Dica sobre outro tipo de microcontrolador

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor alex1000 » 25 Abr 2009 19:55

Amigos voces me deram muitas sugestões , obrigado.
Então tenho que fazer mais algumas pergunta, peço já desculpas antecipadas.

Pelo visto as suas sugestões estariam entre Freescale, AVR e 8051.

Destes acima quais poderiam ser simulados no Proteus?

E quais os modelos "faz quase tudo "de cada um destes microcontroladores?

Eu vou te-los que compara-los com os PIC que eu conheço e já trabalhei que deram conta de vários de meus projetos:
PIC 16f628A e PIC16f877A
, fiz tudo que precisava com estes bichinhos. :D :D
alex1000
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 25 Abr 2009 20:34

Marcelo Samsoniuk escreveu:
fabim escreveu:Marcelo...
a não ser que esteja sendo sarcastico.
Apague isso aí, caso contrário, este tópico vai virar um vietinan...
fabim

que venham entao os malditos americanos! eu estou com milhares de chinas com AK47 esperando para banhar as selvas vietnamitas com o sangue dos malditos capitalistas! :D .....

Parece que clonaram o Marcelo Sansoniuk :D
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 26 Abr 2009 01:35

veja bem... eu nao posso pedir para um cliente trocar uma solucao que esta funcionando formalmente a 20 anos por uma solucao que disseram que esta funcionando bem a 2 anos. os sistemas *sao* muito complexos para migrar e eu tenho que minimizar os riscos para o cliente. se o novo fornecedor nao consegue sequer garantir o que o fornecedor atual jah consegue, fica mais dificil ainda.

proex escreveu:Estranho Marcelo, vc dizer tudo isso do Arm da Npx. Tenho usado ele intensamente esses ultimos 2 anos em projetos complexos e nunca encontrei problema algum, nenhma dificuldade com esse core.

Mas nao é coisa pra quem esta começando.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor proex » 26 Abr 2009 06:09

Uma solução que esta funcionando a 20 anos???

Nossa, deve ser uma coisa bem especifica e dedicada, exclusiva e excepcional.

Sinceramente nao sei como o fabricante dessa solução ainda consegue estar ativo no mercado suportando a evolução da sua concorrencia.

Vejo a evolução que aconteceu na eletronica nesses 20 ultimos anos e fico imaginando quantas oportunidades de aprimorar esse produto essa empresa perdeu.

Bem, devo estar falando bobagens pois afinal nem sei do que se trata.
proex
Dword

Mensagempor Sergio38br » 26 Abr 2009 11:08

Interesssante, então não devo confiar na freescale para utilizar os arms de sua fabricação.

[ ]`s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor xultz » 26 Abr 2009 11:33

Mudar de PIC prá ARM7 nem é um passo tão grande assim, não. É meio doloroso? É, mas é suportável, mas é quase como sair da caverna de Platão...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 26 Abr 2009 12:03

xultz escreveu:Mudar de PIC prá ARM7 nem é um passo tão grande assim, não. É meio doloroso? É, mas é suportável, mas é quase como sair da caverna de Platão...

Essa da caverna de platão foi muito boa mesmo
kkkkkkkkk

só pra complementar, quem num sabe sobre a parábola da caverna pode ver aqui: http://www.palavrasiluminadas.com/motivacao/167.html
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 26 Abr 2009 15:48

mas eh exatamente esse o ponto! :)

eu estou hoje *usufluindo* dos 20 anos de evolucao tecnologica:

a 20 anos atras era comum fabricantes selecionarem processadores 680x0 para trabalharem com perifericos de telecomunicacao, como o controlador HDLC HD64570 e o controlador ethernet AM7990. a motorola identificou essa necessidade e produziu em 1990 o primeiro controlador de comunicacoes deles, que integrava um core 680x0, controlador HDLC e outras funcionalidades. mais tarde eles incluiram no produto um controlador ethernet e, mais tarde, eles lancaram o primeiro controlador de comunicacoes com um core powerpc. a ultima geracao deste controlador de comunicacoes possui 8 cores powerpc e suporta gigabit ethernet, atm, hdlc, etc.

portanto, se eu trocar um powerpc por um arm hoje, eu perco toda a evolucao dos ultimos 20 anos e volto e volto na epoca em que se adicionava controladores externos ao processador! :)

proex escreveu:Uma solução que esta funcionando a 20 anos???

Nossa, deve ser uma coisa bem especifica e dedicada, exclusiva e excepcional.

Sinceramente nao sei como o fabricante dessa solução ainda consegue estar ativo no mercado suportando a evolução da sua concorrencia.

Vejo a evolução que aconteceu na eletronica nesses 20 ultimos anos e fico imaginando quantas oportunidades de aprimorar esse produto essa empresa perdeu.

Bem, devo estar falando bobagens pois afinal nem sei do que se trata.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 26 Abr 2009 16:28

pois eh, eu nao confiaria tambem... os imx da freescale atuam no mesmo segmento dos antigos dragonball e eles eram usados em grande volume em pdas, telefones e outros produtos de consumo. quando ficaram obsoletos, sua producao simplesmente se encerrou e deixou um monte de fabricantes pequenos na mao. a freescale parece estar tentando marketar o imx para outros segmentos de modo a tentar garantir um ciclo de vida maior para os imx quando eles se tornarem obsoletos. jah vi outros 3 fabricantes de arm fazerem o mesmo, mas francamente, sera que o preco vai ficar tao bom daqui 5 anos quando eles estiverem obsoletos, os volumes gigantescos cairem e apenas eu estiver usando? nao sei nao...

Sergio38br escreveu:Interesssante, então não devo confiar na freescale para utilizar os arms de sua fabricação.

[ ]`s
Sergio
msamsoniuk
Dword

Mensagempor alex1000 » 26 Abr 2009 18:07

pessoal interessante a discussão mas infelizmente muito acima do meu presente nivel tecnico.
Então gostaria que indicassem o microcontrolador visando um softwre de simulação como o Proteus no qual eu posso utilizar.
um outro parametro que poderia me ajudar a optar por um microcontrolador seria se há algum no mercado que poderia se comunicar com computadores através de uSB embutido. Issto existe ou estou falando besteira?
Se positvo o bichinho seria caro?
alex1000
Byte

Mensagempor Rodrigo_P_A » 26 Abr 2009 18:11

alex1000 escreveu:pessoal interessante a discussão mas infelizmente muito acima do meu presente nivel tecnico.
Então gostaria que indicassem o microcontrolador visando um softwre de simulação como o Proteus no qual eu posso utilizar.
um outro parametro que poderia me ajudar a optar por um microcontrolador seria se há algum no mercado que poderia se comunicar com computadores através de uSB embutido. Issto existe ou estou falando besteira?
Se positvo o bichinho seria caro?

Tem Freescale HCS, Coldfire, PIC, AVR, 8051 com USB, aí vai do gosto cara.

Você sabe linguagem C ? Se não sabe, eu sugiro que você estude esta linguagem, dessa forma a migração de uma determinada tecnologia para outra se torna mais fácil e seu programa em C, fica mais portável, pois não depende muito da plataforma usada, diferente de quando se usa Assembler.

escolha um, e comece a usar, se você não sabe C, estude.

Desculpe, retificando, vi que você sabe linguagem C, então num é complicado mudar de plataforma.
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor alex1000 » 26 Abr 2009 18:26

rodrigo sei o suficiente para tocar meus programas. Obrigado pela dica , mas eu esperava um " dá uma olhada no Xalgumacoisanumerotal.
Só para facilitar".
alex1000
Byte

Mensagempor Rodrigo_P_A » 26 Abr 2009 18:52

alex1000 escreveu:rodrigo sei o suficiente para tocar meus programas. Obrigado pela dica , mas eu esperava um " dá uma olhada no Xalgumacoisanumerotal.
Só para facilitar".

entendi, mas pelo que eu vejo isso é meio pessoal hehe, eu usaria ARM NXP , Freescale tem uma linha desde chips de US$1,00 até ARMs, e power PC então fica complicado indicar.

é Assim: Freescale eu já vi que tem uns modelos em lojas da santa ifigenia, esses 8051 também, e parece que tem 8051 que grava pela porta serial, AVR eu num conheço nada.

dá uma olhada no site dos fabricantes, e veja a especificação do que você acha mais interessante para sua aplicação
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor xultz » 27 Abr 2009 08:54

Alex, o Proteus emuça os ARM7 da NXP, ainda defendo que é um bom começo...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor ze » 27 Abr 2009 16:46

amigo dá uma olhada então nos attinyXX em substituição aos pic16F6xx e os atmegaXX aos pic16f87X. como já mencionado, fazem muito (+) por muito (-). só não sei dizer com relação à imunidade a ruídos que por 2 motivos também creio ser superiores ao pic:
1-o pic é meio emo pra ruídos. mesmo! tanto é que a microchip sempre apresenta nos seus simpósios o item "tecnicas pra robustez EMC-EMI...e escambal". +1 ex. prático: um cliente se recusa a usar os ci´s família "A" devido a sensibilidade.
2-tem estabilizador de voltagem que usa attiny com fonte "rabo quente" (usa trafo, mas não isolado) o que comprova sua musculatura superior
algum idiota qualquer pode lhe dizer que se seguir as recomendações de layout e etc o pic pode ser robusto e blá blá blá o que pode não ser totalmente errado, mas...

ah, e o proteus os simula.

O gravador a seguir funcionou 100% prum attiny25 (com mínimas e óbvias adaptações pra transitores BC)
http://elm-chan.org/works/avrx/report_e.html
os legais dele:
-grava alguns pic24 também
-tem o cod aberto: com tempo e paciência podes adaptar pra outros uc´s. (talvez o autor tenha usado o gcc)
-super enxuto e sem frescuras (afinal é só no prompt do dos)
-detecta o uC.
como é de prompt de comando, se tiveres muita juventude acumulada (como eu) não verás problema algum.
abç
ze
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para PIC