Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga
vtrx escreveu:Marcelo,vamos por partes pois em eletrônica não se pode generalizar as coisas.alguem ateh citou exemplos de coisas simples, como mouse e teclado, mas francamente, um mcu capenga de 8 bits com uma interface usb vai eh ficar segurando seu sistema
Em relação a isto,provavelmente não conheçe o hardaware de um PC.
O Protocolo do mouse,teclado e USB é formado por pacotes de 8 Bits.
Mouse e teclado tem uma frequencia fixa e não adianta o µC ser de 16 ou 32 Bits com 1600MIPS pois a frequencia ja é padronizada.
Veja que cada protocolo busca uma eficiencia,por exemplo,em mouse e teclado pela porta PS/2,é transmitido pacotes de 8 bits,como citei,pois a transmissão fica MAIS Rápida,pois com apenas 8 bits vc ja tem o byte de comando,se fosse transmitido a 32 ou 64 bits,demoraria mais tempo para receber a informação pois a transmissão é serial, independentemente da velocidade de transmição acima de 8 bits demora mais.
O mesmo para o USB,BlueTooth,wireless e afins mudando apenas a velocidade de transmição.
Um hardware de 32 ou 64 Bits real deve usar 32 ou 64 pinos paralelos para dados ou outras funções.
Alguns µCs tem apenas 32/64 Bits em rigistradores internos para uso geral,mas a via de dados é de 16 Bits,são mais usados para calculos.
Toda arquitetura deve ser analisada,veja um DSP,como o TMS320LC, processa uma intrução a 20-ns em 50MIPS,um 'ultrapassado' SX48BD,processa uma intrução a 13-Ns a 75MHz.Aqui faz a diferença a velocidade,(conceito de velocidade),para CERTAS aplicações.É claro que ele não substitui um DSP,mas não devo usar um DSP para fazer oque um pobre µC de 8 bits pode fazer,dependendo da nescessidade,igual.
O conceito de `aquecimento global`ja determina isso,inclusive na industria eletronica,o famoso,`Bom Senso`.
vtrx escreveu:Marcelo,não vamos ficar discutindo protocolos de 1980 etc,fora o USB a frequencia PS/2 é no máximo de 35 Khz,se voce alterar esta frequencia para muito mais ,o mouse e teclado não vão se comunicar com a interface do PC,ok?
Cara,estou rindo muito aqui da confusão que estão criando em cima de uma pergunta..lol
Não estou precisando de um µC dedicado a vídeo ou usb etc,ja tenho o esquema da interface de vídeo a ser usada,a memoria de vídeo ja esta mapeada.
Proex,interessante este Xmos,me parece que é perfeito para oque vou fazer,ja dispensado um processador para Mpeg,Jpeg e mp3,pois ,com as característica do xs1,eu posso fazer isto,como é de filosofia dos XMOS fazer tudo em software(que eu adoro).
Agora basta confirmar disponibilidade e preço.
Marcelo,aqui está um exemplo de 'conceito de velocidade',xmos e sua filosofia de 'tudo no software'.Bill gates tambem pensava assim...mas Jobs sempre disse que não era bem assim....vai Vista saber....
Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Marcelo.
Suponha o seguinte objetivo:
Direcionar o Paínel Solar, e Controlar Tensão/Corrente
O Painel , devera varrer um ângulo menor que 180° em Tempo médio de 12 h
Optar por um NXP 9 32Bits 400 MHz seria uma opção de bom senso ?
.
Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Ah é
O NXP 9 da um "ligeiro e rápido toque" no Paínel e vai dormir. rs
.
b) quem abriu o topico foi o mazzer e a resposta eh para ele. ele quer trocar um par de mcus para usb e ethernet por um soh e gostaria de ter suporte a video.
Custo benefício.
á um controlador horario.
1PIC sei lá o que, mais um DS, mais isso mais aquilo mais aquilo outro, mais problemas com a SPI ou I2C pra comunicar o pic e o rtc externo, +circuitim pra suprir o RTC descartando a bateria etc etc etc.
Sai num preço razoavel né ?
um ARM7 LPC2103, custa 3,51U$$ e tem tudo dentro.
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante