Nome da Maquina no Linux

Discussão sobre linux para plataformas Intel x86 ou x64 (PC)

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Nome da Maquina no Linux

Mensagempor joao » 03 Jan 2010 16:37

Ola a todos!

Feliz ano novo! :)

Estou com umas idéias para o meu trabalho(férias faz bem para todo mundo! ) e preciso de uma ajuda de vocês!

No trampo, nós usamos vários ambientes de compilação, como por exemplo Symbian, Windows Mobile, Android e algumas plataformas que são em linux!

O que eu já tive que explicar sobre instalação de cada um desses ambientes de programaçào é até piada! Toda vez que alguém começa em um novo projeto, lá tem que ir alguém ajudar a pessoa a instalar td que é preciso!

Então, pensei em criar um simples app que vai ficar no systray(barra do relógio) e o prog faria a instalação e configuração de todas as plataformas que o usuário quissesse(parecido com um apt-get da vida, mas é claro que muito, mas muito mais simples). Ele clicaria no icone, faria um checkmark na opção que ele quer ter e o prog instalaria td o que é necessário para ele usar o programa. (No caso do Android por exemplo: Eclipse, SDK, NDK e variaveis de ambiente, para WindowsMobile, VisualStudio e assim vai... )

Para windows, é simples! Simplesmente pego os arquivos e copio eles para um lugar pré-definido. Digamos que seria literalmente um apt-get para windows neste caso.

Mas o problema é que por default nós temos apenas ambientes windows no trampo e quando precisamos, usamos o virtualbox para plataformas linux. Então, pensei em simplesmente instalar com o meu programa o virtualbox também! e juntamente com ele uma imagem linux que já teria mapeada nela(dentro da imagem do linux) uma pasta do windows que eu também poderia copiar todos os arquivos que eu quissese para lá e que no linux seria reconhecido como um folder comum e assim poderia continuar copiando td de maneira simples.

Agora vamos aos probleminhas:
- Primeiro, no trampo, o IP é dinamico, então teria que me preocupar apenas com o nome da maquina para que não fosse o mesmo. Aonde que fica o nome da maquina em um sistema ubuntu? Em algum arquivo que eu posso linkar para ser pego na pasta windows que está mapeado?

- Tem alguma outra mudança que precisa ser feita quando eu copio uma imagem da minha máquina para outra máquina? É uma imagem ubuntu.

- Alguem conhece algum prog pronto que faz isso ou algo parecido que rode em windows?

Obrigado pela sua ajuda!
[]'s

PS: está na sessão linux porque a maioria das perguntas é para linux e nós não temos uma sessão windows no fórum!
Como já diria um grande amigo: Só sei que nada sei!!!
joao
Byte

Mensagempor vtrx » 03 Jan 2010 16:57

Seria interessante que voce postasse os arquivos ou procedimentos que teria que fazer.
Voce não poderia criar um script para isso?
O arquivo com nome da máquina é o 'hosts', em /etc/hosts.
vtrx
Dword

Mensagempor joao » 03 Jan 2010 18:06

Ola vtrx,

Olha, um dos problemas é que tem várias coisas a serem instaladas no linux, então, eu queria fazer o mais automatico possível.
Obrigado pela ajuda!

[]'s Joao
joao
Byte

Mensagempor Wagner de Queiroz » 04 Jan 2010 07:12

o comando hostname também retorna o nome da máquina. Voce pode direcionar a saida dele a um arquivo.

Um comando interessante para voce conhecer é o uname. Ele retorna algumas coisas interessantes que podem te ajudar antes de instalar seus arquivos como a versão do kernel em uso, embora voce pode usar o dpkg -l para listar os pacotes instalados e passar por um filtro no grep para saber se um pacote esta instalado.

O livro de shell script do Julio Cezar Neves é uma ótima obra para voce aprender a fazer scripts, (alem do Julio ser tb um grande cara).

Espero que estas dicas possam te ajudar. Estou comecando tb a desenvolver para linux e quem sabe possamos trocar algumas figurinhas.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor joao » 04 Jan 2010 07:22

Ola Wagner,

Obrigado pela ajuda!

Mas a idéia é que eu possa pegar o nome da maquina via windows no linux. Ou seja, se eu fazer um link do /etc/hosts para uma pasta do windows, eu posso, via windows, modificar o nome da maquina no simulador. Entende?
Porque no VirtualBox eu teria pré-definido que c:\linux seria a pasta /windows na imagem ubuntu que eu estou usando.
Dai, usando o commando ln, eu faria o /etc/hosts ser linkado para /windows/hosts.
Então, toda a vez que o linux começar a startar no simulador, ele vai pegar o nome da maquina no diretório c:\linux. Dessa forma eu conseguiria ter 1 imagem padrão para todas as máquinas, sendo que o nome da maquina seria possível de ser apenas o nome da maquina windows + linux(ex: Maq1 no windows seria maq1-linux no ubuntu)

Ou teria outra maneira de ter uma imagem comum para todo mundo e modificar o nome da maquina?

Apenas explicando novamente. Um dos problemas que a gente tem aqui é pessoal braço-curto que não sabe e nunca viu linux e como é um monte de coisa que precisa instalar no linux, sem usar o apt-get da vida(precisa compilar e instalar, já que é SW proprietário) a idéia é deixar o mais simples possível para o usuário final.

[]'s

[]'s
joao
Byte

Mensagempor vtrx » 04 Jan 2010 11:44

João,se entendí diretito,o Windows não trabalha com Links,então linkar a pasta não funciona.
vtrx
Dword

Mensagempor joao » 04 Jan 2010 12:15

Ola vtrx,

Veja bem, como vc faria para que várias pessoas ussassem a mesma imagem de maquina virtual, sendo que somente o nome da maquina vai ser diferente(IP dinamico, resolve o problema de IP)?

O que eu pensei é que via windows, eu crio um arquivo hosts no diretorio c:\linux\hosts.

E dentro do linux eu tenho um link para esse arquivo. Então o link é dentro do linux.
Como é uma máquina virtual, usando virtualbox, existe uma opção de ter no linux, uma pasta compartilhada do windows, sei que via samba também rola, mas precisaria da rede e como estou tentando resolver o problema de rede(o nome da maquina), preciso ter esta pasta montada antes dele procurar pelo arquivo /etc/hosts. Por isso usaria o tool do virtualbox.

Será que eu to pirando muito? Eu vou testar isso amanhã, já que hoje eu estou tentando fazer outras partes deste projeto.

obrigado pela ajuda!

[]'s
joao
Byte

Voltar para Linux ( x86 ou x64 )