eu sei das dificuldades de partir para um produto novo e, hoje em dia, eu diria que tem que valer muito a pena. um produto q eu acho interessante eh o blackfin, pq esta em uma faixa imediatamente acima do maior coldfire disponivel e a analog devices dah uma garantia verbal de pelo menos 20 anos. a linha tambem esta se expandindo e a dificuldade de ter componentes quase q exclusivamente BGA deve comecar a se dissipar com os novos blackfins de baixo custo.
agora, se eu fosse chutar uma alternativa a freescale (68k, cf e ppc) e analog devices (blackfin), com certeza eu ficaria com um ARM, pq eh praticamente uma copia mal feita do 68000 e seria facil migrar hehehe! e quem nao tem um peh na area de networking e nao tem certos compromissos de qualidade e longevidade, com certeza tem que considerar ele. a nxp dah uma garantia verbal de pelo menos 10 anos de producao e o numero de fornecedores eh extenso e inclui a propria freescale (imx) e texas (omap).
e claro, nao vou dizer q nao uso mcu de 8 bits... volta e meia eu uso os hc908, mas realmente eh para algo muito quebra-galho. se for para o cara ficar perdendo tempo aprendendo um negocio novo, eh recomendo fortemente partir logo para um arm ou coldfire pequeno. a diferenca de preco eh pequena e o potencial para o futuro eh muito maior, ou seja, vc vai aproveitar o q vc esta aprendendo por muito mais tempo, para muito mais aplicacoes.
afinal, no custo final dos produtos vcs contam o investimento de voces em livros, ferramentas e tempo estudando uma arquitetura nova? contar no custo apenas o preco seco dos processados significa que voces estao perdendo bastante dinheiro ou estao fazendo um produto meia-boca, pq qto menor o investimento na arquitetura, menor a possibilidade de vc saber cobrir todas as possibildiades de falha do componente! pensem nisso!

mazzer escreveu:Muito bom, muito bom...b) quem abriu o topico foi o mazzer e a resposta eh para ele. ele quer trocar um par de mcus para usb e ethernet por um soh e gostaria de ter suporte a video.
Pois é Marcelo Samsoniuk, mas essa discussão toda fez eu pensar na maneira como lido com as trocentas opções de componentes que existem hoje.
Eu pra falar a verdade, gosto muito do que eu domino. Hoje o que eu preciso desenvolver, os PICs dão conta e são os ucontroladores que conheço e sei bem como usar. Mas chegou a um ponto que usar 2 PICs em uma placa não está sendo muito inteligente. Estou perdendo em manutenção de firmware, área em placa, componentes extras e pelo que to pesquisando nos ARMs, em custo também, como exemplificou o fabim, abaixo.Custo benefício.
á um controlador horario.
1PIC sei lá o que, mais um DS, mais isso mais aquilo mais aquilo outro, mais problemas com a SPI ou I2C pra comunicar o pic e o rtc externo, +circuitim pra suprir o RTC descartando a bateria etc etc etc.
Sai num preço razoavel né ?
um ARM7 LPC2103, custa 3,51U$$ e tem tudo dentro.
A questão de usar componentes que não são tão novos, também me preocupa. Estou envolvido com um projeto em Blackfin que já dura alguns anos. É mais um projeto de pesquisa do que desenvolvimento. Estou usando o BF532 e to vendo que quando a pesquisa virar produto, vou precisar mudar de processador. BF532 é bom pra kct, mas olhem para os OMAPs, tem tudo que vou precisar para processamento de áudio e um ARM para interface ethernet, USB, etc.
Os projetos que estou envolvido não são sensíveis ao custo da lista de materiais, são equipamentos com baixissimo volume de venda, mas com valor agregado relativamente alto. Isso me faz a pensar um pouco diferente de quem trabalha com projetos de alto volume, onde centavos poder determinar o sucesso do produto.
No meu caso, to querendo substituir 2 PICs por um ARM, porque to percebendo que os ARMs já tem tudo que vou precisar daqui pra frente (com certeza posso cair do cavalo com essa afirmação...rs).
Kit ARM NXP, alguém me indica algum?
Abraço,
mazzer