NOssa.. quem diria que todas aquelas tardes perdidas encima da ,máquina de lavar roupa seriam úteis! eheh
As antigas tinham um câmbio, com 2 engrenagens dentro que faziam a inversão do sentido, aquele câmbio é muito resistente, ele praticamente não quebra... o motor utilizado era de 1/2HP da Marca Brasil Motores na série Brastemp Luxo...
O timer era basicamente mecânico, uma série de contatos que eram comandados por um disco rotativo, muito simples..
A entrada de água era comanda por uma valvula solenóide de baixo custo, (nem R$10,00 quando eu comprei..)
O pressostato era um contato reversível e atráves de uma manopla ajustava-se a carga da mola, quanto maior a carga maior a pressão e logo, maior a quantidade de água.
Para comandar o câmbio, utilizava-se duas solenóides que faziam o acoplamento mecânico:
A 1ª comandava o fluxo da bomba d'água, Circulação interna da máquina ou saida de água.
A 2ª comandava lavagem ou centrifugação, quando em centrifução acoplava uma enbreagem simples e freiava a hélice, quando em lavagem acoplava o movimento de vai-vem e freiava o cesto interno...
Ainda tinha algumas perfumarias como o contato de segurança da tampa, um fim de curso de 10A que usava o contato NA para ligar e desligar diretamente o timer... mas esse foi logo burlado pelas donas de casa para usar a máquina com a tampa aberta..
Basicamente é esse o esquema. eu tenho a vista explodida da máquina em algum lugar.. se eu achar eu scanneio e posto..
Foi essa a minha contribuição, vou acompanhar o tópico agora.. se eu puder ajudar em mais alguma coisa...