As baterias de chumbo acido normais tem sua vida util prolongada se a sua carga for mantida entre 40% e 100% (se nao me falha a memoria). Entao, voce teria que ter o dobro de baterias, comparadas com baterias convencionais, no minimo. Isso eh uma tremenda desvantagem, que eh compensada pelo preco bem menor das baterias, sua vida util maior e essas baterias nao sao tao criticas.
Voce nao precisa ter tudo isso de baterias, basta ter um conversor DC/DC. Mas esse conversor tem que ter uma alta eficiencia, senao nao compensa. Voce nao precisa fazer um conversor parrudao pra toda a potencia do banco de baterias. Pode fazer um pra cara bateria. Acredito que muitos conversores pequenos sai mais em conta que um grandao. E mais facil de fazer tambem. Mas fazer um conversor eh uma coisa. Fazer um controle pra motor eletrico pra carro eh outra. Um motor precisa de ter resposta rapida, o que essas baterias nao ajudam.
O freio electromagnetico, com frenagem regenerativa, funciona assim: um motor funciona como motor e gerador, dependendo de como ele eh controlado. Entao, nas freiadas ele funciona como um gerador, gerando energia de volta pras baterias a partir da energia cinetica do carro. Com isso ele vai parando o carro. Mas so isso nao faz o carro parar. Se voce colocar o motor pra funcionar no sentido inverso da rotacao dele, ele para por completo. Uns calculos meus aproximados dizem que da pra reduzir de 20% a 40% a energia necessaria com essa frenagem regenerativa.
O ideal seria usar motores de ima permanente, mas voce pode achar esses motores em empresas que mexem com motores industriais. Acho que um motor de 50 KW da pro gasto.
joao escreveu:Então...
Está bem difícil de achar o site portugues, mas pelo menos eu vi que lá em portugal o pessoal está fazendo essas mundanças. Mas aqui eu não acho em nenhum lugar o motor para comprar, por exemplo. Ou ainda, um projetinho caseiro de alguém que tenha feito no Brasil.
Alberto,
Apenas para entender melhor: Você falou em usar baterias de carro, mas pelo o que eu entendi, eu tenho que ter alta voltagem para poder gerar o motor. Algo em torno de 300V. Então, para isso, eu teria que ter 25 baterias de carros para gerar isso? Dai vai ser um monte de bateria atrás! Porém, com certeza a autonomia iria ser bem maior.
E tem como vc falar mais sobre esse freio eletromagnético? Fiquei interessado sobre ele.
[]'s
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams