Potenciômetro 360 graus.

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Potenciômetro 360 graus.

Mensagempor MOR_AL » 17 Mar 2009 18:34

Olá pessoal!

Li o artigo da AN964 da Microchip, "Software PID Control of an Inverted Pendulum Using the PIC16F684".
Na seção "Pendulum" é comentado um "360(graus) free rotating potentiometer"? :?:
Nunca tinha ouvido falar em um potenciômetro que pode girar livremente 360graus.
Alguém conhece tal potenciômetro?
Conhecem alguma aplicação que usa este potenciômetro (com excessão da aplicação da AN)?
Sabem onde encontro para comprar?
Agradeço por qualquer auxílio.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor proex » 17 Mar 2009 20:51

É feito com um potenciômetro multivoltas.
proex
Dword

Mensagempor MOR_AL » 18 Mar 2009 21:49

Olá Proex!

Não tinha pensado neste detalhe.
Grato
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 18 Mar 2009 23:20

Sim existe pot 360 graus.
Inclusive existe um que tem 3 saidas e cursor de 2 entradas, ele gera sinal equivalente a um gerador trifásico, isto é, saídas defasadas de 120 graus.
É utilizado na indicação da direção do vento de antigo anemômetro.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor MOR_AL » 19 Mar 2009 19:23

Ok! Djalma.

Fiz uma observação "destrutiva" naquela "rodinha" que fica sobressaida nos mouses. Não é um potenciômetro e sim uma chave. A parte móvel possui tres contatos em curto e a parte fixa possui tres grupos de contatos. Ainda não verifiquei, mas ao girá-la deve gerar algum código (R = curto, ou R = aberto) entre cada dois terminais, que estão conectados nas tres partes fixas.
É uma opção, pois é pequena, quase sem inércia mecânica e sensível para girar.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor Renie » 20 Mar 2009 01:30

Olá Mor_all,

Exite potenciômetros 360 graus sim, e não é a idéia multivotas do Proex!

Disponíveis para reles mortais isso eu não sei!

Onde o mundo gira, existe uma patente pendente ( eu ainda não entedí
isso!) sobre o mesmo!

[]'s
Renie

Ps: ainda não entendi isso de patente pendente, anos e anos, não é só
o BR que não é seguro!
Renie
Word

Mensagempor MOR_AL » 20 Mar 2009 12:32

Olá Renie.

Acho que a melhor opção, para o meu caso, é, ou usar a "rodinha do mouse, ou usar um potenciômetro multi-voltas.
Ambos são fáceis de achar e já os possuo.

ET. Acho que patente fica por 3 anos procurando por patente similar e 2 anos pendente. Se ficar anos e anos pendente é porque deve ter havido alguma contextação.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 20 Mar 2009 14:42

Moral
Essa roda do mause gera dois sinais defasados de 90 ° , isto é, em quadratura.

Vamos imagina-la girando em velocidade constante. Haverá em ambas as saidas uma onda quadrada só que defasadas
A borda de subida de uma estará no centro do pulso da onda quadrada da outra.
Agora vamos imaginar girando em sentido contrário
A borda de subida estará no centro do nível baixo .

Disso resulta duas informações os pulsos e a direção que ela gira.

É o mesmo princípio dos transdutores da esfera do mause. Sómente estes usam foto-sensor e tem muito maior resolução.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor MOR_AL » 20 Mar 2009 19:22

Olá Djalma.
Estes óticos, com maior resolução seria o ideal. Além do fato de que precisa de bem menos esforço para girá-lo. Em outras palavras, ele não apresenta quase carga mecânica. Ainda não pensei no acoplamento mecânico do eixo que pretendo medir, com o eixo deste sensor. Acho que o menos trabalhoso seria com duas polias e uma correia.
:!: Op's! Tem um problema pra mim.
Eles (o da "rodinha" e da "bolinha") não possuem um valor absoluto, para referência angular. Apenas relativo.
:idea: Teria que mantê-lo em um determinado ângulo e torná-lo minha referência. Poderia dar certo se fossem conhecidas quantas raias o disquinho possui.
:cry: Para saber o ângulo com o sensor da "bolinha", teria que poder acompanhar todas as variações dos dois sensores óticos que tem lá dentro do mouse (apenas um disquinho). Isso ocuparia todo o tempo do MC, não sobrando tempo para as outras tarefas. No caso do potenciômetro, bastaria medir a tensão no pino central (CAD) em cerca de 30us a cada 100.000us. O tempo de ocupação do MC é praticamente nenhum.
Não sei se estou me fazendo entender. A gente posta uma pequena parte do problema. É como mostrar apenas algumas pinceladas de um quadro e querer que vocês identifiquem todo o quadro. :oops:
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor Renie » 21 Mar 2009 02:12

Olá Mor_all,

Sei que você além de sábio é habilidoso, se não é um projeto para
comercializar, vou propor uma alternativa se me permite.

Pegue um potenciômetro de fio, refaça as espiras ( se necessário, faça
seu próprio núcleo) de modo que os extemos fiquem "juntos".

Retire o limitador do volante do eixo.

Terá seu próprio pot 360 graus!

[]'s
Renie
Renie
Word

Mensagempor MOR_AL » 21 Mar 2009 07:37

:D Pôxa Renie. Parece que você leu meu pensamento.
O projeto é didático. Por enquanto é segredo. Assim se não conseguir ninguém fica cobrando. Hehe! (Mas cá entre nós. Sabe aqueles projetos que "um dia" gostariamos fazer?? Pois é. Este é um deles. Não sei se vou terminá-lo.)

Já possuia um pot de fio. O problema é que ele é grande e tem uma inércia proibitiva. Tentei achar, no comércio, outro pot de fio menor, mas não encontrei.
Por que de fio?! Porquê ele tem uma durabilidade maior. Os comuns gastam o depósito de carvão com pouco tempo de uso frequente. Claro que você sabia desse detalhe, mas alguns colegas que acompanham o tópico podem não saber, por isso o incluí. Mas vamos adiante.
Peguei um pot pequeno de carvão, com apenas "quase" uma volta, e o abri.
No eixo há um óleo. Passei WD40 e o removi, mas alguma coisa ainda ficou "segurando" o livre girar do eixo.
Tem uma peça de plástico rebitada no eixo. Ela possui um batente que impede que o terminal móvel excursione para fora do carvão.
Retirei este rebite e removí o batente. O pot agora pode girar quantos graus eu quizer (mais de uma volta).
Quanto ao que ficava "segurando" o eixo, descobri que restara um pouco de óleo. Com o eixo no lugar nem o WD40 chegava lá. Limpei tudo, remontei o pot e ... Voilá!!! :lol:
Agora ele gira quase sem esforço, mais de 360 graus e é pequeno.
Como você disse, para nós "Tupiniquins do terceiro mundo", só nos resta "dançar conforne a dança".
Bom. Quando tiver algum resultado do que pretendo fazer, eu posto aqui.
Grato a todos pelas dicas.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor xultz » 21 Mar 2009 12:57

Djalma, o que você quis dizer com sinais de 120g de defasagem provavelmente não é um potenciômetro, é um resolver. São bichinhos bem legais de se trabalhar, muito usado em aviões.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 21 Mar 2009 13:12

MOR_AL escreveu:Olá Djalma.
:idea: Teria que mantê-lo em um determinado ângulo e torná-lo minha referência. Poderia dar certo se fossem conhecidas quantas raias o disquinho possui.
:cry: Para saber o ângulo com o sensor da "bolinha", teria que poder acompanhar todas as variações dos dois sensores óticos que tem lá dentro do mouse (apenas um disquinho). ...MOR_AL

Bem, poderia fazer um furinho na rodinha dentada para através de fotodetetor obter a referência. E quantas raias o disquinho tem é só contar.
Já fiz essa contagem ao usa-lo no contrôle de PWM por soft com o PIC12F
mas, não lembro agora, mas são poucas.
De qualquer modo no seu caso crei que o Pot. seria melhor.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 21 Mar 2009 13:23

Ah! em tempo os sinais que saem dos fotodetetores são senoidais e não pulsos como se imagina. Isso é facil de entender se imaginarmos as rais se movendo bem lentamente. Logo necessitam tratamento para se converterem em pulsos.
O foto detetor é duplo e os sinais de saida estão defasados de 90° , isto é, em quadratura. Enquanto um esta totalmente encoberto pela raia o outro esta iluminado.

a tendência é o mause de esfera ficar obsoleto, já que o custo do mouse ótico esta baixandooooo.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 21 Mar 2009 13:46

xultz escreveu:Djalma, o que você quis dizer com sinais de 120g de defasagem provavelmente não é um potenciômetro, é um resolver. São bichinhos bem legais de se trabalhar, muito usado em aviões.

Resolver , Sincro e Transformer eram realmente muito usados em aeronaves.
Mas, confirmo é potenciômetro com 3 saídas a 120 ° corpo de cerâmica e de fio, e estes sinais iam diretamente para o Sincro em cujo eixo estava o ponteiro indicador da direção do vento. Éra da marca Bendix.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Próximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos