Como fazer Fonte CA/CC com apenas a fase, sem o neutro?

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Como fazer Fonte CA/CC com apenas a fase, sem o neutro?

Mensagempor Felipe » 29 Set 2010 21:20

Olá,

Como não encontrei em lugar nenhum, nem no google, mas sei que é possível fazer, pergunto se alguém pode me dar uma dica sobre como fazer uma fonte 220V CA / 12V e 5V CC, utilizando apenas o fase, sem o neutro.

Alguém tem algum material, artigo, monografia, ou até um site, para indicar?

Preciso alimentar um uControlador e outras coisas pequenas com esta fonte, para fins de automação residencial.

Muito obrigado.

Abraços,
Felipe
Felipe
Bit

Mensagempor Silvio51 » 29 Set 2010 21:33

Amigo... se o problema é näo ter um neutro disponível, vocë pode ligar a outra extremidade da entrada do trafo no terra.
Silvio51
Byte

Mensagempor Felipe » 29 Set 2010 21:44

vc diz, ligar direto na parede?

a aplicação é a seguinte, estou fazendo um projeto de automação residencial, na monografia, e quero substituir os interruptores da casa por pulsadores conectados a um AVR, e como não quero ter que passar um neutro para cada interruptor, quero pegar o fase, que já tem em todas as caixinhas de interruptor, gerar 12V CC, para, se precisar, colocar um 7805 e gerar 5V CC, dependendo da necessidade...
será que tem como utilizar a parede como referência?

Eu disse que sei que tem como, pois já vi vendendo na millium um "interruptor automatizado" que era alimentado somente com o fase... esse é completamente diferente do que eu quero fazer (não cheguei a ver se eles tem um uControlador dentro, só vi que tinha um circuito eletrônico), mas queria utilizar a idéia deles de gerar tensão apenas com o fase...

Por enquanto, muito obrigado!!!

Abraços,

Felipe
Felipe
Bit

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 30 Set 2010 00:14

Quando o Interruptor esta aberto vc tem 220 Vac em seus terminais, com a lâmpada em série.

Agora veja bem, se Gatilhar um Triac com Angulo de condução menor que 180° teremos uma Tensão proporcional ao ângulo em que o Triac esta no corte.

Isso é suficiente para alimentar o µC, e fará pouca diferença para a Lâmpada.

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor rcakto » 30 Set 2010 16:45

Felipe, so uma pergunta, esse trabalho so esta visando a automação ou um custo ao todo?? pois seguindo as normas da ABNT (não lembro qual norma exata mas acho que é a NBR5410), voce terá de ter eletrodutos para a alimentação e para os controles... e voce pode aproveitar os pontos de distribuição para ter o fase e neutro ou caso a aplicação seja em tomadas, utiliza o terra para ter o diferencial, mas neste caso voce ira trabalhar com corrente de fuga.. e isso não e nada bom sem contar que existem normas para aplicações deste tipo... de uma olhada no site da ABNT para maiores informações sobre o que eu estou falando...

ps.: lembrese que tera um gasto para cortar a alimentação caso sua aplicação entre em curto assim não ira desligar o disjuntor...geralmente um fusivel da conta, mas eu colocaria outras opções juntas...

PS2.: lembrei de um detalhe do meu trabalho de subestação... voce pode fazer um mini transformador de potencia, onde o primario é o proprio condutor e o secundario vai de acordo com a sua aplicação... procure alguem BOM em calcular transformadores que existem muitas empresas que podem fazer isto para vc, e caso realmente voce coloque em pratica voce pode desenvolver um aparelho onde este recebe a fase e deste aparelho saia para uma tomada ou a tomada ja tenha o aparelho imbutido...
rcakto
Word

Mensagempor rcakto » 30 Set 2010 21:10

Felipe, a ideia do transformador de potencia funciona, mas MUITO cuidado ao projetalo... eu fiz um aqui em casa em devo ter colocado umas 300 espiras... o multimetro acuso de 100 a 3v mas quando eu coloquei um resistor de 15K 5W que eu tinha perdido aqui em casa ele queimou... entao MUITO cuidado... nem sei como meu multimetro não queimou nessa brincadeira...
rcakto
Word

Mensagempor Silvio51 » 01 Out 2010 01:16

Felipe escreveu:vc diz, ligar direto na parede?

a aplicação é a seguinte, estou fazendo um projeto de automação residencial, na monografia, e quero substituir os interruptores da casa por pulsadores conectados a um AVR, e como não quero ter que passar um neutro para cada interruptor, quero pegar o fase, que já tem em todas as caixinhas de interruptor, gerar 12V CC, para, se precisar, colocar um 7805 e gerar 5V CC, dependendo da necessidade...
será que tem como utilizar a parede como referência?

Eu disse que sei que tem como, pois já vi vendendo na millium um "interruptor automatizado" que era alimentado somente com o fase... esse é completamente diferente do que eu quero fazer (não cheguei a ver se eles tem um uControlador dentro, só vi que tinha um circuito eletrônico), mas queria utilizar a idéia deles de gerar tensão apenas com o fase...

Por enquanto, muito obrigado!!!

Abraços,

Felipe

Cara...

Vë só... se eu entendí direito, vocë quer colocar botöes nas caixas que já existem dos interruptores para acionar algumas coisas...

Se for isso, de cada botäo sairá um fio, que na linguagem predial seria um "retorno"... pois bem... se cada botäo tem dois terminais e um dos lados deles já está ligado na fase: vocë vai utilizar cada "retorno"destes com o neutro da própria instala;cäo.... tendeu ?

Aí vocë precisa só fazer uma interface para "condicionar" a tensäo para um valor adequado ao microcontrolador... vocë pode usar divisores resistivos ou entäo micro relés de 220VAC.

Ë isso ?
Silvio51
Byte

Mensagempor rcakto » 01 Out 2010 09:34

Silvio, isto não daria certo pelo fato da lampada estar em serie com o circuito dele, entao haveria queda da tensão de trabalho... mas assim mesmo que seja pequena, caso a tensão da residencia esteja menor que 220 por culpa das cargas ligadas, pode afetar a lampada, pois se não for incandecente, a lampada tem um valor minimo de tensão para funcionar... sem contar que seria mais facil pegar o neutro que está conectado a lampada e colocar uma estenção seguindo o retorno.... mas como ele não quer....
rcakto
Word

Mensagempor Nightcrawler » 04 Out 2010 00:37

Eu comprei um controle para acionar/desacionar uma carga(lampâda), via RF(controle com 2 botões). O controle é ligado em série com a lampâda e não possui neutro ou outro condutor para alimentação. Ele consistem em um receptor RF (433Mhz), uC, triac e a fonte(auto-oscilante). O sistema funciona só em 220V. A jogada toda está na fonte. Pelo que consegui analisar, o capacitor da entrada é carregado em um semiciclo (mesmo em série com a lampâda). Então, quando um comando é recebido, o sistema aciona o triac, que liga a carga. Nesse momento, começa, lentamente, a descarga do capacitor da fonte. Quando a tensão no link atinge o limite mínimo de funcionamento da fonte, o triac para de conduzir por um semiciclo e o capacitor é carregador novamente. Simples e funcional.
Diego
Nightcrawler
Byte

Voltar para Circuitos Diversos