Sensor nivel de agua maquina lavar roupa

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Mensagempor BOTTINO » 24 Nov 2006 15:52

O motor não perde torque e não aquece mais que o normal. O que muda é apenas o tempo de acionamento do mesmo como o André disse...
Como os tempos de acionamento são diferentes para cada tipo de roupa...então dá impressão que ele gira mais lento...mas não é.... a velocidade é a mesma ...só os tempos são diferentes ...
BOTTINO
Nibble

Mensagempor Wagner de Queiroz » 25 Nov 2006 20:22

Pessoal, estou muito ocupado ultimamente para postar, mas estou gostando bastante do nivel do papo. O grupo esta de parabéns ! Continuem assim.

Dependendo de como estiver andando, poderiamos falar com o 51 para criar uma sala direta para este assunto e podermos dividir o projeto em várias frentes.

Motores
Sensores
processos de lavagem
Dosadores
Outros periféricos
Mecanica
Eletronica logica (Microcontroladores, componentes, etc)
Eletronica de Potencia.
Programas de Lavagem
etc.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor ky2003 » 01 Dez 2006 10:57

eu já tive que trocar esse pressostato em uma brastemp.
pode ser xexelento, mas é usado pela brastemp, significa que para o uso é razoavelmente confiável e o preço dele para reposição é bem em conta não senti a facada ao contrário de um sensor de uma maquina de lavar da Arno (não fabrica mais) que era o olho da cara e aparentemente usava a condutividade da água para medir o nível.
ky2003
Bit

Mensagempor ernande_filho » 04 Dez 2006 14:46

Pessoal, podem contar com mais um integrante nessa luta pelo progresso.

Wagner, nas maquinas antigas, eu sei que o eixo do tanque tinha a rotação invertida por processos mecanicos (+/- como limpador de vidro de carro - polias, etc e tal)
Não sei como ele funciona, mas sei que tem 2 solenoides para controlar a rotação.

Vou tentar arrumar um manual com algum amigo meu.
Ernande Filho

==>> Meus cabelos já não caem, PULAM!! <<==
ernande_filho
Byte

Mensagempor phophollety » 05 Dez 2006 13:27

NOssa.. quem diria que todas aquelas tardes perdidas encima da ,máquina de lavar roupa seriam úteis! eheh

As antigas tinham um câmbio, com 2 engrenagens dentro que faziam a inversão do sentido, aquele câmbio é muito resistente, ele praticamente não quebra... o motor utilizado era de 1/2HP da Marca Brasil Motores na série Brastemp Luxo...

O timer era basicamente mecânico, uma série de contatos que eram comandados por um disco rotativo, muito simples..

A entrada de água era comanda por uma valvula solenóide de baixo custo, (nem R$10,00 quando eu comprei..)

O pressostato era um contato reversível e atráves de uma manopla ajustava-se a carga da mola, quanto maior a carga maior a pressão e logo, maior a quantidade de água.

Para comandar o câmbio, utilizava-se duas solenóides que faziam o acoplamento mecânico:

A 1ª comandava o fluxo da bomba d'água, Circulação interna da máquina ou saida de água.

A 2ª comandava lavagem ou centrifugação, quando em centrifução acoplava uma enbreagem simples e freiava a hélice, quando em lavagem acoplava o movimento de vai-vem e freiava o cesto interno...

Ainda tinha algumas perfumarias como o contato de segurança da tampa, um fim de curso de 10A que usava o contato NA para ligar e desligar diretamente o timer... mas esse foi logo burlado pelas donas de casa para usar a máquina com a tampa aberta.. :lol: :lol:

Basicamente é esse o esquema. eu tenho a vista explodida da máquina em algum lugar.. se eu achar eu scanneio e posto..

Foi essa a minha contribuição, vou acompanhar o tópico agora.. se eu puder ajudar em mais alguma coisa...
phophollety
Dword

Mensagempor MTC » 06 Dez 2006 09:45

Bem, ja que o pressostato esta em pauta, estou necessitando medir o volume de um recipiente, basta saber qdo esta cheio e quando esta com o volume no minimo, atualmente estou usando sensores de boia com reed, mas é incomodo instalar dentro do reservatorio. A altura do liquido no reservatorio é de 80 cm, (volume total de 120L), pensei em usar um pressostato, porem tenho o problema que o reservatorio "hora" se encontra pressurizado com 1kgf de pressao, ai o pressostato será danificado....

Alguma sugestão de sensor de nivel nestas condicoes ????
MTC
Byte

Mensagempor phophollety » 06 Dez 2006 10:41

O mais seguro é sempre por massa... se você conseguir fazer um célula de carga será sempre o meio mais seguro.... não precisa ser com straing gauge tente com deformação de piezo, muitas balanças de precisão funcionam assim...
phophollety
Dword

Mensagempor andre_luis » 06 Dez 2006 12:55

Já fiz um sensor para água baseado em condutividade, apenas utilizando resistores de valor MUITO alto ( Megaohms ) conectado "diretamente" ao PIC.

O sensor consistia entao de 1 par de fio, tipo desses de energia elétrica.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor MTC » 06 Dez 2006 14:50

A opcao de condutividade esta descartada, pois trata-se de um fluido com baixa condutividade, alem de ter variações de condutividade dependendo da materia prima. A questão do sensor de massa imagino que seria semelhante ao uso de um transmissor de pressao, mas o problema consistem que a diferenca de nivel (70 cm entre cheio e o minimo) me dá aproximadamente 0,07atm de pressão por conta da coluna do liquido, para medir tal diferenca preciso de um sensor com membrana bem sensivel, e quando pressurizar o sistema danifico a membrana... ou será q entendi errado o sensor de massa ???? caso a ideia seja "pesar" todo o sistema, fica inviavel, pois o conjunto todo tem uns 180kg.
MTC
Byte

Mensagempor andre_luis » 06 Dez 2006 15:10

MTC escreveu:A opcao de condutividade esta descartada, pois trata-se de um fluido com baixa condutividade......

No caso, quanto menor a condutividade, mais eficiente seria o sistema, pois a condutividade da agua pura é muito alta, e isso me obrigou a usar resistores de valor muito alto.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 06 Dez 2006 15:17

sensor ultrasonico nao rola não ?
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor phophollety » 06 Dez 2006 20:46

Não sei da viabilidade do seu projeto, mas o sensor de massa sim, ele "pesa" o conjunto, não diretamente, é claro...

Através de deformação.. de mais detalhes sobre o seu equipamento e podemos imaginar alguma coisa...
phophollety
Dword

Mensagempor MTC » 07 Dez 2006 08:15

andre_teprom escreveu:
MTC escreveu:A opcao de condutividade esta descartada, pois trata-se de um fluido com baixa condutividade......

No caso, quanto menor a condutividade, mais eficiente seria o sistema, pois a condutividade da agua pura é muito alta, e isso me obrigou a usar resistores de valor muito alto.

+++

ok... mas continuo com o problema que o fluido tem variaçoes de condutividade ao longo do processo!!!
MTC
Byte

Mensagempor andre_luis » 07 Dez 2006 08:49

No meu caso, tinha de medir a agua desde a temperatura ambiente até o estado de quase-gelo, e a conditividade nesse caso variava de algus K's até centenas de Kohms. Eu usei - no pullup do divisor resistivo - um resistor na faixa de vários Mhoms. Ele ignorava o fato de variar a condutividade, pois eu lia o resusltado numa entrada Smith-trigger do PIC...

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor MTC » 13 Dez 2006 10:10

Bem, tenho os tanques em aço formato cilindrico, com 3 pés cada. Volume de cada tanque 200L, e peso do tanque vazio ~ 90Kg. A cada tanque está ligado 3 canos de aço carbono de 3/4 - 2 pela parte superior e 1 na inferior. Tbm temos motores com bomba centrifuga acoplado aos tanques atraves dos canos - que gera certa vibração. Com todo este trambolho será possivel adaptar um sistema de medida de variação de massa ????

Se alguem tiver experiencia/detalhes do assunto agradeco.

Abracos.
MTC
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos