Olá Carlão. Tudo bem?
... é praticamente imperativo o uso ...
Também dá para fazer com núcleo EE em ferrite, com gap. Mas particularmente, para essa corrente, o toroidal em ironpowder funcionou melhor
Funcionou fácil
Até certo ponto deu para entender seu pensamento, porém você usou somente adjetivos qualitativos.
Como sabemos, em qualquer ramo da ciência, os fatos devem ser acompanhados de medições, além de se apresentar como foi realizada a medição. Isso é feito para permitir que qualquer pessoa que deseje repetir a experiência, possa encontrar os mesmos resultados. Somente assim é que poderíamos comparar as diversas opções apresentadas.
Mesmo após se obter as medições, não se costuma concluir qual é a melhor opção. Costuma-se apresentar as medições realizadas (por meio de tabelas, por exemplo) e deixar para o leitor concluir qual a solução que atende às suas necessidades. Pelo fato destas necessidades serem diferentes para cada usuário, não se deve dizer explicitamente qual é a melhor solução, sem incorrer em erro.
Como eu percebi que os colegas estavam tendo dificuldades em obter o indutor, me propus a apresentar uma solução (
faça você mesmo), que fosse viável no Brasil e até certo grau, com um custo reduzido em relação à opção de se importar.
Observe que em uma de minhas postagens anterior eu mostrei a foto do indutor e as curvas de tensão e corrente obtidas do mesmo, mostrando que esta solução atendia para correntes em pelo menos 3,3 ampères. Posteriormente mostrei também como montei e realizei a medição, para que pudesse ser reproduzida fielmente, por qualquer um que desejasse repeti-la.
Não sei qual a difuculdade, mas tempos atrás um amigo montou isso com sucatas. Funcionou fácil.
Se você pretender montar uma unidade, ou até mesmo algumas poucas, a opção de aproveitar o material de sucatas é válida, porém se for um projeto comercial, esta opção se torna tão trabalhosa, ou mais, que se importar o ferrite. Explico melhor. Vamos admitir que você conseguiu um ferrite de uma sucata e que a solução atendeu às suas espectativas. Como você precisaria de muitas unidades para o seu produto, como você faria para obter as características deste ferrite do fabricante do equipamento sucateado? Você acha que ele lhe informaria? Provavelmente nem responderia seus emails. Aí você teria nas mãos um ferrite que não saberia como identificá-lo para poder comprar. Por outro lado, esta opção é meramente de tentativa e erro. Observe a dificuldade que o pessoal está tendo para obter o indutor que funcione, mesmo tendo que mandar fazê-lo. O método da tentativa e erro deixa muito a desejar, pois você tenta montar baseado em um produto que quase sempre não tem o mesmo funcionamento que você deseja. Já o método quantitativo lhe orienta, seguramente, até a solução desejada.
Se você pudesse quantificar suas considerações, seria possível entender exatamente sua colocação e comparar as diversas opções para que pudéssemos concordar, ou não, com o que você disse.
Finalmente.
Acessei o site da Toroid do Brasil. Não consegui encontrar o link mencionado por eles com o catálogo de seus produtos. Enviei um email solicitando tal catálogo.
Os outros dois links são de empresas estrangeiras, recaindo no problema com importação de material.
Relembro que minhas diretivas são :
1 - Poder comprar os núcleos em pequenas quantidades.
2 - Poder comprar o núcleo aqui no Brasil, dando preferência a um fabricante nacional.
3 - Seguir fielmente os cálculos necessários para se chegar aos dados do indutor. Somente assim é possível ter confiança no que se faz.
Há uma segunda alternativa. Usar algum software, disponibilizado pelo fabricante, para se chegar às características do núcleo DESTE fabricante, o que contradiz a diretiva 2.
MOR_AL