ajuda com motor de passo???

Software e Hardware para linha x51

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

ajuda com motor de passo???

Mensagempor dyemerson » 14 Jul 2010 22:58

Estou com dificuldade em ligar o motor de passo no 8051, estou usando um motor de resolução de 1,8º por passo total de 200 passos porvolta, o problema é qu epreciso fazer ele dar 100 voltas ou seja 20000 passos no memor tempo possível , ai que esta o problema estou conseguindo dar os 20000 passos em um tempo de 60 segundo ou 1 minuto, e não consigo aumentar esta velocidade, que começo a perder torque.

estou usando um bc548 e um tip 122, como drive de disparo entre o 8051 eo motor de passo.

sera que eesta configuração de transistor não esta saturando direito???

a e sobre o motor é de 2,5 v e 3,2 ampres.

não sei se fui claro mas por favor se alguem estiver algo me ajude???
dyemerson
Bit

Mensagempor _blackmore_ » 14 Jul 2010 23:05

acredito que o problema não sejam os transístores ...
por acaso existe alguma rampa de aceleração no seu firmware?
já tentou usar o L297? já tentou aumentar a tensão nas bobinas umas 20 vezes maior que a nominal?? já estudou algum driver para motor de passo?
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor dyemerson » 14 Jul 2010 23:25

ok já mas é um pouco caro!!!
gostaria de fazer um!!!
mas o interessante é que na impressora ele é muito rapido e tem até um bom torque, mas quando coloco no meu circuito não puxa corrente nominal e quando aumento um pouco o tempo de chaveamanto ele perde muito o torque, quando energizado apenas uma bobina quase não consigo gira-lo mas quando aumento muito velocidade não preciso de muita força para seguralo!!!
dyemerson
Bit

Mensagempor Silvio51 » 15 Jul 2010 00:19

Amigo... precisamos de mais informaçöes do teu circuito... precisa dizer como é teu Hardware e também teu programa para podermos ajudar...
Diante mäo, por experiëncia posso te dizer que os motores tem uma taxa máxima de aceleraçäo a que podem ser submetidos. Pq se a taxa de aceleraçäo (intervalo de tempo em que se aumenta a frequëncia de chaveamento dos transistores) estiver muito alta, o motor näo obedece corretamente... é como se o campo girante (eletromagnético) "atropelasse" o movimento do rotor... fazendo com que o motor perca torque... näo sei se fui claro... no mais passa aí mais informaçöes que posso te ajudar.
Silvio51
Byte

Mensagempor dyemerson » 15 Jul 2010 15:48

ok!!! sivio!!

Estou usando o tip 102 que é um transistor NPN com corrente de base baixa e um resistor de 1k entre ele e o 8051, medi deu mais ou menos 200 micro amperes na base do tip102, primeiro fiquei com medo de queimar a porta do 8051, mas acho que não esta muito alta a corrente não é???

fiz um tempo com o for contando de 0 até 3000, mas nesta velocidade ja não consigo fazer ele a rodar sem carga pois perde torque.

Sobre o drive não sei se esta correto , me ajude se precisar

OBRIGADO!!!
dyemerson
Bit

Mensagempor xultz » 15 Jul 2010 16:28

Dyemerson, existem duas formas de ligar o motor de passo. A que voc~e está usando provavelmente seja unipolar, mais fácil de fazer. Outra forma de acionar é com circuito bipolar, mais chatinho. Por experiência própria, o motor consegue quase o dobro da velocidade se ligado em bipolar. Existem muitos documentos explicando isto, dá uma procuradinha que você achar textos que explicam tintin por tintin a respeito.
Só a título de curiosidade, usei o L293D para acionar o dito.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor dyemerson » 15 Jul 2010 17:20

acho que o meu maior problema é a tensão, minha fonte é de 24 volts e fiz uma fonte para reduzir para 3,5v do jeito mais simples um transistor de potência e um zener, mas quando energizado a fase do motor cai para 1,2v

estou ficando louco!!!!!!

tenho aqui um motor bipolar, acho que vou começar de novo com ele, o que vc's acham?????
dyemerson
Bit

Mensagempor xultz » 15 Jul 2010 22:53

Cara, tudo depende de qual é a aplicação do motor.
se você puder postar mais detalhes, como diagrama do teu circuito, fica bem mais fácil de ajudar.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor silverbolt » 16 Jul 2010 12:23

esquece os transistores.
use um driver chopper (l-297 + l298)
use o 8051 para mandar a direção e os pulsos (frequencia de acionamento) para o driver e já era.
vc vai conseguir usando o chopper, frequencias maiores de 20 hz.
eu devo ter ainda interfaces prontas para isso.
[]´s
Symphony Robotica
gravador usb, icd2 PIC, AVR e ARM.
Distribuidor BASCOM no Brasil.
www.roboticafacil.com.br
Locação de robos para eventos
www.symphony.com.br
silverbolt
Byte

Mensagempor brasilma » 16 Jul 2010 13:23

Colega, TIP 122 está ok para acionar o motor, qto a ligação não vou opinar pois não vi.

O maior problema está na forma de acionamento, vc não pode trabalhar na tensão nominal tem de trabalhar muito acima e controlar pela corrente.

Existem vários tópicos onde isto foi discutido, abaixo tem um, porem há outros melhores, e na net tbém encontrará muitos outros.

http://www.asm51.eng.br/phpbb/viewtopic ... otor+passo
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor dyemerson » 21 Jul 2010 19:50

Ola silverbolt que chopper é este , mande mais informações pelo meu email dyeme@ig.com.br.
dyemerson
Bit

Mensagempor Guri » 29 Jul 2010 11:45

Meu amigo, 20.000 passos por volta (é isso mesmo que eu entendi?) se for isso mesmo, sua aplicação é muito milimétrica.

Eu trabalhei muito com motores de passo e até hoje não ví opção melhor que a de se utilizar controladores dedicados para isso, você terá torque garantido e a mais perfeita simetria possível entre mecânica e eletrônica.

A maioria das aplicações utilizando microsteping são perfeitamente aceitáveis com passos de 2 a 3.600 passos por volta, além disso os problemas de controle e precisão sem falar do torque, poderão se tornar cada vêz mais nítidos. Eu lhe daria essa dica que funciona:

DRV8821

Não sei se é o caso: Você esta utilizando um motor de passo de alta corrente, essa opção foi porque você realmente precisa desta corrente (força) ou pelo fato de aumentando a corrente do motor conseguiria maior (força) quando utiliza-se o microstep....

Eu utilizei esses drives para controlar espelhos tilt/pan em um roboscan de uso profissional, o funcionamento é perfeito, a impressão que se tem é que os espelhos rebatem a luz do canhão sobre uma superficie (parede) com maciêz muito agradável...

Já tentei fazer com MCUs, pic 8051, porém o resultado com um driver dedicado não tem comparação. Só para registrar, o único parelho utilizando um 8051 como controlador com motores de 1,8 graus - 200 passos voltas que ví funcionar com relativa precisão (isso porque o mesmo ia se perdendo suas coordenadas em decorrer do tempo (caracteristica essa proporcionada pela falta de compensação "feedback" entre o motor e o mcu)), foi um aparelho chinês, que na realidade éra uma cópia de um americano...

Espero te contribuido de alguma forma com o pouco que compreendi,
Guri
Byte

Mensagempor EvandrPic » 29 Jul 2010 13:45

Guri escreveu:Meu amigo, 20.000 passos por volta (é isso mesmo que eu entendi?) se for isso mesmo, sua aplicação é muito milimétrica.

Não Guri. O que ele disse é que não consegue 20.000 passos por minuto.
dyemerson escreveu: ai que esta o problema estou conseguindo dar os 20000 passos em um tempo de 60 segundo ou 1 minuto...

Isso significa que se ele tiver um motor e o controlar com 200 passos por volta e tiver rotação de 100 RPM, ele já terá os 20.000 passos por minuto...
Isso é bem diferente de ter 20.000 passos por volta.
Posso ter 20.000 passos por volta e demorar 3 horas pra dar um volta completa por exemplo ou posso aumentar a velocidade e dar uma volta em 15 segundos mantendo os mesmos 20.000 passos por volta.
EvandrPic
Dword

Mensagempor silverbolt » 29 Jul 2010 13:53

dyemerson escreveu:Ola silverbolt que chopper é este , mande mais informações pelo meu email dyeme@ig.com.br.

tem muita coisa na internet.
olha esse exemplo aqui que usa L-297 + L-298
http://www.otocoup.com/CarteL6208_e.htm
Symphony Robotica
gravador usb, icd2 PIC, AVR e ARM.
Distribuidor BASCOM no Brasil.
www.roboticafacil.com.br
Locação de robos para eventos
www.symphony.com.br
silverbolt
Byte

Voltar para 8051