Moderadores: 51, guest2003, Renie
xultz escreveu:Em se tratando de instrumentação, eu aprendi levando muita porrada na cara: a teoria e a prática não andam juntas.
É óbvio que na ponte de extensômetros todos vão estar numa mesma temperatura. E todos vão variar proporcionalmente. O problema é que um extensômetro pode variar, por exemplo, 1% a cada grau, e o outro 1,2% a cada grau. Por que? Sei lá, alguma zica na hora de fabricar o extensômetro, alguma impureza que cai no material, a forma de colar na célula, tudo pode, o que importa é que você está lascado. Outra coisa que influencia é que uma junção de dois metais diferentes forma um par bimetálico que gera corrente quando aplicada uma temperatura nele. E lá vem mais erro.
A coisa é desesperadora, porque uma célula de carga gera em média 10mV/V. Isso quer dizer que alimentando com 5V, no fundo de escala, ela vai gerar 50mV. Imagine uma célula de mercado, geralmente de 20kg de fundo de escala. Agora faça as contas de quantos V ela gera se puser uns 10g em cima. Poisé, bem pouquinho. Agora calcule quantos ela gera para 1g. Poisé, um tico de nada. Esse é o máximo erro que o fdp pode ter. MÁXIMO! Daí você pensa: caramba, se eu tiver um pensamento erótico, gero muito mais inteferência eletromagnética que isso! Poisé, some a isso efeitos de desbalanceamento por temperatura, dezenas de celulares twittando em volta, rede elétrica com fator de potência complexo absurdamente desequilibrado, motores de geladeiras, aspiradores, etc, todos com as escovas pedindo aposentadoria, tudo irradiando em cima da célula.
Daí você desiste dessa vida, joga tudo pro ar e vai vender coco na esquina.
xultz escreveu:Não, Moral, uma balança de mercado com fundo de escala de 10kg e divisão de 10g não vende. ... Marketing, mas vai fazer o quê, se o mercado exige, tem que fazer. Prá piorar, ele não queria que colocasse um AD de instrumentação, porque o circuito ficava caro, ele queria (e esse foi o calvário) conversor de rampa dupla, no mááááximo um amplificador de instrumentação de front-end.
mugangalinux escreveu:Voces conhecem alguma empresa que comercializa estes modulos que faca essa interface entre a celula de carga e o computador?. Estou fazendo minha aplicacao, em labview, mas esta pendende esta parte de hardware.
obrigado
muganga
Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos
Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 1 visitante