Ainda tenho no meu museo, um TK95, que na epoca tinha mais jogos que o MSX e alguns aplicativos rodavam mais rapido, acho que pelo uso de uma ULA diferente.
Tenho ainda tb um Apple II plus que usei por varios anos até comprar um XT clonado, que PC original na época era como nota de 2 dolares....
MSX já usei e reparei varios, ainda tenho alguns componentes como o Z80, o TMS9928, o chip Yamaha do som. Pra mim o MSX 1 da gradiente montaram dentro de um videocassete(Expert)...hehe
Se esquentava mais do que devia o Expert, a CPU Z80 ia pro vinagre....
Enquanto lá fora já estavam com o MSX2 ou superiores aqui devido a reserva de mercado colou somente o MSX1.
Tinha uma assistencia da Microdigital no bairro da Barra-funda-SP, estive lá varias vezes pra comprar aplicativos em fita cassete...hehe Eita tempo bão!!
O Apple II no inicio era mais eficiente e tinha mais aplicativos que um XT de 64K, até rodava Lotus e Dbase eu mesmo fiz varios testes na epoca com aplicativos similares.
No MSX eu conseguia apenas ler os discos do XT porque tinham formatações de disco parecidas.
Um dos fabricantes que tentou clonar e começou vender um MAC foi a Unitron, que teve que fechar as portas com pressão do governo americano, diziam que clonaram e melhoraram os chips usados no MAC512, mas nem conseguiram vender por falta de emprestimo do governo federal brasuca...hehe
O Amiga era raridade, já cheguei a usar um Amiga1200 para edição de video, com GenLook, mas o dono tinha importado esta maquina dos EUA porque tinha muita grana....
Os PCs da epoca com Z80 como TRS80, TKxx, MSX, tinham performance parecidas porque a maioria usava clk de 3,58MHZ. Alguns usavam 2 Z80 como no TRS80, que usa sistema de memoria e video parecido com a logica utilizada nos AppleII.
O MSX já entrou no mercado com chips prontos de diversos fabricantes, assim era só ligar os chips e já ter o micro funcionando. O circuito de conexão é muito simples, não chegando a ser como outros micros da de 8 bits da época.
O TK95 era mais simples que o MSX, porque somente tinha uma ULA para video, audio e teclado e usava o mesmo processador Z80.
Brasilma,
Tu disse livro vermelho do MSX?
Copiaram a ideia do Apple, porque na época já tinha o Red Book da Apple com as informações detalhadas do sistema operativo e hardware.
Nem vou falar que no Apple II plus, pode colocar placa com Z80, com MC68030, trabalhar com dois processadores e fazer assembler hibrido, senão vcs vão me expulsar do tópico...hehe
O problema é que aqui o MSX estagnou na versão 1, não tendo como expandir muito a arquitetura, assim com o tempo foi substituido pela arquitetura PC.
Ainda na net tem muitos sites que monstram novas interfaces como para cartão SD, placa de video novas, outros processadores, etc para Apple , TK e MSX.
Gravador bom para fita cassete era do Hotbit, fabricado no Brasil, eu
usei no MSX, no TK95 e Apple II, durou muitos anos....
Esta é pros véios de plantão: Quem lembra da radio USP, que transmitia programas para Apple, MSX, TK, pela radio, o programa chamava Clip Informatica. Ná epoca eu conectava o gravador do Hotbit no radio FM para gravar as fitas.....