Afinal qual o melhor microcontrolador???

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Mensagempor barboza » 02 Mar 2010 22:25

Neste link tem algumas informações interesantes, como market-share por core, crescimento, ....

Mostra os 8051 firme e forte e apesar de tudo, o crescimento dos PIC e ARM.
Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.
barboza
Word

Mensagempor Milhoci » 02 Mar 2010 22:51

PIC é o mais popular por um marketing muito bem feito. No proteus você pode também simular outros microcontroladores como ARM e 8051.

Milhoci
Milhoci
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 02 Mar 2010 23:08

Francys Reymer escreveu:marcelo vc pode passar o link do site q vc tirou o grafico por favor?

tirei daqui:

http://www.reuters.com/article/idUSTRE53F01X20090416

na verdade a renesas nao eh completamente desconhecida: eh a fusao da hitachi com a mitsubishi. e a partir de abril desse ano parece que a nec vai se juntar no bolo. no fundo o que vale realmente a pena na renesas eh a linha de processadores hitachi super-H: sao muito bem documentados e existe um suporte muito grande para eles na comunidade opensource.

o resto da linha eu francamente acho que nao vale a pena.

parece meio que querer usar a boa imagem da hitachi no mundo opensource para vender sucata proprietaria da mitsubishi. um pouco do medo de investir em renesas vem da possibilidade da politica mudar a qq momento e o super-H sumir em funcao de alguma linha proprietaria da propria mitsubishi ou nec.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor fabim » 03 Mar 2010 08:29

Deixa só eu perguntar uma coisa.

Qual empresa de pesquisa realisou esta ?
Quais os conceitos de pesquisa utilizados ?
Quais os setores foram pesquisados ?
Qual a ligação da empresa que fez a pesquisa com o setor uC ?

Intão faz favor né ? Renesas começou esses dias..
Os processadores de 8/16 bits, são ainda piores do que uxip e putamente menos estaves que os pic.. e são mais caros que uxip. são super sensiveis a emi... Ou seja, por exemplo no mundo. equipos de consumo são liderados com uXip e frescale..
Sabia que brastemp, em quase 90% usa frescale ?
LG usa uma marca que eu não reconheci nem o logo...

pega um processador de 32 bits, 128K e 32Kram da renesas.
Veja os perifericos .,.. olhe o custo

Agora pegue sei lá. um 1768 que custa uns 5U$$, que roda a 100mhz, tem 512k de flash, 68K ram, usb host device, vidro eletrico, direção hidraulica, této escolar, farol de pilha, e roda de maionese..

Vai no site da renesas e procure algo parecido com o mesmo preço... Esquece, é no minimo o dobro e mais um pouco..

Esse negocio de pesquisa, etc.,.. isso é muito relativo.
Eu mesmo. Amanhã se a uXip fizer o seguinte.
Uxip anuncements. new 32 bit arm core, or MIPE core, "low cost" e putaquepariu de periferico, com custo bem proximo dos arms..
eu volto pra uxip..
Pois os produtos são muito bons, e eles tem uma gama bem grande.... Mas como não pago pra sonhar.. Vou ficar no arm, e estou pretes a entrar em DSP AD...

Á fodase, eu não tenho nada haver com isso..
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 03 Mar 2010 09:54

fabim escreveu:Deixa só eu perguntar uma coisa.

no site tem pesquisas feitas pela gartner dataquest corp de 87 a 99 e da isuppli corp de 2000 para cah.

eh um ranking de faturamento de empresas de semicondutores baseado nas informacoes oficiais de faturamento que toda empresa SA eh obrigada a disponibilizar para os acionistas.

provavelmente todos. eles publicam alguns rankings, como o geral de semicondutores, o ranking geral das fabless e o ranking geral dos foundries. mas as comparacoes em cada segmento e as analises sao vendidas e custam realmente uma fortuna!

no caso do grafico ae apenas do segmento de microcontroladores, provavelmente a reuters pagou pela pesquisa completa e licenciou o grafico para poder publicar.

sao empresas renomadas no setor.

comecou estes dias com o nome renesas... mas pega o ranking de semicondutores antes do nome renesas aparecer do nada em terceiro lugar em 2003 com faturamento de 7.9 bilhoes de dolares e o que vc encontra? a hitachi em 10.o lugar com faturamento de 4.2 bilhoes de dolares e a mitsubishi em 11.o lugar com faturamento de 3.5 bilhoes de dolares. e alguns jornalistas ainda escrevem renasas no lugar de renesas hehehe

tudo tem uma explicacao logica! :)

Os processadores de 8/16 bits, são ainda piores do que uxip e putamente menos estaves que os pic.. e são mais caros que uxip. são super sensiveis a emi... Ou seja, por exemplo no mundo. equipos de consumo são liderados com uXip e frescale..

eu particularmente nao gosto da linha 8/16 bits da mitsubishi, mas acho muito interessante a linha 32 bits da hitachi... eh fato que a hitachi era second source da motorola, entao eles aprenderam a fazer bons processadores e perifericos melhores ainda. os controladores de comunicacao da hitachi, por exemplo, sao quase do gabarito dos coprocessadores quicc da freescale.

Agora pegue sei lá. um 1768 que custa uns 5U$$, que roda a 100mhz, tem 512k de flash, 68K ram, usb host device, vidro eletrico, direção hidraulica, této escolar, farol de pilha, e roda de maionese..

Vai no site da renesas e procure algo parecido com o mesmo preço... Esquece, é no minimo o dobro e mais um pouco..

mas preco esta sempre associado com volume. da mesma forma que vc pode imaginar o volume de carros americanos que possuem uma mcu freescale, eu tenho medo de imaginar o volume de tralhas japonesas que possuem mcu renesas.

sim, eh relativo... mas nao tanto! :)

Uxip anuncements. new 32 bit arm core, or MIPE core, "low cost" e putaquepariu de periferico, com custo bem proximo dos arms..
eu volto pra uxip..

Pois os produtos são muito bons, e eles tem uma gama bem grande.... Mas como não pago pra sonhar.. Vou ficar no arm, e estou pretes a entrar em DSP AD...

tem varias questoes envolvidas, como eu te falei antes, vc nunca comeca o projeto escolhendo o processador. mas depois que vc escolher um, fique com ele para sempre. ficar mudando faz vc perder tempo e dinheiro.

mimimi! mimimi! :D

veja que o que molda um bom desenvolvedor eh a tecnologia que ele tem disponivel: se vc escolher trabalhar com arm, vc vai ter muito mais tecnologia disponivel do que trabalhando com pic. por exemplo, ter um processador 32 bits pode ser a diferenca entre conseguir fazer um negocio bacana e refinando ou passar o resto da vida fazendo lookup table de wavetable no pic ;D
msamsoniuk
Dword

Mensagempor xultz » 03 Mar 2010 10:23

Os processadores de 8/16 bits, são ainda piores do que uxip e putamente menos estaves que os pic..

Eu não sei qual é a tua experiência com PIC e Renesas, aqui onde trabalho fizemos somente um projeto com Renesas, mas a impressão que tivemos foi muito boa, no mesmo projeto tivemos problemas de estabilidade com MSP430 e AVR, o Renesas foi o que mais aguentou o tranco. E escolhemos Renesas justamente porque muitos nos indicaram pela sua robustez.
Neste projeto sequer cogitamos usar PIC, porque tenho um histórico bem grande de falta de robustez deste maldito...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor fabim » 03 Mar 2010 10:52

poisé xuxu..
fiquei com uXip por 14 anos, e ano passado eu parei de investir em neuronios nas novas linhas dela..
Eu tenho 2 PIC32 jogados aqui em algum lugar, que eu consegui com um amigo meu de uma importadora ano retrasado. Tão jogados em algum lugar aqui.

Pois bem, o junior me deu a maior força no sentido de xingamento da coisa, pra eu aprender arm. Eu peguei as manhas do maldito, ficou meio que sem graça pois acabou aquele negocio de desafio, ja que meu hobby tambem é essa bosta de eletronica e programação.

return;
bem, nunca tive problemas de estabilidade com nenhum pic, em nenhum projetinho... agora uma plaquinha do renesas que eu tenho aqui. Vá a m****, ta louco.. eu desisti de usar por isso... Minha primeira impressão, foi muito ruim.. :(

Sei lá, tambem
Veja PIC18f4550 = 5,36U$$ FOB...
um LPC13XX, com 10X mais coisas sai 3U$$... e so roda a 72mhz, e tem um zilhão de coisas a mais... consumo bem menor, ja tem RTC e lá vai pedrada....

Tendeu ? á mais o cara quer usar PIC. Tudo bem, não o crussifico, vou ganhar dindin dele do mesmo jeito, mas até o limite do cara não me mandar tomar... eu vou fazer de tudo pro cara usar arm, por motivos ja conhecidos;;;
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 03 Mar 2010 11:13

Renesas 32 tem semelhança, guardadas as devidas proporções, com o Z80

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor andremo » 03 Mar 2010 13:29

Francys Reymer escreveu:Milhoci de q fonte vc tirou q a renesas é a lider mundial? tem algum site q lista os maiores fabricantes?

q legal nunca ouvi falar dessa empresa..

Pessoas, eu como sempre vou caindo no meio da conversa, mas vamos lá! A Renesas foi formada em abril de 2003 com a fusão da Hitachi e Mitsubishi no segmento de microcontroladores e desde então é a maior fabricante mundial de microcontroladores com memória flash embarcada. Se considerarmos apenas microprocessadores, a Intel é a maior.
Antes que alguém jogue pedras, sim, a Microchip é a maior do mundo, em micros de 8 bits (segmento no qual a Renesas quase não atua), a Renesas é a maior em 16 bits.
A freescale também é a número um, mas só se considerarmos o mercado dos EUA.
Como já postaram aqui, vocês já tem a informação oficial de que a Renesas é a maior do mundo, e a partir de abril de 2010 ficará um pouco maior, a junção com a NEC fará da Renesas a terceira maior fabricante de semicondutores do mundo, e no segmento de microcontroladores ficará com mais que 3 vezes o mercado do segundo colocado, a freescale.
A melhor noticia é que com a fusão a Renesas ficará com mais que 70% do mercado no Japão, o que a forçará a aumentar seu mercado em outros paises, incluisive o Brasil! Essa semana o vice presidente da Renesas está no Brasil visitando algumas empresas e sondando o mercado, vamos ver o que acontece depois... quem viver verá! E quem morrer também verá, segundo os espiritas...
Att,
André M de Oliveira
.oO ineptire est juris gentium Oo.
http://int2float.blogspot.com
andremo
Bit

Mensagempor andremo » 03 Mar 2010 13:36

fabim escreveu:poisé xuxu..
return;
bem, nunca tive problemas de estabilidade com nenhum pic, em nenhum projetinho... agora uma plaquinha do renesas que eu tenho aqui. Vá a m****, ta louco.. eu desisti de usar por isso... Minha primeira impressão, foi muito ruim.. :(

Fabim,
Você só testou uma máquina e não avaliou a arquitetura interna, está descartando a linha inteira baseado em um dia de tentativa? Bom, se ainda não vendeu o kit, me diga quanto quer que eu arrumo um comprador! Se já vendeu, me passa o contato do feliz comprador para que eu possa dar umas dicas para ele se ainda mais feliz na vida.
De qualquer maneira, vamos lá, te dou um kit do PIC10F para avaliar, vai me dizer que a linha inteira da Microchip é limitada apenas pelo que viu no PIC10F? Me perdoe pela indelicadeza, mas não faz sentido.

Finalmente, se nunca teve problema com PIC por causa de interferência, me conta a mágica, eu sempre tive problemas [rs], hoje não mais por que não uso mais PIC.
Att,
André M de Oliveira
andremo
Bit

Mensagempor andremo » 03 Mar 2010 13:38

xultz escreveu:
Os processadores de 8/16 bits, são ainda piores do que uxip e putamente menos estaves que os pic..

Eu não sei qual é a tua experiência com PIC e Renesas, aqui onde trabalho fizemos somente um projeto com Renesas, mas a impressão que tivemos foi muito boa, no mesmo projeto tivemos problemas de estabilidade com MSP430 e AVR, o Renesas foi o que mais aguentou o tranco. E escolhemos Renesas justamente porque muitos nos indicaram pela sua robustez.
Neste projeto sequer cogitamos usar PIC, porque tenho um histórico bem grande de falta de robustez deste maldito...

Xultz,
Acho que até sei em que empresa você trabalha baseado no seu problema, fico satisfeito por saber que o seu problema foi solucionado e que eu posso ter feito alguma coisa para tornar a vida de um engenheiro mais fácil :P
Att,
André M de Oliveira
andremo
Bit

Mensagempor andremo » 03 Mar 2010 13:48

fabim escreveu:Deixa só eu perguntar uma coisa.

eu volto pra uxip..

Fabim,
A Renesas não começou esses dias não, muito pelo contrário, já andava por essas terras, mas com outros nomes [rs].

Sobre a Brastemp, não conheço essa marca não, só conheço a Whirlpool, acho que ela é dona dessa Brastemp, não é não? E a Whirlpool tem uma lista com 4 fabricantes de microcontroladores que ela usa no mundo inteiro, um deles você já falou, freescale, um outro é a Renesas! Os outros se eu te falar vou precisar te matar depois... LG também usa muito Renesas e micros de outras empresas asiaticas.

Sobre preços, nunca confie no preço que vê no site, sempre vai ser mais caro do que você comprar na rede de distribuição, ok?

Agora, PIC mais estavel e mais robusto a EMI que Renesas? Acho que você esqueceu de colocar o [rs] no final da piada. Nunca ouvi um absurdo maior que este... PIC não pode nem ouvir falar de ruído que já reseta, fala sério Fabim!

Bom, para não extender demais, eu tenho um grande problema com o core ARM e o MIPS, sabem quem são as unicas empresas que ganham dinheiro com eles? Pois é, as mesmas ARM e MIPS, quem fabrica o micro mesmo ganha muito pouco, acho que é um modelo que não deve durar muito. Sei lá, posso estar errado, mas para mim a conta não fecha.
Att,
André M de Oliveira
andremo
Bit

Mensagempor andremo » 03 Mar 2010 13:53

fabim escreveu:hehehe, que eu saiba a renesas esta ganhando no setor "automobilistico".

Tem ainda os setores.
INDUSTRIAIS "AUTOMAÇÃO", MÉDICOS, CONSUMO, ETC....

um que esta fazendo um puto sucesso em dedicados a controles, são os PSOC com a porrada de periferico que vem dentro..

Cara,
Acho que a ultima vez que eu vi, mundial, a lider no setor automobilistico é a freescale, que por coincidência é lider no maior mercado automobilistico do mundo, os EUA.

Agora, PSOC? Sucesso? Onde? Conheço poucos produtos que usam PSOC, nenhum no Brasil. Sabe de algum produto que use PSOC no mercado brasileiro?
Att,
André M de Oliveira
andremo
Bit

Mensagempor andremo » 03 Mar 2010 13:56

Francys Reymer escreveu:alguem aqui mexe com renasas q pode falar um pouco pra gente?

Francys,
Eu uso Renesas, promovo a marca e dou suporte, o que precisa saber?
Att,
André M de Oliveira
andremo
Bit

Mensagempor msamsoniuk » 03 Mar 2010 13:57

para o fabim:

http://www.microcontroller.com/news/Renesas_tech.asp

renesas significa: Renaissance Semiconductor for Advanced Solutions :)
msamsoniuk
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos