Duas variáveis(nível e temp) pelo mesmo condutor?

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Duas variáveis(nível e temp) pelo mesmo condutor?

Mensagempor Haroldo Coelho » 22 Jul 2009 11:51

Estou encucado com um instrumento que nos foi enviado para reparo. Na verdade estou ainda tentando entender.

Trata-se do seguinte:
É um instrumento portátil, alimentado por bateria de 9 V, que serve para o operador medir nível e temperatura de óleo em tanque. Utilizado em navios petroleiros.

Princiío de operação: O operador desce no tanque uma sonda( pesada, tipo cilindro de inox de 11/2" e 30 cm de comprimento) e esta sonda é interligada ao indicador por meio de uma FITA MÉTRICA.
(Essa fita métrica tem tres condutores isolados eletricamentes e contra ataques químicos de hidro-carbonetos.)

Pois bem: Ao chegar na superfície do óleo, o instrumento indicador/receptor emite BIPS indicando que oleo foi alcançado. Agora o oprerador simplesmente lê na FITA MÉTRICA a altura do espaço vazio..e descontando ese valor tem então a altura do oleo no Tanque.

O princípio de medição é ULTRASOM e ainda tem a particularidade de se a SONDA encontrar água...O BIP tem uma frequencia diferente.

OUTRA FUNção: mEDIR TEMPERATURA DO ÓLEO.
No instrumento indicador/receptor tem uma chave seletora de duas posições: NÍVEL E TEMP. Se estiver para temperatura, a temperatura do óleo é amostrada num DISPLAY de LCD simples, tipo 2x16.

O QUE ESTÁ ME ENCUCANDO:

A sonda que desce no tanque tem circuitos eletronicos que medem o nível por ultra som e a temperatura deve ser por LM35 ou algo semelhante, mas acho que é analógico o sinal.. A FITA MÉTRICA especial tem apenas 3(TRES) CONDUTORES. Um é o positivo de bateria, outro o negativo e apenas mais um terçeiro fio condutor.

A PLACA ELETRONICA do RECEPTOR/INDICADOR tem componentes comuns, nada micro-processados.

tem apenas 3 CIS( fora um inversor 7660). Tem um LM10( amplificador e fonte de referencia de tensão), tem um AD625( que acho que é o amplficador do sensor de temperatura) e tem um 7660, que é um oscilador para o BIP do alarme.

FICO IMAGINANDO COM PODE NUM MESMO FIO CHEGAR INFORMAÇÃO DE NÍVEL E DE TEMEPERATURA E SER SELECIONADO POR UMA CHAVE SELETORA DE 2 POSIÇÕES E 6 PÓLOS.

Bem...acho que me excedí no texto e se alguem tiver a curiosidade de ler, entender e opinar...agradeço.

O site do fabricante do instrumento vem a seguir:

http://www.enraftanksystem.com/default. ... &miID=4560

Existem dezenas desses...aprox 2 em cada navio sendo 50 navios...

E são caríssimas as péças sobressalentes: Num outro site deles está escrito:
SENSOR: U$ 1.100,00 dólares
REcEPTOR/INDICADOR: U$ 1.70,00 dólres
FITA: u$ 700,00 dólares...

Vamos fazer pra vender...
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 22 Jul 2009 16:09

Ele não mede o Nível pelo complimento da fita que desenrolou ?
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 22 Jul 2009 17:08

Não Djalma. Como relatado. A FITA é inerte. Os tres condutores são protegidos com um plástico especial, resistente a ataques de Hidrocarbonetos.

Essa FITA claro não existe no BRASIL e de vez em quando ela se rompe e tem que ser importada nova. Ela tem 30 m, com subdivisão de 1,0 em 1,0 mm.

É muito parecida com uma FITA Métrica, só que de cada lado corre dois fios condutores e um plástico recobrindo tudo.

Além dos dois condutores temos o terçeiro condutor que é a própria fita. entendeu?

Por essa fita temos então a alimentação do sensor e informação se o sensor está na Água no AR ou no ÓLEO e a temperatura do meio.
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor Haroldo Coelho » 22 Jul 2009 17:18

Creio que fazer um sensor de nível por ultra som dá até para fazer...tem muita literatura pra isso e creio dispor de toda a aparelhagem. Fazer um transmissor de temperatura também...
Agora enviar essas informações quase simultaneamente por um mesmo condutor e coletar via uma chavinha...é complicado.

Como é que o gringo fez isso com eletronica convencional no medidor....

Se tivesse tempo eu levantaria o esquema...vamos ver.
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor MOR_AL » 22 Jul 2009 17:40

Bom. Só vejo (tem) três possibilidades para o sinal:
1) Multiplexação no tempo.
2) Multiplexação na frequência.
3) Multiplexação no tempo E na frequência.

MOR_AL
Em tempo: "Talvez não seja necessário entender o que está ocorrendo neste aparelho, para fazer um outro que possua as mesmas funções!!!"
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 22 Jul 2009 19:09

E aí MORAL...quanto cobras pra nos fazer um circuito desse. Uns 1000,00(Mil REAL) dá pra pagar. Material deixa comigo.
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor Haroldo Coelho » 22 Jul 2009 21:01

Tem diversos circuitos de medição por ultra som, inclusive com PIC. Com muita informação. 1/3 do caminho andado.

http://www.interq.or.jp/japan/se-inoue/e_psrm.htm
Haroldo Coelho
Byte

Re: Duas variáveis(nível e temp) pelo mesmo condutor?

Mensagempor EvandroPic » 22 Jul 2009 22:59

Haroldo Coelho escreveu:No instrumento indicador/receptor tem uma chave seletora de duas posições: NÍVEL E TEMP. Se estiver para temperatura, a temperatura do óleo é amostrada num DISPLAY de LCD simples, tipo 2x16.

A PLACA ELETRONICA do RECEPTOR/INDICADOR tem componentes comuns, nada micro-processados.
tem apenas 3 CIS( fora um inversor 7660). Tem um LM10( amplificador e fonte de referencia de tensão), tem um AD625( que acho que é o amplficador do sensor de temperatura) e tem um 7660, que é um oscilador para o BIP do alarme.

FICO IMAGINANDO COM PODE NUM MESMO FIO CHEGAR INFORMAÇÃO DE NÍVEL E DE TEMEPERATURA E SER SELECIONADO POR UMA CHAVE SELETORA DE 2 POSIÇÕES E 6 PÓLOS.

Haroldo, você disse que na placa do receptor/indicador tem apenas componetes comuns, nada microprocessado mas também disse que nessa placa tem um display LCD 16X2.
Está dizendo então que não há microcontrolador controlando a escrita no display?
Confirme isso aí, please... :roll:
EvandroPic
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 22 Jul 2009 23:15

Haroldo Coelho escreveu:E aí MORAL...quanto cobras pra nos fazer um circuito desse. Uns 1000,00(Mil REAL) dá pra pagar. Material deixa comigo.

deu uma de chines agora hein! :)

nao, nao estou falando no aspecto de fazer engenharia reversa, copiar tudo e sair vendendo mais barato como os chinas fazem... estou falando no aspecto da proposta de trabalho *escravo*: se o conjunto completo do gringo custa 3500 dolares, nao tem cabimento oferecer apenas 1000 reais! daqui a pouco vai querer que ele faca o projeto em troca de um prato de arroz, 2h de descanso semanal e gafanhoto no almoco de domingo! :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 22 Jul 2009 23:16

pois então. Na verdade existe um DISPLAY de LCD com diversos componentes...acho que são os drivers...já lidei com isso uma vez mas já esquecí.

É um módulo parafusado com um soquete e nesse módulo tem diversos componentes SMD e mais o display...mas esse módulo só serve para indicar a temperatura.

Quando a chave seletora está para nível ele fica apagado.
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor Haroldo Coelho » 22 Jul 2009 23:35

Marcelo...acho que o que tem de mais fácil é a parte de eletronica...o difícil é a tal fita, a tecnologia para fazer e classificar o instrumento em áreas perigosas.

Só a eletronica não é um bicho de 7 cabeças.

A eletronica é de nível médio e acho que dezenas...centenas de técnicos de nível médio conseguem fazer...

mesmo porque o objetivo meu é apenas repara essa, aproveitando a fita, e tudo o demais..é coisa de teimoso mesmo.

O sensor é colocado dentro de um cilindro todo de INOX, lacrado e com conector especial...recuperando essa só deverei pegar outra pra reparar sabe-se lá quando. A extremidade do cilindro é especial para receber os dois sensores de ultra som.

acho que voce não viu a complexidade do instrumento no site.
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor Haroldo Coelho » 22 Jul 2009 23:35

Marcelo...acho que o que tem de mais fácil é a parte de eletronica...o difícil é a tal fita, a tecnologia para fazer e classificar o instrumento em áreas perigosas.

Só a eletronica não é um bicho de 7 cabeças.

A eletronica é de nível médio e acho que dezenas...centenas de técnicos de nível médio conseguem fazer...

mesmo porque o objetivo meu é apenas repara essa, aproveitando a fita, e tudo o demais..é coisa de teimoso mesmo.

O sensor é colocado dentro de um cilindro todo de INOX, lacrado e com conector especial...recuperando essa só deverei pegar outra pra reparar sabe-se lá quando. A extremidade do cilindro é especial para receber os dois sensores de ultra som.

acho que voce não viu a complexidade do instrumento no site.
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor EvandroPic » 23 Jul 2009 00:00

Haroldo Coelho escreveu:pois então. Na verdade existe um DISPLAY de LCD com diversos componentes...acho que são os drivers...já lidei com isso uma vez mas já esquecí.

É um módulo parafusado com um soquete e nesse módulo tem diversos componentes SMD e mais o display...mas esse módulo só serve para indicar a temperatura.

Quando a chave seletora está para nível ele fica apagado.

Seria bom que tivesse colocado o desenho pra facilitar a tua exlicação no post que deu início ao tópico.
Muitos não irão se dar ao trabalho de procurar as informações no link postado mas podem se interessar em te ajudar quando tem informações mais precisas e pra isso nada melhor que imagem.

Imagem

Acho que você tem que considerar todo o conjunto incluindo o Display e componentes anexos. Possivelmente o microcontrolador responsável pela escrita no LCD também pode executar funções de medida/cálculo da informação apresentada no display.
Mas para uma analise mais profunda você precisa dispor do diagrama elétrico.
EvandroPic
Byte

Mensagempor MOR_AL » 23 Jul 2009 08:57

Olá Haroldo.

Fazer o instrumento é possível, o problema são os trâmites legais, necessários para sua aprovação. Há muitas exigências a serem cumpridas para que um equipamento destes possa ser homologado.
A maior parte do preço dele é proveniente destas exigências. São necessários testes em laboratórios específicos (eletrônicos, químicos, etc), com profissionais específicos (engenheiros eletrônicos, químicos, etc). Tudo isso para satisfazer as exigências das normas, que regem os equipamentos, que funcionam nas condições de risco.
Um projeto destes só se faz a nível de diversos profissionais em diversas áreas (engenheiros, técnicos), além da infra estrutura logística, existente nas grandes empresas.
Acho até que estes equipamentos devem ser enviados a empresas autorizadas a consertá-los, e essas empresas deveriam emitir um relatório a respeito do conserto do equipamento. Imagine que um destes instrumentos seja o responsável por um desastre. Imagine que uma fagulha ou centelha provoque uma explosão nos gases inflamáveis, espalhando óleo pelo mar próximo ao cais. Certamente vão querer saber o que causou tal desastre. Aí chegam a conclusão de que o instrumento foi consertado por alguém, ou empresa, sem ser autorizada.
É por isso que o barato sai caro!!

Olá Marcelo Samsoniuk

O Haroldo não estava falando sério, quando sugeriu a "encomenda muy amiga"! :lol:

[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 23 Jul 2009 21:57

MOR_AL escreveu:Olá Marcelo Samsoniuk

O Haroldo não estava falando sério, quando sugeriu a "encomenda muy amiga"! :lol:

[]'s
MOR_AL

hahaha :D
msamsoniuk
Dword

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos