por Guri » 29 Jul 2010 11:45
Meu amigo, 20.000 passos por volta (é isso mesmo que eu entendi?) se for isso mesmo, sua aplicação é muito milimétrica.
Eu trabalhei muito com motores de passo e até hoje não ví opção melhor que a de se utilizar controladores dedicados para isso, você terá torque garantido e a mais perfeita simetria possível entre mecânica e eletrônica.
A maioria das aplicações utilizando microsteping são perfeitamente aceitáveis com passos de 2 a 3.600 passos por volta, além disso os problemas de controle e precisão sem falar do torque, poderão se tornar cada vêz mais nítidos. Eu lhe daria essa dica que funciona:
DRV8821
Não sei se é o caso: Você esta utilizando um motor de passo de alta corrente, essa opção foi porque você realmente precisa desta corrente (força) ou pelo fato de aumentando a corrente do motor conseguiria maior (força) quando utiliza-se o microstep....
Eu utilizei esses drives para controlar espelhos tilt/pan em um roboscan de uso profissional, o funcionamento é perfeito, a impressão que se tem é que os espelhos rebatem a luz do canhão sobre uma superficie (parede) com maciêz muito agradável...
Já tentei fazer com MCUs, pic 8051, porém o resultado com um driver dedicado não tem comparação. Só para registrar, o único parelho utilizando um 8051 como controlador com motores de 1,8 graus - 200 passos voltas que ví funcionar com relativa precisão (isso porque o mesmo ia se perdendo suas coordenadas em decorrer do tempo (caracteristica essa proporcionada pela falta de compensação "feedback" entre o motor e o mcu)), foi um aparelho chinês, que na realidade éra uma cópia de um americano...
Espero te contribuido de alguma forma com o pouco que compreendi,