Tem coisas que só a NXP faz por você...

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Tem coisas que só a NXP faz por você...

Mensagempor KrafT » 18 Jul 2010 23:34

Trabalhando no projeto com LPC1114 ( http://www.asm51.eng.br/phpbb/viewtopic ... 5&start=45 ), notei que o ADC estava me sacaneando um bocado...

Depois de alguma perda de cabelo, descobri que o PULL-UP da porta estava ligado...

É o primeiro chip que trabalho que dá para ligar PULL-UP numa entrada analogica... Pode até ser normal, mas para mim parece meio absurdo...

Agora preciso interpretar isso:

5 224 bytes of readonly code memory
64 bytes of readonly data memory
2 207 bytes of readwrite data memory

Acho que meu programa está obeso.
KrafT
Dword

Mensagempor tcpipchip » 19 Jul 2010 07:35

Podia ser, como dizem..."AUTOMATICAMENTE" desabilita....
tcpipchip
Dword

Mensagempor fabim » 19 Jul 2010 07:39

poisé, o LPC1768 tem pull up em todos os pinos... Só que valor bemmmmm alto,..
E ja inicializa desabilitado. To estranhando o AD ter o pull up abilitado.. :(

DEve ter alguma errata acerca deste caso.
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor KrafT » 19 Jul 2010 08:31

Bem... :oops:

Eu que habilitei indevidamente, mas na minha inocencia e da vivencia com outros mcu´s, isso era automatico, como o Miguel disse...

Mas beleza, tá dominado.

Agora aquela velha historia... Usar variaveis de 8 bits, quando eu só preciso de 8 bits, ou usar 16 ou 32 por que é mais confortavel ao chip? Mas isso é outra história.
KrafT
Dword

Mensagempor proex » 19 Jul 2010 08:38

Vc pode usar variavel de qualquer tramanho, qual o problema?

.
proex
Dword

Mensagempor pbernardi » 19 Jul 2010 10:06

KrafT escreveu:Bem... :oops:

Eu que habilitei indevidamente, mas na minha inocencia e da vivencia com outros mcu´s, isso era automatico, como o Miguel disse...

Mas beleza, tá dominado.

Agora aquela velha historia... Usar variaveis de 8 bits, quando eu só preciso de 8 bits, ou usar 16 ou 32 por que é mais confortavel ao chip? Mas isso é outra história.

Se precisar de performance, o mais confortável ao chip.

E vc esperava o que da NXP? :) O pior é o fabim, que diz que eles devem ter errata... hehehe. Nem tiram os tbd dos datasheets deles, vão ter erratas?
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor msamsoniuk » 19 Jul 2010 10:53

eh que o fabim eh ingenuo! :D

quanto a performance me parece bem obvio: se o processador tem bus de 32 bits e registros de 32 bits, com um set de instrucoes reduzido e limitado, tentar usar variaveis menores pode impactar a performance significativamente, pois ele vai ter q fazer malabarismos com mascaras para acertar os resultados de 16 e 8 bits.

pbernardi escreveu:
KrafT escreveu:Bem... :oops:

Mas beleza, tá dominado.

Se precisar de performance, o mais confortável ao chip.

E vc esperava o que da NXP? :) O pior é o fabim, que diz que eles devem ter errata... hehehe. Nem tiram os tbd dos datasheets deles, vão ter erratas?
msamsoniuk
Dword

Mensagempor proex » 19 Jul 2010 11:20

Nao vai fazer malabarismos coisa alguma.

A unica coisa que muda é o tempo de acesso á memoria, tanto na Ram (para buscar uma variavel) como naFlash (para buscar uma Constante)

A memoria Ram e Flash do ARM é organizada em Bytes (8 bits). Logo se usar uma variavel de 32bits, o sistema terá que fazer 4 ciclos de leitura para montar essa variavel naquele banco de registradores de 32 bits.

O Arm tem tambem instruçoes de acesso a qualquer um dos 4 bytes dentro de uma variavel de 32 bits. Não haverá malabarismo algum.
proex
Dword

Mensagempor KrafT » 19 Jul 2010 12:14

Então... Como o chip é só 32k/8k, pelo log do IAR eu já detonei 1/4 da RAM disponivel.

Mas sendo o Proex diz, se a coisa ficar critica, vou fazer um downsize nas variaveis que não necessitam ser de 16 ou 32 bits.
KrafT
Dword

Mensagempor RobL » 19 Jul 2010 14:28

Um dos motivos da aparição do Cortex Mn é justamente o fato de fazer acessos com SRAM desalinhada, sem perda de eficiência.

Portanto, diminua todas suas variáveis.

Aproveito para informar que essa propriedade é a que possibilitou a aparição, especialmente do CM3, com respeito a seu custo reduzido, exatamente por possibilitar melhor uso da SRAM e FLASH (devido a outra propriedade no acesso as insturções) em relação a outros ARM, pois as memórias são a parte mais relevante no custo do micro.

Cabe lembrar que uma vez dentro do "cérebro" tudo será feito em 32 bits não importando mais, quantos bits temos em cada registro.
RobL
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 19 Jul 2010 18:27

tah bom, se vc esta falando deve ser entao.

proex escreveu:Nao vai fazer malabarismos coisa alguma.

A unica coisa que muda é o tempo de acesso á memoria, tanto na Ram (para buscar uma variavel) como naFlash (para buscar uma Constante)

A memoria Ram e Flash do ARM é organizada em Bytes (8 bits). Logo se usar uma variavel de 32bits, o sistema terá que fazer 4 ciclos de leitura para montar essa variavel naquele banco de registradores de 32 bits.

O Arm tem tambem instruçoes de acesso a qualquer um dos 4 bytes dentro de uma variavel de 32 bits. Não haverá malabarismo algum.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor KrafT » 19 Jul 2010 19:01

KrafT
Dword

Mensagempor polesapart » 03 Ago 2010 13:17

proex escreveu:A memoria Ram e Flash do ARM é organizada em Bytes (8 bits). Logo se usar uma variavel de 32bits, o sistema terá que fazer 4 ciclos de leitura para montar essa variavel naquele banco de registradores de 32 bits.

Só se esta implementação do Cortex-M0 for assim. Em todos os outros ARM que vi, Cortex-M3 inclusive, a word na memória tem 32 bits, e o barramento também, portanto as transferências de 32 bits alinhadas são sempre feitas em 1 ciclo de clock + wait state, que no caso dos µC que vi, costuma ser 0 para ram, e as vezes tbm para flash.

O sistema de memória deve aceitar sempre leituras/gravações em alinhamentos naturais, portanto p/ reads ou writes de 16 bits, tem que estar alinhado em 16 bits. P/ ler/gravar em 8 bits isto se torna irrelevante.

Quando o acesso é desalinhado (tou falando do cortex, que tem instruções para tal; Os arm7tdmi por ex. só fazem acesso alinhado), ou seja, fora do alinhamento natural, o que o cortex implementa é um buffer e uma lógica que calcula se pode satisfazer o pedido com 1 ou "n" reads no barramento. Estes reads são feitos alinhados como na regra anterior, e em sequencia, para um buffer interno, onde os dados são movidos e mascarados por hardware. Isto foi feito meramente para reduzir a densidade do código, embora pequeno ganho de performance tenha sido obtido pela eliminação das instruções extras. Isto está descrito com detalhes na documentação da ARM sobre o cortex-m3, e sobre o barramento de memória local.

Se o cortex-m0 foi simplificado (?) a ponto de transformar uma leitura de 32 em 4 de 8, eu não sei, mas a meu ver não faria muito sentido implementar um micro-barramento e fazer acessos a 8 bits, esta técnica está em desuso e não faz sentido num projeto voltado a reduzir o número de transistores (bus < largura da word precisa de lógica auxiliar) e o consumo de energia (mais ciclos para efetuar mais transações tendem a consumir mais energia do que transferências mais largas, mas claro que isto depende de como a coisa é implementada e mesmo quando é tradicional, tem um ponto na curva onde a equação balança pro outro lado).
Warning: time of day goes back (-163479us), taking countermeasures. :)
polesapart
Byte

Voltar para ARM