Fandango escreveu:Valeu Márcio! Vou trocar o capacitor e fazer uns testes para ver as implicações (supostamente melhorias).
Aliás, consegui ajustar a impedância da linha para uma queda de tensão compatível com a dos aparelhos de telefone que tenho aqui, pelo que imagino que agora deva funcionar sem problemas nas linhas convencionais também. Para chegar numa impedância próxima de 310R, que me dá uma queda para algo em torno dos 8V (bem melhor do que aqueles 3,6V de antes), troquei o resistor que fica em paralelo com o capacitor de 470nF por um de 1K5, e também o resistor de 220R por um de 390R. Ficou supimpa
. Não falha nenhuma vez na linha da NET, e imagino que deva também funcionar nas linhas convencionais
.
Na segunda-feira vou testar o circuito na linha pública do meu colega e aí conto para vocês.
Só para constar, as tensões off-hook dos aparelhos que tenho aqui são as seguintes:
- KEO: 7,3V
- Siemens (Euroset 805): 6,0V
Bem, Fandango, muito cuidado com estes testes. Não é porque vc testou na net e na "pública do seu amigo" que quer dizer que isso vai funcionar em todo lugar. Da daída da pública até a casa dos clientes, há extensões variáveis de cabo, o cliente pode estar tando do lado do armário, como pode estar a alguns quilômetros deste. Isso significa que a impedância de linah pode varia de quase 0 a até alguns Kohms. Testar em uma situação não significa que vá funcioanr em todas.
E acho que o nosso colega Marcelo Samsioniuk, tentou dizer, e não sei se foi bem entendido, é que a porta da NET, por ser uma FXS não passou por uma homologação tão rígida. Então, eu não me surpreenderia se a FXS da NET estivesse errada nessas sua medição, e não o seu circuito. Como já foi dito, parece já haver produtos que usam essa sua configuração.
O que eu recomendaria mesmo é olhar as normas da anatel, se certificar dos requisitos e então fazer algo que cumpa tais reuqisitos, não fazer algo na tentativa-e-erro.