Como ter um carro elétrico no Brasil?

Forum sobre fontes alternativas de energia, como Solar, Eolica, etc...

Moderador: 51

Como ter um carro elétrico no Brasil?

Mensagempor joao » 10 Mai 2009 15:18

Ola a todos!!!
Faz tempo que não faço perguntas por aqui, mas hoje me veio esta questão e gostaria da opinião de vocês.

Eu gostaria de comprar um carro no Brasil, que fosse elétrico.
Até hoje vi somente 2 modelos no Brasil(Um palio e um Reva) mas nenhum está a venda, até onde eu consegui pesquisar.
Então, mudo um pouco a minha pergunta para: Como mudar um carro a gasolina para eletrico?
Sei que o primeiro passo é retirar o motor, tanque e escapamento. Dai o que faria é colocar as baterias no lugar do estepe e mais um pouco do porta malas e dai colocar o motor.
Mas qual motor? Aonde comprar? Como colocar(Coloco 1 apenas ou 2, um para cada roda)?

São mais perguntas filosoficas do que realmente praticas, jah que nao tenho como tentar fazer isso agora, mas acho util esta discussão. Logo, qualquer resposta é válida! :)

Eu sei que em portugal, o pessoal está conseguindo fazer esssa mudanças, mas é que na europa não é tão impossível achar o material necessário. Se conseguir achar novamente o site no qual eu li sobre isso, eu posto aqui.

[]'s
Como já diria um grande amigo: Só sei que nada sei!!!
joao
Byte

Mensagempor enigmabox » 10 Mai 2009 17:53

Joao,

Nestes dias vi uma reportagem na TV paga, de um cara que pegava carros velhos e convertiam em eletricos.
No lugar do motor a explosão frontal, era colocado um motor brushless com redutor que dava um bom torque. Na parte traseira do carro, onde vai o tanque e o estepe, as baterias. Eram usadas baterias convencionais, mas varias ligadas em serie para produzir energia necessaria para o motor.
Autonomia de 200km e tinha uma boa arrancada, melhor que um carro de mesma potencia com motor a explosão.
Um dos problemas , era o espaço ocupado pelas baterias e tempo de carregamento que é lento.
Lembro de alguns anos atras, em curitiba, que tinha alguns carros Uno eletricos, que estavam andando pelo centro da cidade, em um projeto experimental. Para usar, tinha que alugar o caixote de 4 rodas...
enigmabox

Mensagempor albertorcneto » 11 Mai 2009 05:01

To acompanhando esse projeto a um tempo e acho interessante.

So trocaria algumas coisas:

* Usaria freio electromagnetico ao inves do normal freio a vacuo (e abrasivo) com regeneracao
* Usaria baterias normais de automoveis. Sao de facil manutencao, baratas, duradouras e os problemas delas sao superaveis com um bom desenho.

http://www.evdrive.com/BMW_project/ProjectBMW.html
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Mensagempor joao » 11 Mai 2009 07:29

Então...
Está bem difícil de achar o site portugues, mas pelo menos eu vi que lá em portugal o pessoal está fazendo essas mundanças. Mas aqui eu não acho em nenhum lugar o motor para comprar, por exemplo. Ou ainda, um projetinho caseiro de alguém que tenha feito no Brasil.

Alberto,
Apenas para entender melhor: Você falou em usar baterias de carro, mas pelo o que eu entendi, eu tenho que ter alta voltagem para poder gerar o motor. Algo em torno de 300V. Então, para isso, eu teria que ter 25 baterias de carros para gerar isso? Dai vai ser um monte de bateria atrás! Porém, com certeza a autonomia iria ser bem maior.

E tem como vc falar mais sobre esse freio eletromagnético? Fiquei interessado sobre ele.

[]'s
joao
Byte

Mensagempor enigmabox » 11 Mai 2009 07:37

Joao,

Como o motor eletrico é menor, pode ser colocados baterias na frente também. Assim não deixa todo o peso na parte traseira do carro.
enigmabox

Mensagempor albertorcneto » 11 Mai 2009 10:01

As baterias de chumbo acido normais tem sua vida util prolongada se a sua carga for mantida entre 40% e 100% (se nao me falha a memoria). Entao, voce teria que ter o dobro de baterias, comparadas com baterias convencionais, no minimo. Isso eh uma tremenda desvantagem, que eh compensada pelo preco bem menor das baterias, sua vida util maior e essas baterias nao sao tao criticas.

Voce nao precisa ter tudo isso de baterias, basta ter um conversor DC/DC. Mas esse conversor tem que ter uma alta eficiencia, senao nao compensa. Voce nao precisa fazer um conversor parrudao pra toda a potencia do banco de baterias. Pode fazer um pra cara bateria. Acredito que muitos conversores pequenos sai mais em conta que um grandao. E mais facil de fazer tambem. Mas fazer um conversor eh uma coisa. Fazer um controle pra motor eletrico pra carro eh outra. Um motor precisa de ter resposta rapida, o que essas baterias nao ajudam.

O freio electromagnetico, com frenagem regenerativa, funciona assim: um motor funciona como motor e gerador, dependendo de como ele eh controlado. Entao, nas freiadas ele funciona como um gerador, gerando energia de volta pras baterias a partir da energia cinetica do carro. Com isso ele vai parando o carro. Mas so isso nao faz o carro parar. Se voce colocar o motor pra funcionar no sentido inverso da rotacao dele, ele para por completo. Uns calculos meus aproximados dizem que da pra reduzir de 20% a 40% a energia necessaria com essa frenagem regenerativa.

O ideal seria usar motores de ima permanente, mas voce pode achar esses motores em empresas que mexem com motores industriais. Acho que um motor de 50 KW da pro gasto.

joao escreveu:Então...
Está bem difícil de achar o site portugues, mas pelo menos eu vi que lá em portugal o pessoal está fazendo essas mundanças. Mas aqui eu não acho em nenhum lugar o motor para comprar, por exemplo. Ou ainda, um projetinho caseiro de alguém que tenha feito no Brasil.

Alberto,
Apenas para entender melhor: Você falou em usar baterias de carro, mas pelo o que eu entendi, eu tenho que ter alta voltagem para poder gerar o motor. Algo em torno de 300V. Então, para isso, eu teria que ter 25 baterias de carros para gerar isso? Dai vai ser um monte de bateria atrás! Porém, com certeza a autonomia iria ser bem maior.

E tem como vc falar mais sobre esse freio eletromagnético? Fiquei interessado sobre ele.

[]'s
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Mensagempor brasilma » 11 Mai 2009 10:28

Aqui vc encontra carros e motos: http://www.brinquedosbandeirante.com.br ... 3%A9tricos, seus filhos vão adorar.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor gordomlm1 » 11 Mai 2009 10:42

http://www.gurgel800.com.br/adaptacoes/superminieletrico/

Este é para o pai brincar!

Abraços

Maury
gordomlm1
Nibble

Mensagempor xultz » 11 Mai 2009 11:25

As baterias de chumbo-ácido são desvantajosas em vários aspectos, principalmente no quesito ambiental, quem vem pegando forte ultimamente. Porém a relação quantidade de carga/volume*peso da bateria fazem dela uma das piores baterias no mercado. O que ainda faz ela ser interessante é o custo inicial, mas se pensar em quanta energia você vai gastar só para transportá-las no carro (comparado com baterias mais leves com mesmo Q), vai acabar concluindo que uma bateria de tecnologia diferente pode ser mais interessante.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor brasilma » 11 Mai 2009 11:59

Brincar mesmo Gordom, isso não é viável de forma alguma, nem do pto de vista econônimo, nem do ecológico, essa porcaria não anda, não possui autonomia, não tem mais porta-malas, demora para recarregar e dentro de pouco tempo vai produzir uma grande quantidade de lixo tóxico.

Carro elétrico ecológico na minha opinião é com célula de combustível.
brasilma
Dword

Mensagempor joao » 11 Mai 2009 12:18

Brasilma,

O que eu entendo por celulas de combustivel(ou seja, quase nada) é você pegar água, fazer a eletrólise e transformar em hidrogenio e acionar o motor através disso.
Isso está correto?

Se sim, teria algum projeto caseiro para carro que vc já chegou a ver?
Sei que vamos precisar de bastante energia para quebrar as moléculas de água, que até onde eu imagino, serão através das baterias... Eu teria então menos baterias? É essa a idéia de células de combustível?

Ou então seria você andar diretamente com o gás de hidrogenio no lugar do gás de hoje em dia?

[]'s
joao
Byte

Mensagempor albertorcneto » 11 Mai 2009 12:25

xultz,

Talvez ate existam outras baterias que eu nao conheca, em termos de tecnologia, mas as melhores baterias existentes hoje, litio-ion, nao acho que sejam boas pra essa aplicacao. Para que a vida util delas seja maximizada, elas tem que ser armazenadas com carga em 40%. Isso eh pessimo pra aplicacao de carro eletrico.

Agora so uma coisa pra todo mundo pensar. E quem puder adicionar alguma coisa a discussao seria bem vindo (Samsoriuk, voce que eh fisico talvez possa melhorar ainda mais essa discussao):

Um tanque de gas GNV normal de 7,5 m3 a 200 bar, se for enchido somente de ar, tem energia equivalente a quase 58 baterias de 12V 60Ah. Isso eh mais da metade da energia quimica que o proprio gas possui. Ainda que hajam perdas grandes pra converter isso em energia eletrica, talvez valha mais a pena. O problema seria ter um compressor de 200 bar em casa.

xultz escreveu:As baterias de chumbo-ácido são desvantajosas em vários aspectos, principalmente no quesito ambiental, quem vem pegando forte ultimamente. Porém a relação quantidade de carga/volume*peso da bateria fazem dela uma das piores baterias no mercado. O que ainda faz ela ser interessante é o custo inicial, mas se pensar em quanta energia você vai gastar só para transportá-las no carro (comparado com baterias mais leves com mesmo Q), vai acabar concluindo que uma bateria de tecnologia diferente pode ser mais interessante.
albertorcneto
Byte

Mensagempor brasilma » 11 Mai 2009 13:00

João o "X" da questão ecológica é como armazenar energia e as baterias que dispomos hoje não são uma solução "legal".

Com o hidrogênio ou os combustíveis vegetais isto é muito mais simples e ecológico.

O hidrogênio pode vir de muitas fontes, e a questão ecológica fica por conta da fonte de energia utilisada para gerá-lo, se usar energia hidroelétrica, solar, eólica, térmica, ou qualquer outra fonte renovável, é ecologicamente correto.

Qto ao motor, existem em São Paulo existem alguns onibus piloto, rodando com ele. Veremos uma série de produtos nos próximos anos funcionando a base desse combustível.

O hidrogênio ao lado da Fusão Nuclear prometem ser o futuro energético da humanidade.
brasilma
Dword

Mensagempor joao » 12 Mai 2009 05:49

Mas Brasilma,

O que eu tava pensando era eu poder fazer uma modificação caseira em casa, para poder não usar mais gasosa.
Mas pelo o que eu entendi, a célula combustiveis ainda estão em testes, mas não é possível de se fazer em casa isso.

E Se alguém puder tirar uma dúvida eu agradeço.
Eu sei que fazendo eletrólise da água eu consigo hidrogenio. Porém, a energia gasta é muito, mas muito maior do que a energia gerada. Então, este é o problema no momento, certo?

O que eu gostaria de saber é quanto que seria necessário de energia para se conseguir "fabricar" hidrogenio suficiente para ser usado no carro de modo que ele ande apenas com a eletrólise. Veja bem, não estou dizendo que é possível fazer, mas o que eu queria fazer é alguma resposta deste tipo: a 24V com 5A é possível gerar hidrogenio suficiente.

Será que dai não seria possível criar um híbrido aonde você teria ainda várias baterias para conseguir essa energia necessária, mas não tantas quanto ao carro elétrico, e que de noite você apenas colocasse água e ainda carrega-se as baterias? A diferença poderia ser na quantidade de baterias necessárias que precisariam ser utilizadas dai.

Bom, é apenas uma idéia filosófica... :D

[]'s
joao
Byte

Mensagempor albertorcneto » 12 Mai 2009 07:33

Joao,

Celula de combustivel tem uma eficiencia baixissima. E o segredo esta numa membrana que nao se fabrica em qualquer lugar do Brasil (pelo menos que eu saiba).

Dependendo do tanto de $$$ que voce esta disposto a gastar, eu sugeriria entao um banco de baterias de ions de litio. Voce pode entao colocar todas em serie/paralelo de forma a ter 180V. E ligar isso em um inversor de frequencia e um motor AC ou ligar em um motor DC direto. Eh o jeito mais facil, mas nao o mais eficiente. Se for pra desenvolver um pouquinho o projeto, seria possivel conseguir atingir uma autonomia maior.

Eu tambem tenho interesse em ter esse know-how. Entao, se voce quiser, nos podemos trocar alguns emails e posso te passar o que eu ja pesquisei sobre isso. Entao voce vai fazendo as modificacoes no seu carro e me passa o feedback. O que voce acha?

joao escreveu:Mas Brasilma,

O que eu tava pensando era eu poder fazer uma modificação caseira em casa, para poder não usar mais gasosa.
Mas pelo o que eu entendi, a célula combustiveis ainda estão em testes, mas não é possível de se fazer em casa isso.

E Se alguém puder tirar uma dúvida eu agradeço.
Eu sei que fazendo eletrólise da água eu consigo hidrogenio. Porém, a energia gasta é muito, mas muito maior do que a energia gerada. Então, este é o problema no momento, certo?

O que eu gostaria de saber é quanto que seria necessário de energia para se conseguir "fabricar" hidrogenio suficiente para ser usado no carro de modo que ele ande apenas com a eletrólise. Veja bem, não estou dizendo que é possível fazer, mas o que eu queria fazer é alguma resposta deste tipo: a 24V com 5A é possível gerar hidrogenio suficiente.

Será que dai não seria possível criar um híbrido aonde você teria ainda várias baterias para conseguir essa energia necessária, mas não tantas quanto ao carro elétrico, e que de noite você apenas colocasse água e ainda carrega-se as baterias? A diferença poderia ser na quantidade de baterias necessárias que precisariam ser utilizadas dai.

Bom, é apenas uma idéia filosófica... :D

[]'s
albertorcneto
Byte

Próximo

Voltar para Fontes de energia alternativa