celula de carga(extensometro)

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

balanca

Mensagempor mugangalinux » 25 Jun 2010 11:00

pessoal...obrigado por compartilhar as informacoes

se minha celula de carga apresenta fundo de escala 10000 lb, operacionamente falando 'e inviavel todas as vezes que for utilizar a balanca ter que movimentar um peso de 10000 lb.

outro ponto: suponhamos que apos pegar a leitura de 10000 lb do ad e fazer a regra de tres....fazendo apenas isso eu garanto que minha balanca esta zerada? ou seja, vai partir do zero?

obrigado

muganga
mugangalinux
Nibble

Mensagempor xultz » 25 Jun 2010 13:07

Não, muganga (ou mungaganga, ou sei lá como se escreve), você precisa aferir com zero de carga e com o fundo de escala. O fundo de escala você afere uma única vez (ou de tempos em tempos, como uma ou duas vezes por ano), e o zero você fica caçando o tempo todo, porque é mais fácil (dependendo do tipo do uso, ela pode acumular sujeira de grãos ou coisas do tipo, que afetam somente o zero dela).
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor MOR_AL » 25 Jun 2010 14:11

Nós precisamos ter bom senso.

Se vamos usar a balança para pesar diamantes, então nossa balança pode ter um fundo de escala de 10g e resolução de, sei lá, 1mg. Aí nosso CAD poderia ter 10g / 0,001g = 10.000 possíveis valores diferentes, ou 14 bits.
Agora, se vamos usar a balança no supermercado, então nossa balança pode ter um fundo de escala de 10kg e ter uma resolução de 10g. Isso dá um CAD de 10.000 / 10 = 1000, ou 10 bits.
A primeira balança, terá que ler 1mg e a segunda 10g. Além de um CAD com mais bits, a primeira balança terá um circuito de condicionamento do sinal capaz de identificar variações de 1mg, enquanto que na segunda, o circuito terá que identificar variações de 10.000mg. Chuto que a primeira custaria uns R$20.000,00 e a segunda R$1.000,00.
Se você vai "caçar baratas", uma boa arma seria um chinelo.
Se você vai "caçar ratos", tem que usar uma ratoeira.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor xultz » 25 Jun 2010 15:00

Não, Moral, uma balança de mercado com fundo de escala de 10kg e divisão de 10g não vende. Nada. Quando fiz a primeira balança, o cliente aceitou que ela tivesse fundo de escala de 20kg com divisão de 5g. A última ele queria de 1g, mas aceitou de 2g. As de 5g já não tinham mais competitividade. O motivo de 10 ou 5g fazerem a diferença? Marketing, mas vai fazer o quê, se o mercado exige, tem que fazer. Prá piorar, ele não queria que colocasse um AD de instrumentação, porque o circuito ficava caro, ele queria (e esse foi o calvário) conversor de rampa dupla, no mááááximo um amplificador de instrumentação de front-end.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor brasilma » 25 Jun 2010 15:07

Que legal Xultz, balança de mercado, tipo aquelas que precisam de homologação do INMETRO, né?

Nos fale dos ensaios e o número da portaria.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

balanca

Mensagempor mugangalinux » 25 Jun 2010 16:00

ok ....em se falando de celulas de carga do tipo ponte wheatstone, como seria este ajuste de zero?
precisa-se equilibrar a ponte atraves do resistor shunt. Ja vi circuitos que trabalham com celulas de carga onde exite um potenciometro para ajuste de zero e outro potenciometro para ajuste de shunt....mas ja vi tambem sistemas sem estes potenciomentros para ajustes.
como seria estes ajustes em ambos sistemas? com potenciometro e sem potenciometro?

obrigado

muganga
mugangalinux
Nibble

Mensagempor brasilma » 25 Jun 2010 16:11

Tudo sempre e apenas com peso Muga, vc precisa de uma referência, capici???
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 25 Jun 2010 16:15

Eu já trabalhei com placas de balança que utilizam o LM331 na parte de aquisição, era um conversor tensão frequencia. A placa tinha 5000 divisões e utilizava um 74hc393 ligado em série com o T0 dum 80c32.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

balanca

Mensagempor mugangalinux » 25 Jun 2010 16:21

tem mais detalhes desta placa? ligacao? tipo de comunicacao? onde comprar?

muito obrigado

muganga
mugangalinux
Nibble

Mensagempor fabim » 25 Jun 2010 16:49

xultz escreveu:Em se tratando de instrumentação, eu aprendi levando muita porrada na cara: a teoria e a prática não andam juntas.
É óbvio que na ponte de extensômetros todos vão estar numa mesma temperatura. E todos vão variar proporcionalmente. O problema é que um extensômetro pode variar, por exemplo, 1% a cada grau, e o outro 1,2% a cada grau. Por que? Sei lá, alguma zica na hora de fabricar o extensômetro, alguma impureza que cai no material, a forma de colar na célula, tudo pode, o que importa é que você está lascado. Outra coisa que influencia é que uma junção de dois metais diferentes forma um par bimetálico que gera corrente quando aplicada uma temperatura nele. E lá vem mais erro.
A coisa é desesperadora, porque uma célula de carga gera em média 10mV/V. Isso quer dizer que alimentando com 5V, no fundo de escala, ela vai gerar 50mV. Imagine uma célula de mercado, geralmente de 20kg de fundo de escala. Agora faça as contas de quantos V ela gera se puser uns 10g em cima. Poisé, bem pouquinho. Agora calcule quantos ela gera para 1g. Poisé, um tico de nada. Esse é o máximo erro que o fdp pode ter. MÁXIMO! Daí você pensa: caramba, se eu tiver um pensamento erótico, gero muito mais inteferência eletromagnética que isso! Poisé, some a isso efeitos de desbalanceamento por temperatura, dezenas de celulares twittando em volta, rede elétrica com fator de potência complexo absurdamente desequilibrado, motores de geladeiras, aspiradores, etc, todos com as escovas pedindo aposentadoria, tudo irradiando em cima da célula.
Daí você desiste dessa vida, joga tudo pro ar e vai vender coco na esquina.

tendeu.
Entao deve ser por isso que a impedancia da ponte de wead... é tão baixinha coisa entre 150R e 500R.. acho que pra não haver flutuação na linha por EMI/RFI diferencial, e apenas comum..
E sim, pratica e teoria, as duas são a mesma coisa quando falamos de celula de carga...
Imagine agora 2T, com 2mV/V, em 10V.
E a resolução de 0.01 em 0.01kG...........

Meo, prestenção, se usar um ADC com entrada diferencial, e BGA. Basta colocar um PI na entrada, com algum aparato pra proteção comum para VDD e GND, e ja era.. zéfini.

agora, o pior de tudo. é balança de 8kG com AD de 10 bits, e 1 grama de resolução.... hehehe
Vou procurar o projeto na net, e bosto aqui pro6 verem.
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 25 Jun 2010 17:30

xultz escreveu:Não, Moral, uma balança de mercado com fundo de escala de 10kg e divisão de 10g não vende. ... Marketing, mas vai fazer o quê, se o mercado exige, tem que fazer. Prá piorar, ele não queria que colocasse um AD de instrumentação, porque o circuito ficava caro, ele queria (e esse foi o calvário) conversor de rampa dupla, no mááááximo um amplificador de instrumentação de front-end.

... É, Xultz! Marketing "pesa" muito na hora de escolher a balança ... :lol:

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

balanca

Mensagempor mugangalinux » 25 Jun 2010 21:42

Voces conhecem alguma empresa que comercializa estes modulos que faca essa interface entre a celula de carga e o computador?. Estou fazendo minha aplicacao, em labview, mas esta pendende esta parte de hardware.

obrigado

muganga
mugangalinux
Nibble

Re: balanca

Mensagempor fabim » 25 Jun 2010 22:10

mugangalinux escreveu:Voces conhecem alguma empresa que comercializa estes modulos que faca essa interface entre a celula de carga e o computador?. Estou fazendo minha aplicacao, em labview, mas esta pendende esta parte de hardware.

obrigado

muganga

www.asla.com.br
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

celula de carga

Mensagempor mugangalinux » 25 Jun 2010 22:37

fabim....nao encontrei nenhum modulo ou circuito para minha aplicacao...
tem mais alguma indicacao?

obrigado

muganga
mugangalinux
Nibble

Re: celula de carga

Mensagempor Controladores » 26 Jun 2010 11:39

Bom dia!

Somos da empresa ASLA produzimos esse tipo de interface, para maiores detalhes me deixe seu contato ou entre em contato conosco 014 3378 2208 ou marco@asla.com.br

O Fabim e o Xultz ja nos conhece.
inclusive o Fabim é nosso parceiro.

Marco
ASLA
Controladores
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos