Discadora DTMF

Telecom em geral

Moderadores: andre_luis, 51

Mensagempor pbernardi » 01 Nov 2008 14:52

Fandango escreveu:Valeu Márcio! Vou trocar o capacitor e fazer uns testes para ver as implicações (supostamente melhorias :wink: ).

Aliás, consegui ajustar a impedância da linha para uma queda de tensão compatível com a dos aparelhos de telefone que tenho aqui, pelo que imagino que agora deva funcionar sem problemas nas linhas convencionais também :D . Para chegar numa impedância próxima de 310R, que me dá uma queda para algo em torno dos 8V (bem melhor do que aqueles 3,6V de antes), troquei o resistor que fica em paralelo com o capacitor de 470nF por um de 1K5, e também o resistor de 220R por um de 390R. Ficou supimpa :D . Não falha nenhuma vez na linha da NET, e imagino que deva também funcionar nas linhas convencionais :roll: .

Na segunda-feira vou testar o circuito na linha pública do meu colega e aí conto para vocês.

Só para constar, as tensões off-hook dos aparelhos que tenho aqui são as seguintes:
- KEO: 7,3V
- Siemens (Euroset 805): 6,0V

Bem, Fandango, muito cuidado com estes testes. Não é porque vc testou na net e na "pública do seu amigo" que quer dizer que isso vai funcionar em todo lugar. Da daída da pública até a casa dos clientes, há extensões variáveis de cabo, o cliente pode estar tando do lado do armário, como pode estar a alguns quilômetros deste. Isso significa que a impedância de linah pode varia de quase 0 a até alguns Kohms. Testar em uma situação não significa que vá funcioanr em todas.

E acho que o nosso colega Marcelo Samsioniuk, tentou dizer, e não sei se foi bem entendido, é que a porta da NET, por ser uma FXS não passou por uma homologação tão rígida. Então, eu não me surpreenderia se a FXS da NET estivesse errada nessas sua medição, e não o seu circuito. Como já foi dito, parece já haver produtos que usam essa sua configuração.

O que eu recomendaria mesmo é olhar as normas da anatel, se certificar dos requisitos e então fazer algo que cumpa tais reuqisitos, não fazer algo na tentativa-e-erro.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor msamsoniuk » 01 Nov 2008 14:52

bom, nao apenas questoes morais pq eh crime federal sujeito a peh na porta, soco na cara e apreensao! ;D

no fundo, por tras disso estao consideracoes sobre a seguranca das pessoas, tanto de quem usa o equipamento para os que estao na vizinhanca. nesse ponto de vista, eu acho eles infinitamente mais competentes e serios que o CREA, porque eles nao apenas enfatizam o aspecto preventivo exigindo a homologacao detalhada, como tambem coibem fortemente o uso e comercializacao de produtos nao homologados, atraves da policia federal.

bom, sobre fechar um curto na linha eh o de menos! afinal a linha em si eh um longo resistor e os SLICs sao projetados para lidar com isso tranquilamente. vc tem que imaginar que o risco eh justamente o que vem da linha da rua. o que acontece se cair um raio no poste ? se linhas de alta tensao cairem em linhas telefonicas durante um acidente ? tem inumeras outras situacoes de risco.

no lado da publica vc vai ter escalas de protecao: as mais externas visam proteger os SLICs. como nao existe protecao "chuck norris", se um SLIC torrar vc tem indisponibilidade apenas na sua porta. protecoes entre os SLICs e CODECs podem segurar o tranco um pouco mais, mas se um ou mais CODECs torrarem, vc comeca a ter indisponibilidade nas portas vizinhas e por aih vai... claro, a ideia eh proteger os switchs principais da rede publica e os outros assinantes.

mas e como fica o seu lado ? a ideia entao eh que vc tem que ter protecoes simetricas do seu lado tambem, protegendo em escalas o SLIC, CODEC, circuitos digitais e finalmente voce.

mas alem disso tudo, vc tem que pensar no caso da indisponibilidade de sinalizacao: se o circuito for mal projetado, ele pode causar interferencias na sua linha e, por crosstalk, nas linhas vizinhas, inibindo o correto funcionamento de pulsos de tarifacao ou identificacao de chamada. nos estados unidos este ultimo caso seria praticamente um homicidio premeditado, pq a identificacao de chamada eh essencial no caso de uma vitima correndo risco de vida que consegue ligar, mas nao consegue falar onde ela esta.

eu diria que um bom ponto de partida hoje seria usar um circuito de SLIC e CODEC com as devidas protecoes recomendadas pelo fabricante. eh aquele negocio, vc pode ateh construir um aviao em casa... mas vc usaria componentes redudantes e especializados, seguindo detalhadamente as recomendacoes do fabricante para o sistema de fly-by-wire ou faria meio no chute com um PIC e componentes discretos ? ;D

finalmente, sobre a tal homologacao o detalhe eh que vc pode homologar produtos construidos artesanalmente na propria anatel. nao sei exatamente o procedimento ou se tem custo, mas parece que eh simplesmente apresentar o projeto devidamente documentado e talvez alguns testes informais. ele sera analisado e eles vao emitir ou nao uma homologacao que autoriza o uso particular. isso eh muito comum entre radioamadores, entao nao imagino que seja algo incrivelmente complexo.

se vc quiser comercializar, nao tem choro: tem que pagar para um laboratorio credenciado fazer a homologacao. isso custa caro e tem que ser renovado periodicamente.

Fandango escreveu:Valeu o alerta Marcelo, mas de ser tão rigoroso então eu não poderia testar a minha discadora numa linha pública. Antes teria que testar num laboratório com todos aqueles equipamentos caros que só algumas indústrias têm. Pô, aí é soda, né?

Mas vem cá, francamente... as linhas públicas não têm limitadores de corrente e proteções contra sobretensão? Então, mesmo que eu coloque os fios da linha em curto, não danificaria a linha pública, não é?

De todas maneiras, deixando as questões "morais" de lado (hehehe), o que me intriga é a questão técnica.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Fandango » 01 Nov 2008 14:57

Olha Márcio, para ser bem sincero eu também não entendi direito :oops: (hehehe), mas foi o único jeito da coisa funcionar.

Quando colocava apenas um resistor em série com o trafo, a tensão "off-hook" ficava dentro dos padrões dos aparelhos telefônicos, mas a discadora não conseguia pegar a linha :shock: . Então, quando colocava esse resistor em paralelo, a tensão ficava bem mais baixa e a discadora funcionava :o .

Eu não compreendia porque (veja todos os questionamentos anteriores que fiz). Se a tensão ficava igual à dos aparelhos telefônicos (entre 6V e 7,5V) não funcionava. Se ficava baixa (entre 3V e 4V) funcionava na linha da NET, mas aí eu tinha receio de que não funcionasse nas linhas públicas :wink: .

Como falei logo no comecinho deste tópico, não manjo nada de telecom. Talvés os colegas nos ajudem a compreender direito a razão, mas eu desconfio que é essa impedância paralela que a linha enxerga (posso estar falando bobagem, me corrijam por favor :!: ) e que a resistência série com o trafo é que faz o papel de filtro RL.

Fui experimentando e medindo as tensões "off-hook" de algumas configurações no seguinte circuito (secundário do trafo - que vai ligado à linha), para obter a maior tensão possível:
Imagem

Fixando R2=220R:
- Para R1=330R, V=3,67V (funcionava)
- Para R1=560R, V=4,21V (funcionava)
- Para R1=680R, V=4,40V (funcionava)
- Para R1=1K, V=4,76V (funcionava)
- Para R1=2K2, V=5,2V (não funcionava)
- Para R1=1K2, V=4,9V (funcionava)
- Para R1=1K8, V=5,12V (não funcionava)

Então fixei R1 em 1K2 e começei a variar R2.

Fixando R1=1K2:
- Para R2=270R, V=5,83V (funcionava) - E começei a me empolgar! :)
- Para R2=330R, V=6,86V (funcionava) - Próximo ao Euroset 805 Siemens
- Para R2=363R, V=7,39V (funcionava) - Próximo ao KEO Grafite
- Para R2=390R, V=7,78V (funcionava) - E eu já estava feliz prá K7!!! :D
- Para R2=399R, V=7,93V (funcionava) - E eu já não me aguentava! :lol:

Então caçei um resistor de 1K5 (não tava à mão porque os que tinha acabaram) e um de 390R e fui pro teste derradeiro.

Com R1=1K5 e R2=390R, V=8,08V (melhor do que imaginava!!!). Nesta configuração, a impedância ficou em Z=308R, que está dentro do que a Anatel especifica (menor que 400R), e próximo ao que o Fabim sugeriu.
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte

Mensagempor Fandango » 01 Nov 2008 15:10

Caros colegas Paulo e Marcelo, muito obrigado pelas orientações. Por favor desculpem se pareci negligente, a intenção não foi essa. A ídéa não é comercializar esse circuito não (de sê-lo não o publicaria), a implementação é mais um hobby e o objetivo é o de uma automação doméstica, para que o meu sistema residencial de alarme (que também fiz por hobby) me comunique um incidente, discando para meu celular e me mandando alguma sinalização (bee-boo-bee-boo), algo assim.
Fandango
Byte

Mensagempor marram28 » 01 Nov 2008 19:57

Fandango.
Por curiosidade, vc chegou a testar o trafo direto na linha sem resistência alguma? Se testou, chegou a funcionar?
Márcio
marram28
Bit

Mensagempor msamsoniuk » 01 Nov 2008 20:25

bom, dah uma olhada nesse circuito FXO da midcom:

Imagem

http://www.midcom-inc.com/Tech/tn98.asp
msamsoniuk
Dword

Mensagempor marram28 » 02 Nov 2008 12:31

Marcelo.
Bem interessante esse circuito que vc postou. Estava procurando por uma solução desse tipo de baixo custo que não fosse algum módulo importado. Valeu!
Márcio
marram28
Bit

Mensagempor Fandango » 04 Nov 2008 07:50

Olá pessoal,

Finalmente consegui fazer os testes na linha pública do meu colega. Como milagres acontecem, a discadora funcionou direitinho :lol: .
O que me surpeendeu foi a tensão de repouso que medi nessa linha: Absurdos 65V. Êta padrão Anatel... nem a Brasil Telecom obedece? :?
A tensão de uso ficou em 8,1V. :)

Como o Paulo falou, não é porque funcionou na minha casa (NET) e na casa do meu colega (Brasil Telecom) que vai funcionar em qualquer lugar. Mas como para o meu objetivo esses testes foram suficientes, está valendo. Acho que agora posso incorporar essa discadorazinha no meu alarme. Se der algum pau, pelo menos agora (e graças à ajuda dos colegas deste forum) saberei onde mexer e o que ajustar. :wink:

Só para não deixar o Márcio sem resposta: não testei somente com o trafo porque a impedância dele é muito baixa (perto de 45R) e eu tinha observado que a impedância dos trafinhos que encontrei em modems velhos estavam acima dos 110R, então fiquei com receio.

Gente, valeu mesmo toda a ajuda de vocês, as dicas, os chutes, tudinho mesmo. Creio que aprendi muita coisa. :D

Valeu!!!
Fandango
Byte

Mensagempor otavio luiz » 04 Nov 2008 08:05

olha todos aqueles problemas que voce relatou estava em relação ao nivel de DTMF que voce estava entregando à linha, este nivel de DTMF deve ser em torno de 2,5Vpp, a corrente de retenção de linha deve ser de algo entorno de 25mA o que da um resistor de aproximadamente 600r, quando eu utilizava trafa de linha colocava um resistor de 120r em cada um dos terminais em série com o trafo.
Lembre-se, zona de Fresnel não é nenhuma franquia de puteiro.
otavio luiz
Byte

Mensagempor Fandango » 04 Nov 2008 08:25

Valeu a informação Otavio Luiz, vou considerar as suas observações também (já está anotadinho aqui no meu livro negro de telefonia - hehehehe).

Aliás, só por curiosidade... :?: Qual é o valor da tensão de repouso da linha de telefone de vocês? :?:
Fandango
Byte

Mensagempor otavio luiz » 04 Nov 2008 08:52

Deveria ser por padrão 48Vcc mas nem sempre isso é obtido, havia onde eu morava SJRPreto no bairro Redentora uma central que enviava somente 24Vcc.
Lembre-se, zona de Fresnel não é nenhuma franquia de puteiro.
otavio luiz
Byte

Mensagempor fenix3 » 04 Nov 2008 12:34

otavio luiz escreveu:olha todos aqueles problemas que voce relatou estava em relação ao nivel de DTMF que voce estava entregando à linha, este nivel de DTMF deve ser em torno de 2,5Vpp, a corrente de retenção de linha deve ser de algo entorno de 25mA o que da um resistor de aproximadamente 600r, quando eu utilizava trafa de linha colocava um resistor de 120r em cada um dos terminais em série com o trafo.

E olha que ja peguei telefones que quando era gerado o DTMF, a tensao de Pico a Pico chegava a 18V...e conseguiam discar normalmente, e outros com tensao de 5V PP, nao conseguiam...e mesmo elevando a tensao, para por exemplo, 13V, ainda nao eram reconhecidos!

Vai entender...
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Re: Discadora DTMF

Mensagempor Fagner roger » 13 Jun 2014 11:13

Bom dia Fandango,
gostaria de saber se ainda tem o projeto da discadora DTMF,
se tiver tiria como disponibilizar.
Desde já Obrigado.
Fagner roger

Anterior

Voltar para Telecomunicações