Sensor nivel de agua maquina lavar roupa

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Mensagempor phophollety » 13 Dez 2006 14:34

Bom..no seu caso fica um tanto quanto complicado...

Só os problemas em instalar uma barra de torção já iviabilizariam o projeto...

Pensei nesse:

Imagem

O tanque secundário desvia uma pequena parte do tanque principal, o lastro afunda no líquido, logo terá que ter uma densidade maior que o líquido, a bóia nuturalmente tem que ter uma densidade menor que o líquido, também é importante saber a diferença de forças entre lastro e bóia, pq a bóia tem que acompanhar ao nível do líquido (para isso, use a Eq de Arquimedes)

Conforme o líquido varia a polia lá em cima é movimentada pela deslocação do fio, talvez seja nescessária uma redução, tem que ver a altura do seu tanque, o perímetro da polia e o tipo de pot (recomendaria um 10 voltas, Bourns de 5% 10k).

E ai.. que que acha?!
phophollety
Dword

Mensagempor MTC » 13 Dez 2006 15:44

phophollety escreveu:Bom..no seu caso fica um tanto quanto complicado...

Só os problemas em instalar uma barra de torção já iviabilizariam o projeto...

Pensei nesse:

Imagem

O tanque secundário desvia uma pequena parte do tanque principal, o lastro afunda no líquido, logo terá que ter uma densidade maior que o líquido, a bóia nuturalmente tem que ter uma densidade menor que o líquido, também é importante saber a diferença de forças entre lastro e bóia, pq a bóia tem que acompanhar ao nível do líquido (para isso, use a Eq de Arquimedes)

Conforme o líquido varia a polia lá em cima é movimentada pela deslocação do fio, talvez seja nescessária uma redução, tem que ver a altura do seu tanque, o perímetro da polia e o tipo de pot (recomendaria um 10 voltas, Bourns de 5% 10k).

E ai.. que que acha?!

Rapaiz... que criatividade hein!!!!!!!!!!!! a idéia eh muito interessante... vou dar uma analizada com calma nesta possibilidade... o unico detalhe eh q seria interessante colocar o potenciometro do lado de fora do tanque secundario, ai tem que bolar a parte mecanica com vedação para a pressao. vou pensar a respeito!!!

Abracos...
MTC
Byte

Mensagempor eletroinf » 13 Dez 2006 22:39

E se usar um sensor de pressão? Veja essa AN:
http://www.freescale.com/files/sensors/ ... AN1516.pdf
Puxa uma manga do fundo do tonel até o sensor de pressão, isola as trepidações e não tem o problema do desgaste mecânico do sistema com potenciômetro...
eletroinf
Word

Mensagempor phophollety » 14 Dez 2006 00:16

Só se usar um sensor diferencial, pq o tanque é pressurizado...
phophollety
Dword

Mensagempor MTC » 14 Dez 2006 13:40

phophollety escreveu:Só se usar um sensor diferencial, pq o tanque é pressurizado...

Tenho que verificar o volume com o tanque despressurizado na hora de encher, e ao fim do processo, tenho que liberar 10% do volume com o tanque pressurizado em 1kgF.... por isso deixei por terra os transmissores de pressao.
MTC
Byte

Mensagempor phophollety » 23 Dez 2006 12:40

Para liberar 10% dá para fazer um sistema cego mas inteligente?

Instale um sensor de pressão preciso em um ponto estratégico:
Descubra qual a área do bocal de saida...
Qual o volume de líquido que sai com aquela pressão na sua aplicação.

Se você sabe tudo isso pelo tempo é possível abrir uma válvula deixar escoar/sair o que precisa sem ter que ficar medindo, por exemplo?

Voume do tanque: 10 litros
Volume de saida do líquido: 100ml/Segundo
Volume a ser liberado: 3 litros

-> Tempo de valvula aberta: 30 segundos.

O sistema fica cego, não sei qual a aplicação mas funciona.. se não servir pensaremos em mais um modo! :lol:
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor MTC » 23 Dez 2006 20:26

e as ideias vao aparecendo...... este forum eh sensacional!!!!!!!!

bem, acatei a ideia do tanque secundário e ja estou adaptando neste uma bioa de combustivel de caminhao mercedez.....

assim tenho uma leitura linear do volume sem muita preocupacao com a parte mecanica (que ja vem pronta.)

Abracos
MTC
Byte

Mensagempor phophollety » 23 Dez 2006 23:40

Que bom.. por isso que esse fórum é legal!

Mas não se esqueça de postar os resultados (com fotos se possível... :wink:)

Damos soluções e você nos dá fotos heheeheh

Abração e boa sorte! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
phophollety
Dword

Medidor de Nivel sem contato físico

Mensagempor aadsilva » 29 Dez 2006 09:33

Pode ser tarde, mais segue uma aplicação usando a função de sensor capacitivo (CapSense) do PSoC da Cypress, o detalhe mais importante é que o sensor fica isolado do líquido.

[/img]Imagem

Os sensores capacitivos são os terminais diretos do microcontrolador e vc pode programar a sensibiliade e as ações de leitura via 8051

Aadsilva
aadsilva
Byte

Mensagempor phophollety » 31 Dez 2006 17:15

AHm.. super legal.. mas creio que como o cilindro dele é metálico possa indicar resultador errôneos... mas eu fiquei curioso agora.. tem mais infos sobre esse projeto?!?!
phophollety
Dword

Mensagempor MTC » 31 Dez 2006 21:52

realmente, o cilindro eh de aço carbono, mas nao descarto a possibilidade de um tanque secundario em PP somente para o nivel... se tiver mais informaçoes agradeco.
MTC
Byte

Mensagempor phophollety » 31 Dez 2006 23:54

Sim, funcionaria muito bem... realmente... creio que não influenciaria no seu processo mas o sistema não seria mais linear constante como com potênciometro, pressão ou massa, ele passaria a ser em passos, já que seriam vários sensores espalhados pelo tanque, eu viabilizaria a idéia.... afinal a manutenção seria praticamente nula....
phophollety
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 01 Jan 2007 00:11

Eu fiz um sensor de nivel para caixa de sementes, capacitivo, poderia fazer a mesma coisa pra medir liquidos - inclusive testei essa hipótese tambem. Assim teria uma medida real e não os passos.
Medir nivel de água com sensor capacitivo é uma barbada.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor aadsilva » 01 Abr 2007 10:09

De uma olha neste material, tudo o que vc precisa sobre chip com sensor capacitivo.

http://rapidshare.com/files/22101030/CapSense_info.zip

Aadsilva
aadsilva
Byte

Mensagempor edison » 06 Abr 2007 22:01

Wagner de Queiroz escreveu:Crawler !

Todas as máquinas de lavar que vi até hoje tem um pressostato xelelento Vagabundo para medir se esta cheio ou Vazio ou Cheio/Metade/Vazio.

Deve ser bastante barato ou confiável não acham ? Pra que complicar, Deixa Explodir ! Abri a minha agora a pouco e tem um pressostado.

Realmente aparenta ser um componente arcaico e obsoleto mas desde os primórdios até hoje é o melhor e mais economico sistema de controle de nivel para maq. de lavar.
Eu trabalhei em uma empresa em que tinha um reservatorio de aguas contaminadas com óleo e residuos metálicos e outras cacas,acreditem esse pressostato foi o que melhor se adaptou ao controle de nivel pois não entra em contato com o liquido e é relativamente barato,chegou a virar item de estoque no almoxarifado da manutenção.
edison
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos