Moderador: 51
albertorcneto escreveu:Na verdade funciona sim, desde que ligada na rede e que o rotor gire em velocidade MAIOR que a nominal. O funcionamento do motor eh o seguinte: a corrente da rede vai gerar um campo magnetico inicial no estator que vai induzir tensao nas bobinas do rotor que vai gerar uma corrente que vai gerar um campo magnetico defasado que vai criar uma forca que vai "puxar" o rotor a acompanhar o campo magnetico "movel" da rede. E, se nao me engano, se o rotor girar a uma velocidade maior que a velocidade sincrona, o fluxo de corrente se inverte e o motor passa a funcionar como gerador. O problema eh o fator de potencia que eh um lixo nesse caso.
Bom, Joao, a solucao mais "facil" seria a ideia do enigmabox com motor DC de ima permanente. Eh mais eficiente e mais pratico. E depois, voce pode usar um inversor GTI (do outro topico que voce criou) e jogar a energia na rede. Na Inglaterra isso eh permitido, mas no Brasil acredito que ainda nao.
PS: fabim, nao existe motor asynchrono de 2500 RPM. Pelo menos nao pra 60 Hz.
Marcelo Samsoniuk escreveu:aqui diz que nao funciona:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Equações_de_Maxwell
eh algo obvio... se vc parte do principio que o estator nao esta alimentado, entao nao existe campo magnetico. e se nao existe campo magnetico, nao circula corrente no rotor. partiu desse principio, nao tem outra saida: pode girar na velocidade que quiser, nao vai funcionar.
mas tem um monte de gente que prefere ignorar, daih vai no laboratorio e acha que descobriu a roda pq tem um circuito que "tira energia gratis do vacuo", porem:
a) fez uma medida qq e esqueceu que o ohmimetro fornece uma pequena corrente
b) fez uma medida e esqueceu que existe campo magnetico na terra
c) fez uma medida e esqueceu que tem um cabo de 220V passando embaixo da bancada bem no lugar do experimento
d) fez uma medida e esqueceu que existe efeito fotoeletrico.
e essa foi a melhor que eu jah vi: o experimento do cara soh funcionava a noite, quando ele ligava as lampadas fluorescentes!
a solucao para o problema do joao eh muito mais simples e obvia: basta usar uma bateria e um alternador. a bateria vai alimentar o estator e permitir que o alternador funcione e carregue a bateria quando tiver vento.
quando nao tiver vento, vc vive apenas da bateria. soh nao pode deixar ela descarregar totalmente, senao o alternador para de funcionar e nao consegue mais recarregar ela.
proex escreveu:Joao, a titulo de experiencia, pegue um motor de passo, um bem parrudo.
Prenda o eixo dele numa furadeira eletrica. Faça a furadeira girar e meça a tensao nos fios do motor de passo. Isso sim é gerador.
Mas lembre-se que vc estará medindo a tensao em vazio.
Coloque depois uma lampada de filamento, de 20W, como carga.
Vc irá aprender algumas coisas básicas bem interessante como por exemplo:
Se não houver campo magnético, nada feito. Esse campo magnético pode ser gerado por um imã ou pela bobina energizada do estator.
No caso desse motor de passo, dentro dele tem imãs.
Fora isso meu filho, nao tem milagre.
fabim escreveu: ... Cara, quando fui em itaipu. Eu juro que não vi o imãns nas paredes. daquele negocio gigantesco.
Bom, seguinte.
Geradores sincronos ferro magneticos.
Mesmo quando não existe um campo magnetico fixo imãn, ao movimento mecanico entre
estator etc... acontece um pequeno campo, que este pequeno campo é o bastante para
alimentar a excitatris de campo..
Supondo o material desmagnetizado, o aumento progressivo
(a partir do zero) da intensidade H até o valor de saturação Bs produz a
curva inicial 01. Se o valor de H é reduzido até zero, o caminho é a curva
12, diferente da inicial.
No ponto 2, não há nenhuma corrente de magnetização (H = 0) e o valor
de B não é nulo, significando uma magnetização residual Br (ímã
permanente).
Voltar para Fontes de energia alternativa
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes