Pôxa Renie. Parece que você leu meu pensamento.
O projeto é didático. Por enquanto é segredo. Assim se não conseguir ninguém fica cobrando. Hehe! (Mas cá entre nós. Sabe aqueles projetos que "um dia" gostariamos fazer?? Pois é. Este é um deles. Não sei se vou terminá-lo.)
Já possuia um pot de fio. O problema é que ele é grande e tem uma inércia proibitiva. Tentei achar, no comércio, outro pot de fio menor, mas não encontrei.
Por que de fio?! Porquê ele tem uma durabilidade maior. Os comuns gastam o depósito de carvão com pouco tempo de uso frequente. Claro que você sabia desse detalhe, mas alguns colegas que acompanham o tópico podem não saber, por isso o incluí. Mas vamos adiante.
Peguei um pot pequeno de carvão, com apenas "quase" uma volta, e o abri.
No eixo há um óleo. Passei WD40 e o removi, mas alguma coisa ainda ficou "segurando" o livre girar do eixo.
Tem uma peça de plástico rebitada no eixo. Ela possui um batente que impede que o terminal móvel excursione para fora do carvão.
Retirei este rebite e removí o batente. O pot agora pode girar quantos graus eu quizer (mais de uma volta).
Quanto ao que ficava "segurando" o eixo, descobri que restara um pouco de óleo. Com o eixo no lugar nem o WD40 chegava lá. Limpei tudo, remontei o pot e ... Voilá!!!
Agora ele gira quase sem esforço, mais de 360 graus e é pequeno.
Como você disse, para nós "Tupiniquins do terceiro mundo", só nos resta "dançar conforne a dança".
Bom. Quando tiver algum resultado do que pretendo fazer, eu posto aqui.
Grato a todos pelas dicas.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain