JOGO VELHA MODO REAL - X86

Software e Hardware para linha x86

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JOGO VELHA MODO REAL - X86

Mensagempor tcpipchip » 27 Nov 2008 08:16

Botei a gurizada para trabalhar este semestre
Segue fonte e .exe do programa do programa em Assembly
Use QWE
ASD
ZXC
http://www.inf.furb.br/~maw/asm51/velha.asm
http://www.inf.furb.br/~maw/asm51/velha.exe

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Mensagempor enigmabox » 27 Nov 2008 08:23

Os links não estão funcionando....
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Mensagempor tcpipchip » 27 Nov 2008 11:39

Tenta novamente!
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Mensagempor Paulo » 27 Nov 2008 13:48

tcpipchip escreveu:Tenta novamente!


Agora funcionou... :wink:
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Re: JOGO VELHA MODO REAL - X86

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 27 Nov 2008 14:13

tcpipchip escreveu:Botei a gurizada para trabalhar este semestre


Coitados.
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Mensagempor mastk » 27 Nov 2008 20:13

Coitados.


Eu, no lugar deles acharia muito interresante.
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Mensagempor enigmabox » 27 Nov 2008 21:20

tcpipchip,

Será que sobrou algum neuronio dos guris pra contar a historia??
:shock:
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Mensagempor tcpipchip » 28 Nov 2008 11:28

:)

Isto que nao pedi no modo protegido! :(
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Mensagempor joao » 28 Nov 2008 12:25

Eu achei muito, mas muito interessante mesmo! Está de parabéns!

Olha, olhei o código e realmente não parece ser complicado em entender, mas para se fazer é extramamente complexo, pois é muito chato ficar verificando os registradores.

Pelo o que eu vi, foi apenas 1 pessoa que fez, e ela merece nota 10! Ela conseguiu entender realmente como o Assembler funciona.

Como bom chato que sou, fica apenas 1 pergunta. Como que seria para resolver o problema de reflesh? Não trabalhei muito com assembler, então até entendo o código, mas não consegui ver como resolver o problema da tela "piscar" quando pressionou uma das teclas do jogo. Teria que fazer uma mudança de bits apenas na regiào aonde eu estou trabalhando?

Outra pergunta básica: O que mudaria em modo protegido?

[]'s
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Mensagempor Paulo » 28 Nov 2008 12:45

joao escreveu:Eu achei muito, mas muito interessante mesmo! Está de parabéns!

Olha, olhei o código e realmente não parece ser complicado em entender, mas para se fazer é extramamente complexo, pois é muito chato ficar verificando os registradores.

Pelo o que eu vi, foi apenas 1 pessoa que fez, e ela merece nota 10! Ela conseguiu entender realmente como o Assembler funciona.

Como bom chato que sou, fica apenas 1 pergunta. Como que seria para resolver o problema de reflesh? Não trabalhei muito com assembler, então até entendo o código, mas não consegui ver como resolver o problema da tela "piscar" quando pressionou uma das teclas do jogo. Teria que fazer uma mudança de bits apenas na regiào aonde eu estou trabalhando?

Outra pergunta básica: O que mudaria em modo protegido?

[]'s


João,

Se permite, a linguagem é Assembly, Assembler é o montador, que seria algo como o compilador para a linguagem C. Muitas pessoas confudem isso. Só uma dica. :wink:
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Mensagempor enigmabox » 28 Nov 2008 13:03

Joao,

No sistema PC x86, tem as interrupções, conforme o numero da INT vc pode acessar o teclado, video, etc...
Não fica toda hora escaneando o teclado, se alguem pressionar algo, há a interrupção. Assim não dá as piscadas na tela.
A cpu 8088 e 8086 intel, podia somente acessar 64K de endereçamento no modo direto, assim tinha que ativar o modo protegido nos 286, 386, etc para acessar uma quantidade maior de memoria em modo paginado, em 16 ou 32bits. Para esta tarefa tem que criar um gerenciador de memoria ou paginador para acessar o modo protegido. Isso é diferente da linha 68K da motorola que já acessar uma grande quantidade de memoria diretamente, sem paginação.
O tcpipchip pode explicar melhor isso...
Muito bom o jogo, parabens!

:D
enigmabox
 

Mensagempor msamsoniuk » 29 Nov 2008 03:44

quando eu leio estas historias de 8086 vs 68000, eu geralmente lembro da frase "o mal que os homens criam foge do seu controle e permanece por muito tempo alem de suas vidas; o bem que eles criam frequentemente eh enterrado junto com eles!"... ou seja, quando a ibm foi escolher os componentes para o IBM PC, eles nao pensaram 2x: pegaram o que tinha de pior disponivel :)

enigmabox escreveu:Joao,

No sistema PC x86, tem as interrupções, conforme o numero da INT vc pode acessar o teclado, video, etc...
Não fica toda hora escaneando o teclado, se alguem pressionar algo, há a interrupção. Assim não dá as piscadas na tela.
A cpu 8088 e 8086 intel, podia somente acessar 64K de endereçamento no modo direto, assim tinha que ativar o modo protegido nos 286, 386, etc para acessar uma quantidade maior de memoria em modo paginado, em 16 ou 32bits. Para esta tarefa tem que criar um gerenciador de memoria ou paginador para acessar o modo protegido. Isso é diferente da linha 68K da motorola que já acessar uma grande quantidade de memoria diretamente, sem paginação.
O tcpipchip pode explicar melhor isso...
Muito bom o jogo, parabens!

:D
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Mensagempor enigmabox » 29 Nov 2008 06:53

Marcelo,

Se tu ver a historia do software é pior ainda....
Antes quando era 8 bits com o 8080,8085,z80 o mundo era CP/M, depois a IBM adotou o 8088/86 assim tinha que usar um S.O. 16bits pois o CPM/80 era incompativel. Ai, lançou a tarefa pro tio Bill, pois devido a uma briga de patentes com o CP/M, teve que utilizar um outro S.O. nas maquinas IBM, assim o esperto tio Bill comprou por 50000 doletas, os direitos do S.O. do programador Tim Paterson, que fez um S.O. baseado no CP/M, chamando o de Qdos ou 86-Dos que era compativel com o 8088/8086. Melhor dizendo, o tio Bill remendou a primeira versão do DOS. E assim vai até os dias de hoje com a historia do Ruindows.. Resumindo....nada se cria tudo se copia!
Podemos dizer que o vírus da Intel está ai até hoje e não pode ser eliminado do mundo PC.
:shock:
enigmabox
 

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 29 Nov 2008 09:24

O mais espantoso ainda foi a IBM haver aceito a proposta de Bill Gates.

E a IBM que éra uma companhia extremamente fechada, nos computadores de grande porte, implementou o PC com 8086 e a segui 8088 da Intel que era extremamente aberta e com uma extraordinária capacidade de divulgação a época.

Atualmente a IBM tem participação na Intel.
Aliaís foi a IBM quem "sugeriu" a Intel colocar o nome de Pentium nos uP já que números não podem ser patenteados.
.
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Mensagempor msamsoniuk » 29 Nov 2008 13:13

conhecendo a capacidade tecnica deles, duvido q eles tenham mexido em algo alem das strings de copyright! ateh onde sei, o MSDOS era o CPM/86 ateh sua versao 3.0, onde as abstracoes de stream do XENIX (um UNIX licenciado pela microsoft) foram incorporadas a ele. para se ter uma ideia, antes disso o MSDOS nao tinha conceitos de diretorio, descritores de arquivos ou abstracoes tipo LPT1 e COM1! :)

pior o windows neh... conta a lenda que a apple limitou ao maximo o acesso dos desenvolvedores, escolhendo diferentes empresas para desenvolver diferentes aplicativos, de modo que uma unica empresa nao conhecesse inteiramente a API do macintosh. nao adiantou, pois a partir do desenvolvimento do excel, a microsoft derivou a API e reproduziu inteiramente no windows:

Imagem

de forma similar ao gnome ter surgido a partir do gimp,. o windows praticamente surgiu a partir do excel... entao nao eh atoa que a apple dizia que o windows de hoje eh uma copia do macos de ontem :)

enfim, eh aquela historia... nada eh tao ruim que nao possa ficar cavalarmente pior... entao para complementar o mau gosto da ibm na epoca, soh mesmo a microsoft! hahaha :)

enigmabox escreveu:Marcelo,

Se tu ver a historia do software é pior ainda....
Antes quando era 8 bits com o 8080,8085,z80 o mundo era CP/M, depois a IBM adotou o 8088/86 assim tinha que usar um S.O. 16bits pois o CPM/80 era incompativel. Ai, lançou a tarefa pro tio Bill, pois devido a uma briga de patentes com o CP/M, teve que utilizar um outro S.O. nas maquinas IBM, assim o esperto tio Bill comprou por 50000 doletas, os direitos do S.O. do programador Tim Paterson, que fez um S.O. baseado no CP/M, chamando o de Qdos ou 86-Dos que era compativel com o 8088/8086. Melhor dizendo, o tio Bill remendou a primeira versão do DOS. E assim vai até os dias de hoje com a historia do Ruindows.. Resumindo....nada se cria tudo se copia!
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:shock:
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