VOC (Voice Over CAN)

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

VOC (Voice Over CAN)

Mensagempor elton de souza » 12 Dez 2006 09:31

PessoALL,

Alguém tem alguma experiência sobre este assunto?Teria como trafegar voz por este barramento?
elton de souza
Nibble

Re: VOC (Voice Over CAN)

Mensagempor proex » 12 Dez 2006 11:16

Qual a velocidade desse barramento?
proex
Dword

Mensagempor Fernando Guimarães Aguiar » 12 Dez 2006 12:34

Taxa máxima de 1Mbps, sendo que para a versão 2.0B (Extended) em um frame tem-se:
(no máximo) 64bits (8bytes) de dados
64bits de cabeçalho+CRC+bits do protocolo!
Fernando Guimarães Aguiar
Nibble

Mensagempor elton de souza » 12 Dez 2006 13:35

Exato, porém existem os "higher layer protocols" que estou começando a estudar agora, creio que com eles possa-se enviar mais dados (não sei como ainda ou se isto é realmente possível). Quanto a voz, esta é possível sim de trafegar, tenho isto funcionando já, porém o protocolo funciona com controle de colisões e prioridade de mensagens, o que, aparentemente torna dificíl trafegar mais dados enquanto se está trafegando voz, já que a mesma ocupa o barramento...
É isto a que me refiro, alguém já conseguiu fazer isto funcionar?
elton de souza
Nibble

Mensagempor elton de souza » 12 Dez 2006 14:44

elton de souza escreveu:Exato, porém existem os "higher layer protocols" que estou começando a estudar agora, creio que com eles possa-se enviar mais dados (não sei como ainda ou se isto é realmente possível). Quanto a voz, esta é possível sim de trafegar, tenho isto funcionando já, porém o protocolo funciona com controle de colisões e prioridade de mensagens, o que, aparentemente torna dificíl trafegar mais dados enquanto se está trafegando voz, já que a mesma ocupa o barramento...

Pensei e falei besteira pessoal...Na verdade estes "higher layer protocols" apenas introduzem outras camadas ao protocolo CAN...
elton de souza
Nibble

Mensagempor microeletronica » 12 Dez 2006 21:48

Nunca ouvi falar.

Existem varios protocolos de alto niveis.
Varias normas...

O Barramento CAN é um excelente meio fisico para transmissao de dados a 1 Mbits/s e longas distancias.

Funciona!!!

Mas atentem para o tanto de data que nao é data!!!
Ou seja, alem de data, trafegam tambem ID, CRC... Dah quase o mesmo tanto de Data Versus o resto + tempo de acesso ao barramento. Dah uns 500 k/s até...
Na melhor das hipoteses...

Com um processador dedicado...
De uma olhada no FullCan Mode de um dos LPC2119. é bem interessante...

[http://www.keil.com/dd/docs/datashts/philips/user_manual_lpc2119_2129_2194_2292_2294.pdf]
[/url]
microeletronica
Byte

Mensagempor elton de souza » 14 Dez 2006 16:12

No modo "extended" cada pacote possui um total de 128 bits, sendo desses 64 de dados e 29 de ID. O restante são bits de controle e de tratamento de colisões e erros...
Continuo com dificuldades de integrar outros módulos com a voz, se alguém puder ajudar ficaria grato...

Ah sim, 1Mbps é o que a especificação CAN garante de velocidade, mas já setei minha rede com até 1,33Mbps.
Obrigado!!!
elton de souza
Nibble

Mensagempor proex » 14 Dez 2006 16:55

Mas que tipo de audio vc quer enviar? Alta qualidade, estéreo, mono, sinal de voz?
proex
Dword

Mensagempor elton de souza » 15 Dez 2006 08:32

Sinal de voz (4KHz)... :twisted:
elton de souza
Nibble

Mensagempor Fernando Guimarães Aguiar » 15 Dez 2006 09:15

Código: Selecionar todos
elton de souza escreveu:
Exato, porém existem os "higher layer protocols" que estou começando a estudar agora, creio que com eles possa-se enviar mais dados (não sei como ainda ou se isto é realmente possível). Quanto a voz, esta é possível sim de trafegar, tenho isto funcionando já, porém o protocolo funciona com controle de colisões e prioridade de mensagens, o que, aparentemente torna dificíl trafegar mais dados enquanto se está trafegando voz, já que a mesma ocupa o barramento...

Pensei e falei besteira pessoal...Na verdade estes "higher layer protocols" apenas introduzem outras camadas ao protocolo CAN...

Elton, existem "higher layer protocols" sobre protocolo CAN que implementam camadas de transporte com gerenciamento de ordenação, sequenciamento e reenvio de pacotes perdidos.

Tenho experiência com "higher layer protocol" na camada de rede, e nunca procurei a fundo as implementações na camada de transporte, mas é possível de se ter algo implementado e aberto!

E finalizando, o throughput efetivo do CAN é em torno de 500kHz e transportar audio a 4kHz é perfeitamente possível.
Nibble

Mensagempor elton de souza » 15 Dez 2006 13:09

Sim, com certeza é possível... Creio que eu deva estar ocupando a rede e não a desocupando mais entre um pacote de dados de voz e outro, o que impossibilitaria outros perifericos a enviarem seus dados.
Estava até agora procurando alguma falha no software, mas já estou partindo para o hardware; Fernando, vc já trabalhou com a rede CAN?
elton de souza
Nibble

Mensagempor Fernando Guimarães Aguiar » 15 Dez 2006 13:26

Eu trabalho com rede CAN aplicada ao Saneamento.
Mais especificamente, comecei a trabalhar com um "higher layer protocol" e o ajustamos para nossa necessidade.

PS.: Programo em C (C18)[/i]
Nibble

Mensagempor elton de souza » 15 Dez 2006 15:16

Então Fernando,

Veja se vc pode me ajudar. Meu pino CAN_L está pulsando normalmente quando fico enviando continuamente um dado pela rede CAN, porém, o CAN_H fica sempre em 1. Estou utilizando o mcp2515 e o mcp2551 em alguns perifericos e um dsPIC com controlador CAN interno em outros.
Enfim, quando fui interligar os dois tipos de perifericos ocorreu este problema descrito acima, o que na minha opinião, está afetando o funcionamento correto da rede.
Setei uma prioridade maior para os perifericos que não enviam pacotes de voz mas mesmo assim, qdo envio dados de voz(pelos perifericos de menor prioridade) os dados dos perifericos de maior prioridade não são enviados.
Não sei mais o que conferir...Vc tb utiliza este "esquema"da Microchip para a sua rede CAN? Existe alguma configuração de hardware que possa ocasianar isto?

Desde já agradeço!
elton de souza
Nibble

Mensagempor microeletronica » 15 Dez 2006 19:37

Ola Elton.Este esquema que vc esta utilizando creio que no ser a melhor forma de utilizar o barramento CAN. Voce está limitado pela velocidade da SPÌ, porem talvez essa limitacao nao seja problema pra vc.

Bom... Super estranho nao funcionar o seu sistema, e soh dar pau com CANH.

Nossa, nao sei mesmo o que pode ser...
O barramento esta em 60 ohms?

O barramento é longo?
Caso for feito duas placas com uC+2515+2551 comunicando entre elas, isso funciona?

Nao me lembro de ter nenhuma configuracao estranha no 2515.

Bom, espero ter ajudado.
Mande noticias disso.
microeletronica
Byte

Mensagempor elton de souza » 18 Dez 2006 07:55

Olá,

Não, o barramento não é longo não e têm está em 60 ohms sim...

Também não sei o que está ocorrendo, mas assim que conseguir resolver o problema colocarei aqui...(espero).

Por hora, agradeço a ajuda de todos e, caso mais alguém tenha um palpite, agradeceria.

[]'s
elton de souza
Nibble

Próximo

Voltar para PIC