Felipe escreveu:vc diz, ligar direto na parede?
a aplicação é a seguinte, estou fazendo um projeto de automação residencial, na monografia, e quero substituir os interruptores da casa por pulsadores conectados a um AVR, e como não quero ter que passar um neutro para cada interruptor, quero pegar o fase, que já tem em todas as caixinhas de interruptor, gerar 12V CC, para, se precisar, colocar um 7805 e gerar 5V CC, dependendo da necessidade...
será que tem como utilizar a parede como referência?
Eu disse que sei que tem como, pois já vi vendendo na millium um "interruptor automatizado" que era alimentado somente com o fase... esse é completamente diferente do que eu quero fazer (não cheguei a ver se eles tem um uControlador dentro, só vi que tinha um circuito eletrônico), mas queria utilizar a idéia deles de gerar tensão apenas com o fase...
Por enquanto, muito obrigado!!!
Abraços,
Felipe
Cara...
Vë só... se eu entendí direito, vocë quer colocar botöes nas caixas que já existem dos interruptores para acionar algumas coisas...
Se for isso, de cada botäo sairá um fio, que na linguagem predial seria um "retorno"... pois bem... se cada botäo tem dois terminais e um dos lados deles já está ligado na fase: vocë vai utilizar cada "retorno"destes com o neutro da própria instala;cäo.... tendeu ?
Aí vocë precisa só fazer uma interface para "condicionar" a tensäo para um valor adequado ao microcontrolador... vocë pode usar divisores resistivos ou entäo micro relés de 220VAC.
Ë isso ?