LM2576 aguenta os 3A alegados?

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Mensagempor MOR_AL » 19 Ago 2008 19:46

Olá Fabim.

Dê uma olhada na quinta postagem anterior à sua. Lá eu mostro como fiz.
Mas basicamente eu fiz um circuito alimentado com 12V, o indutor, um mosfet e um resistor de baixo valor.
O indutor está conectado à fonte e ao dreno do mosfet. O source do mosfet está conectado ao resistor de 0,1 ohm. O outro lado do resistor vai à terra. O gate recebe um sinal em que Ton = 35us e Toff >> Ton.
Para que meu mosfet não queime por sobretensão, incluí um snubber. Isso reduziu a tensão de dreno quando o mosfet corta.
[]s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor fabim » 19 Ago 2008 21:08

certu.
hehe, disculpa passou despercebido.

Shunt mesmo como eu previ.
Faço +/- assim também.
Mais ói pra step down, só o diodo de realimentação ja resolve 100% do pau viu, precisa de sinuker não.

Brigatu

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 19 Ago 2008 22:43

Olá Fabim.

Você está certo. Step-Down não precisa de snubber porque não há alta impedância no nó catodo do diodo, indutor e chave. Quando o transistor corta, a corrente no indutor gera uma tensão no indutor contrária ao que existia antes do corte, fazendo com que o diodo conduza.

Eu coloquei o snubber porque meu circuito de teste não é Step-Down.
O circuito de teste simplificado é assim:
Imagem
A rampa linear, que é a corrente no indutor, é obtida com a ponteira (10X) sobre o resistor de 0,1 ohm, significando 1A/Div.
A tensão no dreno é necessária para medir a tensão no indutor.
Vindutor = 12 - VGS(on) - R1 * Iindutor
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Carlão » 20 Ago 2008 23:56

MOR_AL escreveu:Olá.

O negócio é o seguinte:

...
3 - Há uma outra possibilidade de se obter este indutor. Usando núcleo de ferrite com gap. O papel do gap é de diminuir a permeabilidade do núcleo do indutor, visto que o percurso magnético no indutor contém o gap (não magnético). Esta solução se baseia em adquirir o núcleo aqui do Brasil.
...
MOR_AL

Como só peguei a discussão agora, vale comentar: para essa fonte é praticamente imperativo o uso (comercial) de núcleos em ironpowder. Fornecedores:
www.micrometals.com (só o núcleo)
www.toroid.com.br (núcleo bobinado)
www.magmattec.com (núcleo bobinado)

Também dá para fazer com núcleo EE em ferrite, com gap. Mas particularmente, para essa corrente, o toroidal em ironpowder funcionou melhor. A permeabilidade dele é praticamente 1/20 (um vigésimo) da permeabilidade de um toroidal igual em ferrite.

Não sei qual a difuculdade, mas tempos atrás um amigo montou isso com sucatas. Funcionou fácil. Vou verificar com ele se o CI era o mesmo e tentar postar um esquema.
Carlão
Bit

Mensagempor Msconfig » 21 Ago 2008 08:22

Carlão, eu já percebí isso:

Quando reaproveito toroides de placa mãe de PC, eu consigo enrolar as toroides que desejo, e elas funcionam muito bem.

Quando uso toroides da Thornton dá muita pouca espira, e normalmente fracionada e acaba que o trem não funciona.

Eu inocentemente achava que fosse qualidade do material...
Msconfig
Byte

Mensagempor MOR_AL » 22 Ago 2008 16:21

Olá Carlão. Tudo bem?
... é praticamente imperativo o uso ...

Também dá para fazer com núcleo EE em ferrite, com gap. Mas particularmente, para essa corrente, o toroidal em ironpowder funcionou melhor
Funcionou fácil

Até certo ponto deu para entender seu pensamento, porém você usou somente adjetivos qualitativos.
Como sabemos, em qualquer ramo da ciência, os fatos devem ser acompanhados de medições, além de se apresentar como foi realizada a medição. Isso é feito para permitir que qualquer pessoa que deseje repetir a experiência, possa encontrar os mesmos resultados. Somente assim é que poderíamos comparar as diversas opções apresentadas.
Mesmo após se obter as medições, não se costuma concluir qual é a melhor opção. Costuma-se apresentar as medições realizadas (por meio de tabelas, por exemplo) e deixar para o leitor concluir qual a solução que atende às suas necessidades. Pelo fato destas necessidades serem diferentes para cada usuário, não se deve dizer explicitamente qual é a melhor solução, sem incorrer em erro.
Como eu percebi que os colegas estavam tendo dificuldades em obter o indutor, me propus a apresentar uma solução (faça você mesmo), que fosse viável no Brasil e até certo grau, com um custo reduzido em relação à opção de se importar.
Observe que em uma de minhas postagens anterior eu mostrei a foto do indutor e as curvas de tensão e corrente obtidas do mesmo, mostrando que esta solução atendia para correntes em pelo menos 3,3 ampères. Posteriormente mostrei também como montei e realizei a medição, para que pudesse ser reproduzida fielmente, por qualquer um que desejasse repeti-la.

Não sei qual a difuculdade, mas tempos atrás um amigo montou isso com sucatas. Funcionou fácil.

Se você pretender montar uma unidade, ou até mesmo algumas poucas, a opção de aproveitar o material de sucatas é válida, porém se for um projeto comercial, esta opção se torna tão trabalhosa, ou mais, que se importar o ferrite. Explico melhor. Vamos admitir que você conseguiu um ferrite de uma sucata e que a solução atendeu às suas espectativas. Como você precisaria de muitas unidades para o seu produto, como você faria para obter as características deste ferrite do fabricante do equipamento sucateado? Você acha que ele lhe informaria? Provavelmente nem responderia seus emails. Aí você teria nas mãos um ferrite que não saberia como identificá-lo para poder comprar. Por outro lado, esta opção é meramente de tentativa e erro. Observe a dificuldade que o pessoal está tendo para obter o indutor que funcione, mesmo tendo que mandar fazê-lo. O método da tentativa e erro deixa muito a desejar, pois você tenta montar baseado em um produto que quase sempre não tem o mesmo funcionamento que você deseja. Já o método quantitativo lhe orienta, seguramente, até a solução desejada.

Se você pudesse quantificar suas considerações, seria possível entender exatamente sua colocação e comparar as diversas opções para que pudéssemos concordar, ou não, com o que você disse.

Finalmente.
Acessei o site da Toroid do Brasil. Não consegui encontrar o link mencionado por eles com o catálogo de seus produtos. Enviei um email solicitando tal catálogo.
Os outros dois links são de empresas estrangeiras, recaindo no problema com importação de material.
Relembro que minhas diretivas são :
1 - Poder comprar os núcleos em pequenas quantidades.
2 - Poder comprar o núcleo aqui no Brasil, dando preferência a um fabricante nacional.
3 - Seguir fielmente os cálculos necessários para se chegar aos dados do indutor. Somente assim é possível ter confiança no que se faz.
Há uma segunda alternativa. Usar algum software, disponibilizado pelo fabricante, para se chegar às características do núcleo DESTE fabricante, o que contradiz a diretiva 2.

MOR_AL
Editado pela última vez por MOR_AL em 24 Ago 2008 07:47, em um total de 1 vez.
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 23 Ago 2008 19:19

Para quem quer usar núcleo toroidal, mesmo tendo que importar, há um software da empresa Magnetics que fornece os detalhes do indutor, tais como código do núcleo, número de espiras, número do fio, etc.
A cara do programa está mostrada no link abaixo com o exemplo do indutor desejado (coloquei o link para não ficar com uma imagem grande).
http://i100.photobucket.com/albums/m36/ ... netics.jpg
Quem desejar baixar o software acesse o link a seguir:
http://www.mag-inc.com/software/software.asp
Clique em "Download MAGNETICS Inductor Design Using Powder Cores (PCD-3.2, Sep 14 2001)"
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor Carlão » 24 Ago 2008 13:05

MOR_AL,

Entendi suas considerações.
Como acesso pouco o fórum, escrevi na pressa, e foi com adjetivos mesmo.
O que pretendia dizer é que, esse meu colega, em princípio não encontrou dificuldades na montagem. Mas, como usou "sucata", a única certeza que tínhamos é que era núcleo em ironpowder, pela baixa permeabilidade. Como funcionou, deixamos isso para trás e passamos para a próxima parte do projeto do circuito.
Bobinamos aquilo para a indutância desejada (que era baixa) e funcionou.
Para outros projetos, compramos indutores diretamente da Toroid do Brasil, bastando especificar o básico: indutância, corrente de saída e informar qual o CI usado para fazer o conversor DC-DC. Eles tem uma boa quantidade de núcleos lá., das marcas Micrometals (EUA) e Magmattec (BR).

Mesma coisa com a Magmattec, que são fabricantes desses núcleos (importam o pó da Cosmo Ferrite, da India e fazem prensagem aqui no RS). Se for pequeno, eles mesmo bobinam. Se for maior, indicam a bobinagem via Toroid.
Enfim, para qualquer dúvida ou reclamação, falar direto com as pessoas lá:
herlon@magmatec.com
paulo@toroid.com.br

De mais, também já fizemos alguma coisa em conversão DC-DC com núcleos EE com gap. E também PFC para saída de fonte chaveada (nesse caso, o EE com gap ficou melhor) Mas, como nossa quantidade ainda é experimental, não levantamos curvas e fórmulas. O que popdemos informar é a direção a seguir, que em nosso caso foi núcleos toroidais em ironpowder. Tem fornecimento nacional e fica mais fácil desenvolver com a ajuda dos fabricantes.

Abraços e obrigado pela grande colaboração que vocêr está dando nesse tópico.
Carlão
Bit

Mensagempor MOR_AL » 24 Ago 2008 14:27

Olá Carlão.

Te confesso que não tinha conhecimento destes fornecedores que você mencionou. É bom saber destas opções. Facilitam bastante na busca de soluções para esse assunto.
Valeu pela dica e obrigado por suas gentis palavras.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor geraldomelo » 05 Out 2008 06:47

peguei o bonde andando , mas ha um tempo (tempão) atrás , eu apanhei bastante com esse Lm , pelo mesmo motivo de vcs , por causa do indutor .. na epoca eu comprei os nucleos torroide , enrolei eu mesmo , e nada de funcionar .. comprei tbm indutores prontos , mas ai o tempo era escasso e eu acabei desistindo .. lembro na epoca , que o layout da placa eh importante , e também tinha que usar capacitores de baixo ESR ... ah , esse Lm 2576 adj tem na farnell por 5 pratas ..

abs

Geraldo
geraldomelo
Byte

Mensagempor jeff » 03 Ago 2009 20:41

Quais foram os resultados?Alguem aí conseguiu o indutor?Funcionou o conversor?
Jefferson
jeff
Byte

Anterior

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos