Comportamento Inesperado.

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor microbel » 11 Dez 2008 16:57

Olá Amigo,

Troque o PIC do seu projeto pelo PIC16F876 sem o A. Coloque um capacitor de 100nF no pino de mclr e outro bem próximo do pino 5V e GND e veja o resultado.

Abs,
microbel
Nibble

Mensagempor Pask » 11 Dez 2008 17:15

Na verdade eu tenho um PIC16F876, só que ele está com o pino RB0 pifado e eu preciso deste pino.
Realmente, ele funcionou melhor do que o PIC com sufixo "A".

Também não estou conseguindo encontrar esse PIC para comprar. Você saberia me dizer onde eu poderia encontrá-lo?
Você também saberia explicar por que ele funciona melhor do que o PIC com o A?
Pask
Word

Mensagempor Fandango » 11 Dez 2008 17:35

Só uns comentários Pask,

Pequenos inductor beads (aqueles jumperzinhos envoltos em ferrite), quando em série com os sinais de entradas e saídas (bem próximos aos conectores) e o uso de varistores ou TVSs (após os beads e do sinal para o GND) melhoram muito a imunidade a interferências de altas frequências, além de proteger os teus semicondutores (uC, CIs, etc.).
Melhoram muito a rejeição em modo comum.

Tenho visto muitos equipamentos fazendo uso dessa técnica sempre que precisam expor um sinal externamente ao equipamento. Inclusive, alguns equipamentos automotivos italianos, usam também pequenos filtros da Murata (caros prá K7) como os BNX002 (acho que o códio é esse, ou algo parecido).

Quanto à questão da mudança de tipo de oscilador, não sei o motivo da melhora. Precisaria ler atentamente o datasheet para ver se existe alguma informação relevante e pesquisar a respeito, mas estou sem tempo para fazê-lo, pelo que não tenho como opinar.
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte

Mensagempor RobL » 11 Dez 2008 18:05

Mudando o ganho do oscilador faz sentido sim. Dependendo do cristal o ganho foi melhor ajustado em HS.
Isto deve ter resolvido seu problema de partir eventualmete e sem dúvida deu mais estabilidade. Aliás o cristal é outra "porta"de entrada de ruído. Em alguns casos tem que ligar a carcaça na massa.

O problema do teste da lâmpada ainda não foi assimilado.
Esse teste mostrará se devemos melhorar o hardware do pic ou providências com a carga. Esse teste serve mais para ruído por emissão, mas com a alimentação na mesma linha dá uma boa paulada por condução também.
Queremos saber exatamente se a carga está irradiando muito acima do esperado para proteções normalmente usadas. Uma lâmpada, nas condições informadas se enquadra nas normas moderadas que garante estabilidade na maioria dos ambientes industriais.

Um diodo zener não tem velocidade de resposta para evitar ruído.
Sugerí como analisar com meios práticos. Sem separar as causas, se por emissão ou condução, ou os dois, o jeito é ir tentando.
RobL
Dword

Mensagempor RobL » 11 Dez 2008 18:08

Não esqueça, após encontrar a solução, aquecer seu hardware a pelo menos 50*C e verificar a estabilidade.
RobL
Dword

Mensagempor Pask » 11 Dez 2008 20:52

Este circuito está tão maluco que hoje mais cedo, testei o dito cujo várias vezes ligando e desligando; colocando na rede e tirando e ele funcionou todas as vezes sem falhar nenhuma.
Eu coloquei um capacitor de 10nF em paralelo com o cap. de 47uF do pino de MCLR e um diodo reversamente polarizado com seu anôdo ligado no pino MCLR e o catodo ligado ao Vcc e tudo correu bem.
Duas horas mais tarde, voltei para repetir os testes e o circuito falhou em todos.
Ele tem um comportamento totalmente imprevisível. Não dá para confiar nesse PIC!
Só preciso que alguém me diga onde comprar um PIC 16F876.
Pask
Word

Mensagempor otavio luiz » 12 Dez 2008 07:11

Na verdade não foi só eu, existem outros equipamentos eletronicos instalados no local, na verdade, pequenos detalhes fazem no final a grande diferença, este equipamento em especila totalmente montado em placa de fibra dupla face, componentes em smd parte superior da placa (top) totalmente aterrada, trilhas as menores possiveis pois quanto maior a trilha e seu formato maior a indutancia (vira uma anteninha pra INTERFERENCIAS. O equipamento foi montado em dois gabinetes diferentes um em ABS e uma base de aço galvanizado e outro em chapa de aço com pintura epoxi, os dois se comportaram de forma semelhante, agora uma coisa que me deixou encafifado, qual a frequencia do cristal que voce esta utilizando talavez esta seja uma dica pois existe uma diferença entre os chips. O 16f876 tem em versões de 4mghz e 20mghz, o 16f876a não tem isso todos já são para 20mhz não sei se fisicamente já exista uma difrença entre os osciladores deles. Uma vez montei um circuito e utilizei um cristal de 4mhz, configurei o oscilador HS, ele oscilava na terceira harmonica, isto é em 16mhz, configurado o oscilador como XT, ele oscilava em 4mhz mesmo, mas isso não era pra acontecer de forma alguma.
Lembre-se, zona de Fresnel não é nenhuma franquia de puteiro.
otavio luiz
Byte

Mensagempor renatokodaira » 12 Dez 2008 07:36

mghz = ????? miligrama hz ???
mhz = ???? mili hz ???

Escreva certo:

MHz = megahertz

M = mega com "M" maiúsculo
Hz = hertz com "H" maiúsculo e "z" minúsculo

1.a harmônica ou fundamental = 4MHz
2.a harmônica = 8MHz
3.a harmônica = 12MHz
4.a harmônica = 16MHz

:D
renatokodaira
Byte

Mensagempor otavio luiz » 12 Dez 2008 08:00

quanto ao mghz, realmente Mhz, sem problemas mas em relação a harmonicos errado
cristal 4Mhz = fundamental
8Mhz = primeira harmonica
12Mhz = segunda harmonica
16Mhz = terceira harmonica
Mas apesar o erro acho que deu pra entender então não vou nem editar. http://pt.wikipedia.org/wiki/Harm%C3%B4nicas
otavio luiz
Byte

Mensagempor RobL » 12 Dez 2008 08:16

Pask, você já testou reduzindo a frequencia ao máximo possível?

Me chamou atenção o fato de não estar tão imprevisível quanto você diz.
Se em certo momento esteve estável, e 2 horas depois totalmente instável, tem que haver diferença em alguma coisa.
Estava o ambiente mais frio no primeiro teste?
Duas horas após, o ambiente estava mais quente, ou o teste foi iniciado após o sistema já estar lidago por algum tempo?

Tente observar se logo que liga, a frio, ele está estável e assim que aquece (10 minutos após) se torna instável. Verifique se algum componente, na carga está aquecendo muito.
Infelizmente essa informação mostrará somente que algum parâmetro está no seu limiar com a temperatura, mas não saberemos quem.

Não deixe de fazer o teste com a menor frequencia de clock possível.

Faça um teste no seu circuito impresso, coloque-o (isolado até com uma folha de papel ) sobre uma placa de alumínio, do lado que fique mais próximo da placa (lado cobre) e ligue essa placa à sua referência. Veja se deu estabilidade. Pode usar alumínio de cozinha. Ligue o fio com garra jacaré ou cole com fita adesiva o fio, mas verifique o contato com um multímetro.
Se ficou bom, faça um novo impresso baseado nisso e conforme o comentário do otavioluiz. Se o impresso já está pronto, definitivo, use uma placa de alumínio ou folha de cobre o mais próximo dele ligado ao zero de sua placa (caso isto tenha resolvido o problema).

Nota para o futuro quanto ao clock:
Neste ponto os AVRs são o bicho, pois com 4Mhz temos 4MIPS é necessário um clock de 16Mhz no PIC e portanto muito mais instabilidade.

otavio:
Se o ganho do oscilador estiver muito alto, vai bater na linha, a forma de onda (retangular) e pode pegar harmônicos sim. Isto também depende do corte do cristal.
RobL
Dword

Mensagempor RobL » 12 Dez 2008 08:26

Acabo de escrever hz em vez de Hz, mas como costumo escrever ç, s, ss, z e x também no lugar errado, devido a falta de lógica no som dos fonemas, falta de atenção, fora ignorância mesmo, o importante é gerar a informação.
Mas concordo que temos que procurar escrever, mesmo ortograficamente, o melhor possível, especialmente os termos técnicos/científicos.
Um forum não é uma tese e a gente escreve, mesmo sem querer, barbaridades, normal. Se até em teses há barbaridades, sintam-se a vontade (com crase ou sem?).
Editado pela última vez por RobL em 12 Dez 2008 08:58, em um total de 1 vez.
RobL
Dword

Mensagempor renatokodaira » 12 Dez 2008 08:57

quanto ao mghz, realmente Mhz, sem problemas mas em relação a harmonicos errado
cristal 4Mhz = fundamental
8Mhz = primeira harmonica
12Mhz = segunda harmonica
16Mhz = terceira harmonica
Mas apesar o erro acho que deu pra entender então não vou nem editar. http://pt.wikipedia.org/wiki/Harm%C3%B4nicas

Presta atenção Otávio, no próprio link que você passou tem um exemplo com 100Hz (1.a harmônica ou fundamental) ao lado do gráfico com espectro de frequências, sendo:

200Hz - segunda harmônica (2f)
300Hz - terceira harmônica (3f)

Logo por regra de três, 12MHz seria a 3.a harmônica (ou 3f ou seja três vezes a frequência fundamental). Você tá confundindo com sobretom (16MHz seria o 3.o sobretom mas é a 4.a harmônica).
renatokodaira
Byte

Mensagempor otavio luiz » 12 Dez 2008 09:04

Renato, não gosto de polemizar. Leia a definicão de harmônico. Quando fala em 100Hz fundamental e fala 200Hz=2f significa 2x a frequencia fundamental. A gente tem o custume de não ler então vou colar aqui o que esta no link:
"Em acústica e telecomunicações, uma harmônica (um harmónico, em Portugal) de uma onda é uma frequência componente do sinal que é um múltiplo inteiro da frequência fundamental. Para uma onda seno (sinusoidal), ela é um múltiplo inteiro da frequência da onda. Por exemplo, se a frequência é f, as harmônicas possuem as frequências 2f, 3f, 4f, etc." Portanto a primeira harmônica é a frequencia 2f isto é o dobro da frequencia fundamental. E avançar nesta conversa desvirtua o tópico então BLZ, entenda como quiser.
otavio luiz
Byte

Mensagempor renatokodaira » 12 Dez 2008 09:21

Portanto a primeira harmônica é a frequencia 2f isto é o dobro da frequencia fundamental. E avançar nesta conversa desvirtua o tópico então BLZ, entenda como quiser.

Otávio, meu irmão saopaulino, a sua conclusão é que está errada. No texto não está escrito que a primeira harmônica é 2f. A fundamental f é que é a 1.a harmônica conforme exemplificado um pouco mais abaixo na mesma página da wikipédia. As harmônicas de ordem ímpar tem que ser frequências que multiplicam a fundamental por múltiplos ímpares (3, 5, 7, etc) e as harmônicas de ordem par tem as frequências com múltiplos pares (2, 4, 6, 8 etc). Por isso 16MHz não pode ser harmônica de ordem ímpar da fundamental 4MHz.

Quanto ao desvirtuamento, acho que isso é relativo, pois há um ponto a ser esclarecido no thread.
renatokodaira
Byte

Mensagempor Fandango » 12 Dez 2008 09:27

Olá gente, só uma questão... pelo que entendi, parece atribuiram o problema todo ao oscilador. :!:
Bem, quando trato de questões dessa natureza, não costumo focar minha atenção em um único ponto. Aliás, creio que seria muito proveitoso discutir outros aspectos, como fiação e conexões. É que a prática tem me demonstrado que muitos dos problemas geralmente estão relacionados às interfaces (genericamente falando). Aliás, não tem como postar algumas fotos da placa já instalada? :idea:
Só para ilustrar, certa vez enfrentei problemas de instabilidade num produto (reset aleatório, leituras erráticas de um ADC, etc.) e depois de muito suor e lágrimas (fora a pressão e o abalo emocional), descobri que o problema todo estava na bosta do conector de alimentação DC da placa. :oops:
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para PIC