Linux - Integração de Processos

Discussão sobre linux para plataformas Intel x86 ou x64 (PC)

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Linux - Integração de Processos

Mensagempor jeanfernandes » 20 Abr 2010 10:49

Prezados

Tenho uma placa linux rodando alguns processos controlando uma planta no campo, onde cada processor é um aplicativo rodando como daemon (com respawn e o Ca4).

Bom primeira coisa que vi (nao sei precisar ao certo se é a unica maneira), eh como monitorar o status da porta serial (vi alguma coisa com sleep, no fim do while (1))....

Bom imaginemos que cada processo mantem uma estrutura de dados , atualizada do campo e eu precise atualizar uma pagina web (embarcada no proprio equipamento).

Uma solucao assim mais direta seria executar as aplicacoes de coleta (como um snapshop) e passar os dados formatados para serem montadas as paginas, ou seja a aplicacao de monitoramento só coleta durante a interpretacao da pagina.

Porem meu interesse eh que as aplicacoes fiquem rodando coletando dados do campo, e por alguma interface (que o mais obvio que eu consigo imaginar seja um socket local), se integre com o interpretador PHP (nesse caso o mesmo abriria um socket local e coletaria as informações, com a aplicação rodando)...

Gostaria da opiniao dos experts no assunto para dirimir minhas duvidas.
Valews.
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Mensagempor Wagner de Queiroz » 20 Abr 2010 15:19

eu recomendaria os processos que leem a serial, enviarem um arquivo formatado como html ou php onde fosse montado um html fixo que só mudava na area dos dados. ai quando o Apache pedir a pagina, ja pega ela atualizada.

Agora nao sou webdesigner, mas sei que existe uma forma de atualizar um pedaco da pagina sem recarrega-la. acho que é em Java.

Talvez alguem possa dizer alguma coisa sobre essa ideia, nao?
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor ivan » 20 Abr 2010 20:01

Apenas um brain storming...

1) Essa solução de socket é muito usada. Em Java eu sei que se pode criar um socket, mas já em PHP... eu não conheço nada!

Em Java poderia ser uma Applet dentro de uma págna html que faria este trabalho. Tem que se considerar a instalaçao de uma JVM e o Tomcat, que é servidor para ambiente Java, podendo prescindir do Apache ou não. O conjunto Apache /Tomcat é usado da seguinte forma:

Apache: Servidor de páginas html estáticas
Tomcat: Servidor Java, JSP, Servlet, integrado ao Apache, podendo servir páginas html estáticas, geralmente qdo instalado sem o Apache.

2) Pode-se usar arquivos textos, desde que se use semáforos entre as aplicações. Combinando com uma das outras duas opções.

3) Ou ainda, apenas o Apache, servindo páginas estáticas, onde nesta página teria uma condição de refresh,pela data de escrita do arquivo, usando Javascript e uma aplicação em C escrevendo esta página no disco após pegar os dados via socket.
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein).
ivan
Word

Mensagempor Jorge_Francisco » 21 Abr 2010 14:20

JavaScript -> Reload
PHP -> Socket
Equipamento acessa por socket um webservice.

Pronto!
Jorge_Francisco
Dword

Voltar para Linux ( x86 ou x64 )