Como "unir" energias de diferentes fontes?

Forum sobre fontes alternativas de energia, como Solar, Eolica, etc...

Moderador: 51

Como "unir" energias de diferentes fontes?

Mensagempor joao » 20 Jul 2010 18:44

Ola Pessoal,

Estou com uma dúvida:

Se eu tenho várias fontes de energias, como roda d'água, energia eólica, energia solar e energia vinda da compania elétrica, como posso ter td isso junto na casa?

Existe algum componente que faça essa ligação?

É possível que, eu transformo td essas energias em 12V, dai jogo neste componente que me dá 12V mas com uma maior amperagem e eu acabe carregando várias baterias em série e dessas baterias eu retorne a ter 110V?

Esse é o raciocinio correto? Ou eu teria que ter differente grupos de energia em minha casa, como por exemplo, energia solar apenas ligando o chuveiro, energia eólica apenas para luzes e etc?

O que vocês fariam caso quissessem ter uma energia solar + energia da compania elétrica na sua casa?

[]'s
Como já diria um grande amigo: Só sei que nada sei!!!
joao
Byte

Mensagempor _blackmore_ » 20 Jul 2010 19:15

O que vocês fariam caso quissessem ter uma energia solar + energia da compania elétrica na sua casa?

bom .. eu colocaria uma chave de seleção, hora utilizaria uma energia gerada por estes meios citados por vc, e hora utilizaria a energia da rede comum.
Para "transformar" a tensão de 12V carregada nas baterias utiliza-se um inversor de frequências, um equipamento que dependendo a aplicação pode tornar-se caro.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor joao » 21 Jul 2010 07:22

hmm...

A muito, mas muito tempo atrás eu ouvi uma estória de que era possível ter uma caixa da COPEL que era especial para receber uma fonte extra de energia.
Funcionava assim:
- Vc tinha um painel solar que entrava nesta caixa da COPEL.
- Caso vc usasse energia, usaria primeiro do painel solar e caso precisasse de mais energia pegava do poste de luz mesmo.
- Caso vc não usasse, a energia gerada voltada para a rede eletrica e iria rodar o disco de consumo na direcão contraria, fazendo abater no custo mensal dai.

Realmente eu acho que é uma estória, mas quem sabe alguém dá uma luz?

Quanto a minha primeira pergunta, eu ainda acho que deva existir algo mais prático para fazer isso, porque senão ficaria meio dificil ter que separar as fiaçoes de casa para pegarem de uma fonte ou de outra. O que acham?

[]'s
Como já diria um grande amigo: Só sei que nada sei!!!
joao
Byte

Mensagempor KrafT » 21 Jul 2010 08:03

O processo de conversão vai implicar em perdas que podem anular alguns beneficios das fontes alternativas.

Um sugestao bem simples: Faz a iluminacao em CC, por exemplo uns 127VCC e alimenta a iluminação com baterias. Como os reatores eletronicos das fluorescentes funcionam tambem em CC, isso mata uma boa fonte de despesas. Se houver energia sobrando bota num boiler para acumula-la em forma de calor...

As cargas AC como geladeiras e condicionadores de ar, vc mantem na rede da concessionaria.
KrafT
Dword

Mensagempor proex » 21 Jul 2010 08:08

Eu estou mexendo com isso agora, fiz o circuito de potencia pra captar energia do gerador eólico.

A principio fico em duvida se há mesmo como misturar essa energia gerada com a energia da rede.

As impedancias dessas duas fontes tem que ser igual senão uma vai ficar alimentando a outra.

Outra coisa que me deixa com a pulga atrás da orelha (além da minha vizinha), é essa estória de vc gerar energia e jogar na rede para conseguir desconto da concessionária.

Essa estória ta mal contada visto que a capacidade de corrente do meu gerador teria que ser maior que a capacidade de corrente trafo da rede da concessionária e a impedancia do meu gerador teria que ser menor que esse trafo da rede.

Oras, se meu gerador tem capacidade de gerar 5k Watts sobre uma certa impedancia de saida , e o trafo da rede da concecionária tem capacidade 300K Watts, com fica se ligar essas duas fonte em paralelo?

Sei lá, tem coisa estranha nessa estória.

.
proex
Dword

Mensagempor xultz » 21 Jul 2010 10:27

João, se pensar em nível DC de 12V como você disse, existe sim um componente para isso, se chama diodo.
Em se tratando de misturar energias, deve haver um elemento no sistema que é a tensão em função da corrente: quanto mais corrente você puxa, menor deve ser a tensão que ele fornece. Se você pensar numa fonte de tensão DC fixa ideal (aquela que a gente desenha no diagrama esquemático, mas que na verdade não existe de forma tão perfeita) com um resistor em série, você tem uma fonte com tensão em função da corrente. Quanto menor for o valor dessa resistência, maior é a corrente que vai puxar do sistema.

Aí o que acontece: suponha que duas fontes de energia diferentes (por exemplo, uma usina a base de flatulência e outra usina de TPM), cada uma tem uma potência diferente. Uma fornece, sei lá, 10A e a outra 80A (TPM costuma gerar muito mais energia que isso). A resistência série deve ser calculada de tal forma que, quando aplicada uma carga em ambas, a proporção de corrente entre uma usina e outra seja de 10/80 (essa conta é facinho de fazer). Assim, quando você aplicar plena carga no sistema, uma usina vai fornecer 10A e a outra 80A.
Porém, você pode querer que só a usina de TPM forneça energia (supondo que tua esposa fique de TPM o mês inteiro) e só use os flatos se tua carga precisar de mais do que 80A. Para isso é necessário um sistema inteligente, que monitore a corrente da carga. Enquanto estiver abaixo dos 80A, a tensão da usina de flatos se mantém abaixo da tensão da usina de TPM. Como tem um diodo, não virá corrente para dentro da usina de flatos. Quando a carga exigir mais de 80A, a usina de flatos aumenta a tensão (ela vai ficar ligeiramente maior a de TPM) e vai começar a sair corrente dela também. Se a carga pedir mais de 90A, derruba o sistema porque deu m****.

Em se tratando de rede AC, a coisa é parecida. O único porém é que ambas energias devem estar perfeitamente em fase (dos 60Hz), e se teu gerador tiver um tiquinho de tensão a mais que a tensão da rede, vai começar a fornecer corrente para a concessionária, e controlando essa diferença de tensão, controla quanta corrente tua usina pode fornecer à concessionária.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor albertorcneto » 21 Jul 2010 11:12

A palavra-chave eh: GTI (grid tied inverter)

Sao inversores de frequencia que geram energia AC na mesma fase e frequencia da rede. Entao voce pode conectar ele na tomada direto que, ao inves de usar energia, ele vai gerar energia e devolver pra rede.

O controle dele eh por corrente e nao por tensao. Nao importa o quanto o seu gerador gere de potencia.

Existem os modelos do tipo MacGyver: dois tranformadores, dois transistores e um diodo (e provavelmente um chicletes usado e 2 pares de cadarco). Mas esse gera milhoes de harmonicos na rede e problemas demais, fora a eficiencia baixissima. E existem os comerciais. Alguns chegam a 98% de eficiencia (com entrada 400 VDC a 700 VDC). Com 12 VDC talvez voce consiga uns 80% de eficiencia sem fazer muito esforco e 90% com um design quase perfeito.

No Brasil acho que nao eh possivel de ser feito, ja que os medidores de energia sao travados para girarem em uma so direcao. Ja onde voce mora eh possivel desde que o seu inversor obedeca alguns parametros.

O MOR_AL talvez seja o cara pra isso, visto que ele eh o cara pra eletronica de potencia.
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Mensagempor andre_luis » 24 Jul 2010 10:50

Se a sua idéia é fornecer energia para a empresa distribuidora, acredito que isso deva ser homologado pela mesma, pois não devem permitir que qualquer equipamento seja pendurado no barramento deles.

Técnicamente falando : A tensão que voce deve aplicar no barramento deve ser trifáisca, precisa estar 30 graus adiantado, e com uma tensão 10% acima da fornecida. Desnecessário dizer que precisa estar na mesma frequencia :-)

Tenho um trabalho impresso muito interessante ( com diagrama esquemático ) de um ex-aluno da COPPE que trabalha no CEPEL, com implementação para captação de energia solar e armazenamento em bateria. O sistema foi utilizado a nível experimental na região Norte.

+++

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor proex » 24 Jul 2010 12:01

Agora sim li uma resposta interessante.
proex
Dword

Mensagempor menegola » 03 Dez 2012 07:38

Sou leigo no assunto.
Acedito que juntar varias fontes de enrgia em uma unica deve funcionar.
O sistema brasileiro nao e interligado.
existe grandes hidreletricas,e pequenas PCHs tudo interligado.

Como funciona este TREEEEMMMM
menegola
Word

Re: Como "unir" energias de diferentes fontes?

Mensagempor Energialimpa.net » 24 Fev 2015 16:17

É Possivel sim,

Basta termos um controlador de carga que irá receber as energias geradas e carregar as baterias, depois então teremos a alimentação das nossas cargas pelo inversor.

energialimpa.net/
Energia limpa é o futuro para uma nação sustentável!
energialimpa.net
Energialimpa.net
Bit

Voltar para Fontes de energia alternativa