Duvidas sobre ARM

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor proex » 08 Nov 2009 09:59

Cara, se vc fosse empresário, tua empresa nao iria durar um mes no mercado com essa filosofia de trabalho.

De onde vc tirou a ideia de que o chip processador de 1600 Mips que eu comentei é um DSP?

Trata-se de um PROCESSADOR de 32 bits, de 48 pinos.

Mas como eu disse, não serve pra vc pois de acordo com seu conceito, 32 bits é coisa pra novatos. 8 bits sim é pra Profissional Pós Graduado.

Vc pode fazer um Mouser Ótico com seu micro de 8 bits de 40 reais?

Então faça. Mas fique sabendo que na China vc encontra chip dedicado pra Mouser Ótico por U$ 0,98. Mas infelizmente é um ARM de 32 Bits, não serve pra vc.

Percebe porque sua empresa não iria durar um mês no mercado?.

Continue pensando da forma que falou = ""não devo usar um DSP para fazer o que um pobre µC de 8 bits pode fazer"""

O seus concorrentes irão adorar.
proex
Dword

Mensagempor fabim » 08 Nov 2009 10:11

Proex, mais e se

tipo aquele que quer um pic, e não um arm de 3,XXU$$.

Será que utilizam a mesma linha de raciocinio ?

beijunda
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor vtrx » 08 Nov 2009 10:29

Que concorrentes?Provavelmente iria me invejar...
Voce confundiu tudo,sobre o mouse/teclado,ja que vc ta tão deslumbrado com isso,usei um Pic de 5,00,a Sony,Samsung,pionner e jvc,o qual faço parte como técnico chefe da área digital na empresa que presta serviços a elas,gostaram pois destivei os teclados na seção de manunteção onde alguns técnicos estava 'navegando na net',agora só tem um pad com alguns botões.Gastamos 10 reais para cada interface.
Agora Proex,estou esperando o código do µC de 12 reais para analisar...
vtrx
Dword

Mensagempor proex » 08 Nov 2009 10:31

XMOS !
proex
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 08 Nov 2009 10:41

voce esta viajando na maionese e confundindo as coisas...

primeiro que nao sao apenas 8 bits. para vc transmitir um pacote pela usb, vc precisa do byte de sync, um byte de pid, os bytes de dados e uma word de 16 bits para o crc16. o seu mcu de 8 bits jah come bola na hora de calcular o crc16, mas vamos supor que os caras foram espertos e fizeram isso por hardware :)

ainda assim vc esta perdendo em eficiencia, pq o mcu de 8 bits provavelmente esta em uma faixa de performance em que pode aguentar o tranco de operar apenas a 1.5 mbit/s. eh fato que vc nao precisa de muito mais que isso para um mouse ou teclado, mas ao mesmo tempo vc esta desperdicando banda em um barramento compartilhado: a 1.5 mbit/s cada byte que vc transmite esta ocupando espaco de 320 bytes que poderiam ser transmitidos no mesmo tempo se operasse a 480 mbit/s.

e isso por uma economia burra, pq o cara quis economizar 50 cents comprando um mcu de 8 bits ao inves de comprar um mcu de 32 bits. se estes conceitos de economia fossem validos, o pc ainda tinha barramento isa de 8/16 bits para vc poder conectar mcus de 8 bits!

nem vou entrar nos detalhes de como a performance cai usando um mcu de 8 bits para ethernet e video...nao vale a pena perder tempo! e eu nem sei pq estamos discutindo isso em um forum de ARM! aqui supostamente deveria ser tudo 32 bits, nao eh?

a duvida do cara eh substituir um controlador usb, um ethernet e de quebra ter suporte a video. para usb+ethernet tem mcu de 5 dolares:

http://www.freescale.com/webapp/sps/sit ... e=MCF5225X

mas nao tem video (e nao eh arm, mas eh parecido hehehe). para video vc precisa de um buffer de imagem maior, portanto precisa de memoria externa, por exemplo esse cara aqui:

http://www.freescale.com/webapp/sps/sit ... ode=i.MX27

tem tudo q vc quer, mas eh bem mais complexo.

vtrx escreveu:Marcelo,vamos por partes pois em eletrônica não se pode generalizar as coisas.
alguem ateh citou exemplos de coisas simples, como mouse e teclado, mas francamente, um mcu capenga de 8 bits com uma interface usb vai eh ficar segurando seu sistema

Em relação a isto,provavelmente não conheçe o hardaware de um PC.
O Protocolo do mouse,teclado e USB é formado por pacotes de 8 Bits.
Mouse e teclado tem uma frequencia fixa e não adianta o µC ser de 16 ou 32 Bits com 1600MIPS pois a frequencia ja é padronizada.
Veja que cada protocolo busca uma eficiencia,por exemplo,em mouse e teclado pela porta PS/2,é transmitido pacotes de 8 bits,como citei,pois a transmissão fica MAIS Rápida,pois com apenas 8 bits vc ja tem o byte de comando,se fosse transmitido a 32 ou 64 bits,demoraria mais tempo para receber a informação pois a transmissão é serial, independentemente da velocidade de transmição acima de 8 bits demora mais.
O mesmo para o USB,BlueTooth,wireless e afins mudando apenas a velocidade de transmição.
Um hardware de 32 ou 64 Bits real deve usar 32 ou 64 pinos paralelos para dados ou outras funções.
Alguns µCs tem apenas 32/64 Bits em rigistradores internos para uso geral,mas a via de dados é de 16 Bits,são mais usados para calculos.
Toda arquitetura deve ser analisada,veja um DSP,como o TMS320LC, processa uma intrução a 20-ns em 50MIPS,um 'ultrapassado' SX48BD,processa uma intrução a 13-Ns a 75MHz.Aqui faz a diferença a velocidade,(conceito de velocidade),para CERTAS aplicações.É claro que ele não substitui um DSP,mas não devo usar um DSP para fazer oque um pobre µC de 8 bits pode fazer,dependendo da nescessidade,igual.
O conceito de `aquecimento global`ja determina isso,inclusive na industria eletronica,o famoso,`Bom Senso`.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor vtrx » 08 Nov 2009 11:30

Marcelo,não vamos ficar discutindo protocolos de 1980 etc,fora o USB a frequencia PS/2 é no máximo de 35 Khz,se voce alterar esta frequencia para muito mais ,o mouse e teclado não vão se comunicar com a interface do PC,ok?
Cara,estou rindo muito aqui da confusão que estão criando em cima de uma pergunta..lol
Não estou precisando de um µC dedicado a vídeo ou usb etc,ja tenho o esquema da interface de vídeo a ser usada,a memoria de vídeo ja esta mapeada.
Proex,interessante este Xmos,me parece que é perfeito para oque vou fazer,ja dispensado um processador para Mpeg,Jpeg e mp3,pois ,com as característica do xs1,eu posso fazer isto,como é de filosofia dos XMOS fazer tudo em software(que eu adoro).
Agora basta confirmar disponibilidade e preço.
Marcelo,aqui está um exemplo de 'conceito de velocidade',xmos e sua filosofia de 'tudo no software'.Bill gates tambem pensava assim...mas Jobs sempre disse que não era bem assim....vai Vista saber....
vtrx
Dword

Mensagempor fabim » 08 Nov 2009 11:49

OMAP
MIMIMI !!
E cortem a cabeça do proex, !!!!
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 08 Nov 2009 12:02

veja os fatos:

a) nao existe mais interface PS/2: eu fui nas lojas ano passado comprar um teclado PS/2 e nao existia, soh eh produzido usb hoje em dia.

b) quem abriu o topico foi o mazzer e a resposta eh para ele. ele quer trocar um par de mcus para usb e ethernet por um soh e gostaria de ter suporte a video.

c) nao confunda software mal feito (microsoft) com software, nem hardware mal feito (pc) com hardware.

no ultimo vc tem exemplos classicos: o pc tinha um processador fraco e tentava compensar isso com muito hardware extra, separando memoria de video e memoria principal, suprindo canais de dma para os discos e por aih vai. o mac possuia um processador potente e por isso podia ter um hardware mais simples e inteligente, juntando memorias de video e memoria principal e dispensando canais de dma para os discos.

e note a ironia: apesar de quase tudo ser feito por software, o mac eh um exemplo de hardware bem construido, apesar de na pratica ter muito menos hardware que um pc.

entao nao sei se eh merito do mac... na pratica o hardware mais completo do pc seguia as limitacoes do processador, que pelos mesmos motivos nao permitia um software muito grande coisa. o resultado final era uma maquina ruim em termos de hardware e software, onde vc tinha que ficar tirando leite de pedra.

daih eu vejo isso na hora q vc vai escolher um mcu: vc pode escolher entre um mcu potente, com performance de sobra para fazer bem o que vc precisa ou vc pode escolher um mcu miudo e tentar tirar leite de pedra.

eh claro, vc pode nao precisar de um xmos, omap, powerpc ou blackfin. mas hoje em dia eu diria que ter 10x a performance necessaria eh uma boa ideia, entao um arm ou coldfire sao uma vantagem estrategica muito boa em relacao aos mcus de 8 bits mais lentos.

vtrx escreveu:Marcelo,não vamos ficar discutindo protocolos de 1980 etc,fora o USB a frequencia PS/2 é no máximo de 35 Khz,se voce alterar esta frequencia para muito mais ,o mouse e teclado não vão se comunicar com a interface do PC,ok?
Cara,estou rindo muito aqui da confusão que estão criando em cima de uma pergunta..lol
Não estou precisando de um µC dedicado a vídeo ou usb etc,ja tenho o esquema da interface de vídeo a ser usada,a memoria de vídeo ja esta mapeada.
Proex,interessante este Xmos,me parece que é perfeito para oque vou fazer,ja dispensado um processador para Mpeg,Jpeg e mp3,pois ,com as característica do xs1,eu posso fazer isto,como é de filosofia dos XMOS fazer tudo em software(que eu adoro).
Agora basta confirmar disponibilidade e preço.
Marcelo,aqui está um exemplo de 'conceito de velocidade',xmos e sua filosofia de 'tudo no software'.Bill gates tambem pensava assim...mas Jobs sempre disse que não era bem assim....vai Vista saber....
msamsoniuk
Dword

Mensagempor fabim » 08 Nov 2009 12:57

Marcelo o que falou esta corretissimo.
Mais veja bem uma coisa que eu prendi co proex.

O cara quer sei lá, controlar 8 reles com um software no pc.

Tu pode aqui no brasil utilizar um PIC18FXXXX com usb em hid, que custa U$$9,30.
Ou pode usar um cortexM3 da nxp por exemplo que custa U$$3,52.

nossa que desperdicio, ...
Desperdicio seria utilizar um pic de 9 dolares, sendo que pode utilizar um outro "esquece comparação de performance", que custa 3.52..

Estes U$$5.78 de diferença, lá no fim quando chegar na mão do crienti, equivale a uns 35U$$.

Por isto VTRX, que o proex mensionou o dito.

Agora, vamos inverter.

controlar 8 relays pela serial.
CM3 nxp. 3.52U$$, pic18FXXX por 2,15U$$.
Bom entendeu né ?

Custo benefício.
á um controlador horario.
1PIC sei lá o que, mais um DS, mais isso mais aquilo mais aquilo outro, mais problemas com a SPI ou I2C pra comunicar o pic e o rtc externo, +circuitim pra suprir o RTC descartando a bateria etc etc etc.
Sai num preço razoavel né ?
um ARM7 LPC2103, custa 3,51U$$ e tem tudo dentro.

Ja ganhou novamente né ?

Tendeu ? É inviavel comparar isto ou aquilo outro, basta pegar o que tem em mãos e conhece, e fazer o famoso custo benefício.

Arranquem a cabeça do putex!!

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor fabim » 08 Nov 2009 13:08

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Marcelo.

Suponha o seguinte objetivo:

Direcionar o Paínel Solar, e Controlar Tensão/Corrente
O Painel , devera varrer um ângulo menor que 180° em Tempo médio de 12 h

Optar por um NXP 9 32Bits 400 MHz seria uma opção de bom senso ?
.

Essa eu sei!!
Essa eu Sei!!
Dexa eu fala , vai deixa!!

Brigado!!
Se dominar a arquitetura, se for mais barato que um outro que tem em mente, e oferer confiabilidade !? Sim é de bom senso!!......

Alguém tem filmadora sony??
Consertei a bateria de uma outro dia, a bateria custa 268R$, cobrei 25 do meu amigo, e mais 68 das 4 baterias de 3.3V por 1.6AH.
uma praquetinha minuscula, conversava com a câmera, e tinha um AT91SAM....
Intão? com certeza é mais barato e confiavel que a marca $$$$$. né?

Abraços.
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 08 Nov 2009 13:18

Ah é

O NXP 9 da um "ligeiro e rápido toque" no Paínel e vai dormir. rs
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor fabim » 08 Nov 2009 13:20

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Ah é

O NXP 9 da um "ligeiro e rápido toque" no Paínel e vai dormir. rs
.

exato!!
Só que ele é mais barato do que o outro, que você estava em mente...

C sabia que existe um atiny de 48 pinos, que custa 2,15U$$ para 100 unidades ?

PErgunta pro putex qual é, ele que me mandou o link a uns meses atras.

Beijunda.
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor vtrx » 08 Nov 2009 15:57

fabim,não entendí sobre a camera Sony,me passa o modelo pra mim ver aqui no esquemário.
vtrx
Dword

Mensagempor mazzer » 08 Nov 2009 17:38

Muito bom, muito bom...

b) quem abriu o topico foi o mazzer e a resposta eh para ele. ele quer trocar um par de mcus para usb e ethernet por um soh e gostaria de ter suporte a video.

Pois é Marcelo Samsoniuk, mas essa discussão toda fez eu pensar na maneira como lido com as trocentas opções de componentes que existem hoje.

Eu pra falar a verdade, gosto muito do que eu domino. Hoje o que eu preciso desenvolver, os PICs dão conta e são os ucontroladores que conheço e sei bem como usar. Mas chegou a um ponto que usar 2 PICs em uma placa não está sendo muito inteligente. Estou perdendo em manutenção de firmware, área em placa, componentes extras e pelo que to pesquisando nos ARMs, em custo também, como exemplificou o fabim, abaixo.
Custo benefício.
á um controlador horario.
1PIC sei lá o que, mais um DS, mais isso mais aquilo mais aquilo outro, mais problemas com a SPI ou I2C pra comunicar o pic e o rtc externo, +circuitim pra suprir o RTC descartando a bateria etc etc etc.
Sai num preço razoavel né ?
um ARM7 LPC2103, custa 3,51U$$ e tem tudo dentro.

A questão de usar componentes que não são tão novos, também me preocupa. Estou envolvido com um projeto em Blackfin que já dura alguns anos. É mais um projeto de pesquisa do que desenvolvimento. Estou usando o BF532 e to vendo que quando a pesquisa virar produto, vou precisar mudar de processador. BF532 é bom pra kct, mas olhem para os OMAPs, tem tudo que vou precisar para processamento de áudio e um ARM para interface ethernet, USB, etc.

Os projetos que estou envolvido não são sensíveis ao custo da lista de materiais, são equipamentos com baixissimo volume de venda, mas com valor agregado relativamente alto. Isso me faz a pensar um pouco diferente de quem trabalha com projetos de alto volume, onde centavos poder determinar o sucesso do produto.

No meu caso, to querendo substituir 2 PICs por um ARM, porque to percebendo que os ARMs já tem tudo que vou precisar daqui pra frente (com certeza posso cair do cavalo com essa afirmação...rs).

Kit ARM NXP, alguém me indica algum?

Abraço,
mazzer
mazzer
Byte

Mensagempor fabim » 08 Nov 2009 18:14

nacional
http://www.kitmcu.com.br/loja/default.aspx?categoria=1

é o rodrigoPA aqui do forum, o bom é que c pode atormentar a cabeça dele, ele atende bem os clientes.

Abraços
Mano, ve só.
fabim
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para ARM