Projeto de Automação de Máquina de Lavar Caseira

Mecanica robotica e Automação Industrial (PLC)

Moderadores: 51, guest2003

Voce deseja participar do Projeto de automação de máquinas de lavar caseiras/Industriais ?

Sim
22
69%
Não
10
31%

Total de votos : 32

Mensagempor jose ivan » 23 Nov 2006 14:22

É me desculpe ficou um pouco grande o desenho, mas e falta de pratica,

O programa foi feito em qbasic, mas não tenho mais, assim que tiver tempo vou rescreve-lo, e coloco aqui, tinha até uma frescura grafica, que era uma torneira saindo agua quando a maquina estava enchendo, naqueles tempo estava meio desocupado.
jose ivan
Bit

Mensagempor andre_luis » 23 Nov 2006 14:30

Esqueceu de desenhar a bomba de drenagem, que deve estar conectada no freio magnetico.

Sinceramente, acho que esse rele nao vai durar muito, a menos que seus contatos sejam revestidos por metal nobre e atmosfera inerte - que sao mais caros...

Utiliza acoplador com triac ( MOC... + BTA... ) que vai bem, vai por mim.
andre_luis
Dword

Mensagempor jose ivan » 23 Nov 2006 16:51

A bomba da maquina brastemp e acionada pelo propio motor de agitar e centrifugar, ela tem uma valvula que abre para saida de agua assim que o solenoide da agitação e liberado, o propio movimento mecanico da agitção abre a valvula, assim quando voçe liga o solenoide da agitão a valvula fecha, mas a bomba continua funcionando e circulando a agua para o filtro. quanto ao rele voçê tem razão, eu me lembro que os contactos não aguetaram muinto tempo, ai eu coloquei um contactor acionado pelo propio rele.
jose ivan
Bit

Mensagempor eletroinf » 23 Nov 2006 18:46

Bueno, eu opino que pra acionar o motor é melhor um triac, uma configuração tipo essa que retirei do datasheet do Moc:
Imagem

Já para as válvulas, cujo consumo é muito pequeno, acho melhor usar relé, desses que se encontra bem barato.
Se chegarmos a um consenso sobre o circuito, acionamento, MCU, etc, posso ir desenhando o esquema no Eagle e até mesmo rotear a placa, pois estou "de molho" em casa mesmo, tenho um pouco mais de tempo por enquanto.
eletroinf
Word

Mensagempor andre_luis » 24 Nov 2006 09:47

Só toma cuidado com a parte do circuito relacionado aos reles que acionam as válvulas.

De algum modo, essas bobinas induziam PELO PROPRIO RELE, avacalhando com o uC. A solucao que adotei, foi fazer um novo layout afastand bastante o 12v ( que alimenta o rele ) do barramento de 5v.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor brasilma » 24 Nov 2006 10:45

Eletro,

Ok para o circuito, porem nananinanão para acoplador sem zero-crossing, pode trocar por um 303X ou 304X.

Para as solenoides pode usar um acoplador já com tiristor na saída, é preciso levantar as características.

Abraços,
MArcos.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor eletroinf » 28 Nov 2006 12:55

Bueno gente!
Comecei a rabiscar o projeto, conforme o esquema abaixo. Coloquei um acionamento com triac para o motor e relés para o resto. Para inverter o sentido de giro do motor coloquei dois relés (mais fácil, barato e encontrável do que um relé de duplo contato) porque não conheço muito o sistema de inversão de giro das máquinas e dessa maneira acredito que fique uma solução mais ampla. O MCU vai um Z8Encore, acho que é uma boa escolha, fácil de gravar/depurar, tem memória suficiente (8kB), conversor AD, etc.
Bom, tá aí o princípio, início do começo; dêem as idéias, façam os comentários...

Imagem
eletroinf
Word

Mensagempor andre_luis » 28 Nov 2006 14:20

Porque nao usa 2 triacs para isso ? Foi como fiz, e funciona que é uma beleza....

Sobre o display, achei jóia, mas medir pressao com sensor ( ao invéz de pressostato ) tem um problema sério: Se der um 'piripaco' na energia elétrica, o sistema poderá voltar com a válvula de enchimento acionada, e com isso vai vazar água indefinidamente.

Eu postei um link ( nao sei se foi nesse tópico, já que tem 2 topicos tratando praticamente do mesmo assunto ) contendo o esquema eletrico que levantei para a Brastemp, e lá voce pode notar que os contatos do pressostatos ( NF ) interrompem eletricamente a válvula de enchimento de agua, na ocasiao do enchimento da cuba. Eu acho mais seguro assim.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor andre_luis » 28 Nov 2006 15:31

eletroinf....estou enviando pro seu E-mail toda a documentação de HW que fiz para a dita lavadora.

Use-a como base para seu projeto. Voce pode divulga-la aqui se quizer...

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor eletroinf » 28 Nov 2006 16:58

Blza Andre,
Recebi o email, vou analizar.
Vou ver também a questão do motor, a princípio tá desse jeito pq não conheço esses motores e então estou fazendo de um jeito que seja o mais universal possível.
Boa a questão do sensor de nível, vou ver as saídas pra isso.

No mais, por enquanto obrigado pela ajuda.
eletroinf
Word

Mensagempor brasilma » 28 Nov 2006 17:51

Ok para um contato NF do pressostato interromper a válvula de enchimento de água, muito importante a questão da segurança, não devemos esquecer dela em todos os ítens do projeto pois o MC pode realmente travar.

Em paralelo com o contato elétrico do pressostato tbem deve haver outro de comando para o MC saber que o enchimento terminou e dar continuidade ao processo de lavagem.
brasilma
Dword

Mensagempor proex » 28 Nov 2006 18:55

Me desculpem a ignorancia mas preciso perguntar:

Pra que ter todo esse trabalho de desenvolver um circuito pra uma lavadora tipo Tanquinho que custa R$200,00, se uma lavadora totalmente automatizada custa R$310,00? Ela tem 10 programas de lavagem, 3 niveis de agua programaveis, etc.

Valerá mesmo a pena todo esse trabalho? Pesquisar, desenvolver o circuito, fazer placa, montar, testar, abrir a maquina e intrometer o circuito feito no circuito original da maquina, etc?

Sei lá, só estou perguntando.
proex
Dword

Mensagempor Nightcrawler » 28 Nov 2006 19:39

Comprar pronto não tem graça....hehehehehe
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor brasilma » 28 Nov 2006 20:12

**** cara chato!!!

Comprar pronto não tem graça.
brasilma
Dword

Mensagempor Nightcrawler » 28 Nov 2006 22:03

Nem é tanto querer automatizar o troço, mas pela experiencia de fazer algo novo por hobby, pelas idéias trocadas, pela experiencia ganha..... :wink:
Diego
Nightcrawler
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para Mecatronica a Automação