Feliz ano novo!

Estou com umas idéias para o meu trabalho(férias faz bem para todo mundo! ) e preciso de uma ajuda de vocês!
No trampo, nós usamos vários ambientes de compilação, como por exemplo Symbian, Windows Mobile, Android e algumas plataformas que são em linux!
O que eu já tive que explicar sobre instalação de cada um desses ambientes de programaçào é até piada! Toda vez que alguém começa em um novo projeto, lá tem que ir alguém ajudar a pessoa a instalar td que é preciso!
Então, pensei em criar um simples app que vai ficar no systray(barra do relógio) e o prog faria a instalação e configuração de todas as plataformas que o usuário quissesse(parecido com um apt-get da vida, mas é claro que muito, mas muito mais simples). Ele clicaria no icone, faria um checkmark na opção que ele quer ter e o prog instalaria td o que é necessário para ele usar o programa. (No caso do Android por exemplo: Eclipse, SDK, NDK e variaveis de ambiente, para WindowsMobile, VisualStudio e assim vai... )
Para windows, é simples! Simplesmente pego os arquivos e copio eles para um lugar pré-definido. Digamos que seria literalmente um apt-get para windows neste caso.
Mas o problema é que por default nós temos apenas ambientes windows no trampo e quando precisamos, usamos o virtualbox para plataformas linux. Então, pensei em simplesmente instalar com o meu programa o virtualbox também! e juntamente com ele uma imagem linux que já teria mapeada nela(dentro da imagem do linux) uma pasta do windows que eu também poderia copiar todos os arquivos que eu quissese para lá e que no linux seria reconhecido como um folder comum e assim poderia continuar copiando td de maneira simples.
Agora vamos aos probleminhas:
- Primeiro, no trampo, o IP é dinamico, então teria que me preocupar apenas com o nome da maquina para que não fosse o mesmo. Aonde que fica o nome da maquina em um sistema ubuntu? Em algum arquivo que eu posso linkar para ser pego na pasta windows que está mapeado?
- Tem alguma outra mudança que precisa ser feita quando eu copio uma imagem da minha máquina para outra máquina? É uma imagem ubuntu.
- Alguem conhece algum prog pronto que faz isso ou algo parecido que rode em windows?
Obrigado pela sua ajuda!
[]'s
PS: está na sessão linux porque a maioria das perguntas é para linux e nós não temos uma sessão windows no fórum!