Imagem Termica

Programação C em geral

Moderadores: 51, guest2003

Imagem Termica

Mensagempor Diego_Oliveira » 19 Jun 2009 16:50

Bom estava precisando gerar uma imagem termica.

Digamos assim eu possuo as temperarturas sei a posição dos sensores, E presiso gerar uma imagem termica a partir disso. A ideia inicialseria para um Silo de amazenamento de grãos.

Programo em Visual Basic e C#.

Gostaria de saber se alguém ja fez algo do tipo ou sabe c existe algum componente para fazer isso, ou alguma forma de se fazer isso.

Também não presisa ser necesariamente em C# ou basic, posso me adaptar dependendo...

Grato!
Diego_Oliveira
Nibble

Mensagempor joao » 19 Jun 2009 18:21

Ola,

O que você está recebendo do resultado dessas temperaturas e dos sensores?
Pergunto isso porque ainda não consegui ver nenhuma ligaçào entre esses sensores e o que você está querendo fazer...
Quem vai te fornecer a imagem dos grãos dentro do Silo? Ou você na verdade quer apenas fazer uma leitura termica, mas não uma imagem térmica?
Se for uma imagem térmica, chutaria que você de um sensor específico para isso. Porque você precisaria receber a imagem termica. Acho que não tem como você fazer uma imagem térmica, usando uma imagem comum e alguns sensores.
Se for apenas uma leitura termica, dai acho que rola de você fazer as leituras(depende de como vc tem a leitura desses sensores.) E simular um silo com esses valores. Gerando dai uma média da temperatura encontrada.

Explica mais para o pessoal poder te ajudar...

[]'s
Como já diria um grande amigo: Só sei que nada sei!!!
joao
Byte

Re: Imagem Termica

Mensagempor EvandroPic » 19 Jun 2009 21:04

Diego_Oliveira escreveu:Bom estava precisando gerar uma imagem termica.

Não acho que seja isso mas quando se fala em imagem térmica é o que me vem a mente:
Imagem
Imagem termográfica de um gato, obtida a partir de um equipamento FLIR.

O FLIR (do inglês "Forward Looking Infra-Red" - algo como "infravermelho olhando para a frente" - ou sensor de visão frontal infravermelha, é um dispositivo que detecta a radiação infravermelha emitida por objetos "quentes" (ou seja, que emitem ondas de radiação infravermelha. Usam portanto a energia térmica emitida para formar, com a ajuda de um processador digital, imagens tridimensionais dos objetos observados, criando uma espécie de "retrato térmico" dos mesmos em tempo real, podendo ser usados para ajudar a pilotos e motoristas dirigir seus veículos na escuridão da noite ou na névoa ou ainda detectar objetos providos de calor contra um fundo frio, quando é impossível a percepção visual dos mesmos, como em noites completamente escuras ou locais cobertos pela fumaça, possuindo óbvias aplicações militares.

...

http://pt.wikipedia.org/wiki/FLIR

Imagem
Imagem
EvandroPic
Byte

Re: Imagem Termica

Mensagempor andre_luis » 19 Jun 2009 22:04

Evandro,

Se voce já possui uma quantidade de amostras suficientes para constituir um objeto 3D, sugiro iniciar com o MATLAB que possui um excelente Toolbox para processamento e representaçao de imagens.

Depois, converte o código .m para o formato .C

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor EvandroPic » 19 Jun 2009 22:13

Opa... André, você quis dizer Diego né? :lol:
EvandroPic
Byte

Mensagempor Diego_Oliveira » 19 Jun 2009 23:39

joao escreveu:Ola,

O que você está recebendo do resultado dessas temperaturas e dos sensores?
Pergunto isso porque ainda não consegui ver nenhuma ligaçào entre esses sensores e o que você está querendo fazer...
Quem vai te fornecer a imagem dos grãos dentro do Silo? Ou você na verdade quer apenas fazer uma leitura termica, mas não uma imagem térmica?
Se for uma imagem térmica, chutaria que você de um sensor específico para isso. Porque você precisaria receber a imagem termica. Acho que não tem como você fazer uma imagem térmica, usando uma imagem comum e alguns sensores.
Se for apenas uma leitura termica, dai acho que rola de você fazer as leituras(depende de como vc tem a leitura desses sensores.) E simular um silo com esses valores. Gerando dai uma média da temperatura encontrada.

Explica mais para o pessoal poder te ajudar...

[]'s

Eu entendi o que você quis dizer quando falou quenão há ligação entre os sensores e as temperaturas enfim...

Eu não dei muitas informaçoes do que eu estava querendo...no caso eu estava imajinando assim:

Ao inves de uma "imagem termica", uma imagem que ilustrace de forma grafica, semelhante a uma "imagem termica" a temperatura da massa do grão armazenado, baseada nas temperaturas recolhidas pelatermometria do silo.

Observem as imagens deste fabricante:

http://www.widitec.com.br/?set=ver_produto&id=12
http://www.widitec.com.br/?set=ver_produto&id=47

Seria basicamente isso, baseado nas temperaturas fornecidas pela termometria, produzir uma imagem semelhante a uma "imagem termica".

Não sei c fui claro agora ?

Grato!
Diego_Oliveira
Nibble

Mensagempor msamsoniuk » 20 Jun 2009 01:13

eu jah fiz algo parecido com o que vc falou, mas usando informacoes meteorologicas da NOAA para gerar imagens termicas do planeta. estas informacoes meteorologicas eram provenientes de boletins meteorologicos de milhares de aeroportos em todo o mundo, contendo a localizacao geografica, temperatura e outras informacoes, enviadas ao mesmo tempo para um repositorio central no NOAA.

decodificando as informacoes geograficas, eu tinha os pontos exatos no mapa e atribuia uma cor para cada temperatura. o grande problema nesse caso era preencher os buracos: se os termometros fossem todos espacados corretamente, bastaria usar eles como vertices de quadrados, onde cada vertice seria uma temperatura e teria uma cor. usando entao um algoritmo de shading como o gouraud, poderia criar um degrade entre as diferentes cores do vertice e obter uma "imagem termica".

no meu caso, como os vertices eram todos espalhados aleatoriamente, nao consegui criar um mecanismo capaz de criar os poligonos para construir a imagem e fiquei parado nos pontos dispersos mesmo. mas alem da "imagem termica", eu conseguia imagens de pressao, velocidade do vento, ponto de orvalho, visibilidade e outras informacoes variadas... talvez um dia eu tenha futuro como meteorologista hahaha :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Diego_Oliveira » 22 Jun 2009 13:36

Não tem algum link com informaçoes de como fazer este tipo de tarefa, algúm link que tenha lhe ajudado a fazer isso ...
Diego_Oliveira
Nibble

Voltar para Visual C++/C/C++/C#