 2008 08:24

MOR_AL, sem dúvida esse documento muito me interessa!

Só um pergunta idiota: Como vc fez para medir a corrente no indutor?

Agora que tenho os indutores projetados por uma empresa séria, queria fazer o mesmo teste que vc, para a gente comparar.

Se vc quiser um ou dois LM, eu te mando na faixa.
Msconfig
Byte

Mensagempor MOR_AL » 19 Ago 2008 13:07

Olá Msconfig.

MOR_AL, sem dúvida esse documento muito me interessa!

Não há problema, assim que eu o preparar lhe envio. Adianto que não é nada mirabolante, é mais uma forma de agrupar pequenas informações.
Só um pergunta idiota: Como vc fez para medir a corrente no indutor?

Usei um circuito para testá-lo. Ele tem uma fonte de 12Vcc, depois o indutor e depois o dreno do mosfet, com o source à terra através de um resistor de 0,1 ohm. O traço de cima (corrente) é obtido sobre este resistor de 0,1 ohm e com uma ponteira X10 e 0,1V/Div, perfazendo 1A/Div.
O traço de baixo foi obtido com uma ponteira X10 no dreno.

O gate do mosfet possui um 555 na configuração astável, a taxa de repetição é de aprox 1kHz (na verdade não me lembro mais), o que importa é que o período Ton (1) do 555 é bem superior ao período Toff (0). Eu coloquei um potenciômetro para alterar o período Toff. Assim consigo alterar o período da rampa.
Um detalhe. O 555 fornece Ton > Toff. Como é interessante se aplicar no mosfet, um período de condução menor que o de corte, coloquei um inversor entre o 555 e o mosfet.
Com as formas de onda da corrente e tensão pude usar a expressão V = L * delta i / delta t. Assim, L = V * delta t / delta i.
Agora que tenho os indutores projetados por uma empresa séria, queria fazer o mesmo teste que vc, para a gente comparar.

Hummm! Não sei não! :?: Achei eles bem pequenos. A menos que o ferrite seja muito especial e a corrente não atinja 3A, eu tenho cá minhas dúvidas quanto a este indutor. Não deu para perceber a geometria deste indutor. Ele é toroidal?
Se vc quiser um ou dois LM, eu te mando na faixa.

Se você me enviasse um destes indutores eu poderia testá-lo para você. Seu custo seria, digamos, apenas três LM2576_ADJ, pois os primeiros sempre teimam em queimar, mesmo quando o ligamos fora das condições exigidas pelo datasheet... :lol: Após testá-lo eu lhe devolveria o indutor, seguido do resultado do teste.
Parece que ele é lacrado. Não se vê o fio usado para enrolá-lo. Se você decidir em enviá-lo, procure saber com o fabricante qual foi o fio (AWG) utilizado.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor Msconfig » 19 Ago 2008 13:20

Bom, eu ia te dar os LM para teu uso, não para testar os indutores para mim, mas já que vc sugeriu isso, manda teu endereço em pvt. O que ficar inteiro pode ficar como pagamento, hehe...
Msconfig
Byte

Mensagempor MOR_AL » 19 Ago 2008 14:35

Msconfig.

Eu imaginava que você fosse me dar os LM's mesmo. Por isso eu me ofereci para testar o seu indutor.
Te enviei a MP.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor Alexandro » 19 Ago 2008 16:27

Mor_al, me interessa os dados desse indutor que suporta 3A, estou tambem esperando chegar meus LM2576 pra testa-los, porem consegui um indutor de 100uH, 30 espiras de 17AWG, será q vai aguentar ? Me passa os dados pra eu ver no que vai dar.

valew
Alexandro
Byte

Mensagempor MOR_AL » 19 Ago 2008 19:04

Alexandro

Cheguei quase a estes valores, mas adianto que, a menos do seu núcleo que você não informou, é perfeitamente possível estar correto, pois uma pequena alteração no gap permite uma boa variação na indutância.

Outro detalhe. É sempre bom testar (ou medir) o valor da indutância nas condições de utilização da corrente nominal. Verificando com um B ou H pequeno, pode dar um valor maior que na condição de corrente nominal.

Bom.
Aí vai o link do arquivo com os dados do indutor.
http://rapidshare.com/files/138597033/C ... r.pdf.html
A senha (secreta) é MOR_AL
8)
Qualquer dúvida, é só peguntar.
MOR_AL
Dword

Mensagempor fabim » 19 Ago 2008 19:26

AMOR_AL.
Dizme cá.
Este grafico de corrente sobre o indutor !!

Cûme que voce fez a medição ?
TC, Shunt, Poder mental ?

Você montou em Step-down né ?

Fabim :?
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos