Como inicializar display gráfico T6963C em assembly?

Software e Hardware para uC PIC

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Como inicializar display gráfico T6963C em assembly?

Mensagempor uilter » 07 Out 2010 14:30

Olá amigos...

Estou fazendo um projeto com o Display Gráfico T6963C. Estou tendo dificuldade para inicializar ele.

Os exemplos que eu acho é em C apenas.
Gostaria de saber como inicializar esse display em Assembly.
Alguem poderia me ajuda?

Muito obrigado ;)
Abraço a todos.
uilter
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Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 07 Out 2010 15:02

Já viu os AN da Microchip ?

Other related documents:
• Interfacing and set-up of the Sanyo LC7981 controller: Application Note AN-030.
• Driving Displays with T6963C and Touch Panel from a PIC: Application Note AN-037
• Datasheet of T6963C:
http://www.semicon.toshiba.co.jp/td/en/ ... asheet.pdf

http://www.sparkfun.com/datasheets/LCD/ ... T6963C.pdf

http://www.nbb.cornell.edu/neurobio/lan ... 6963rr.pdf


12. Recommended Initialization
The Mode Set and Control Word Set commands must be initialized after power is turned ON.
These command define what size display the T6963C is to control and which mode to run in.
http://www.lcd-module.de/eng/pdf/zubehoer/t6963.pdf

Via Google

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Mensagempor denis » 07 Out 2010 15:53

uilter

Aqui tem os fontes em Assembly;
http://www.edaboard.com/thread156461.html

Existe também um tutorial muito bom em PDF, procure por "Everyday Practical Electronics, February 2001".


Abs,
Denis
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Mensagempor uilter » 07 Out 2010 15:54

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Já viu os AN da Microchip ?

Other related documents:
• Interfacing and set-up of the Sanyo LC7981 controller: Application Note AN-030.
• Driving Displays with T6963C and Touch Panel from a PIC: Application Note AN-037
• Datasheet of T6963C:
http://www.semicon.toshiba.co.jp/td/en/ ... asheet.pdf

http://www.sparkfun.com/datasheets/LCD/ ... T6963C.pdf

http://www.nbb.cornell.edu/neurobio/lan ... 6963rr.pdf


12. Recommended Initialization
The Mode Set and Control Word Set commands must be initialized after power is turned ON.
These command define what size display the T6963C is to control and which mode to run in.
http://www.lcd-module.de/eng/pdf/zubehoer/t6963.pdf

Via Google

DJ



Muito Obrigado amigo... material que vc postou é muito bom.
Vou começar a testar aqui....se der tudo certo ou aviso ;)
Obrigado por enquanto...

Se alguem mais tiver outros materias poste ai tbm...abraço!
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Mensagempor uilter » 07 Out 2010 16:01

denis escreveu:uilter

Aqui tem os fontes em Assembly;
http://www.edaboard.com/thread156461.html

Existe também um tutorial muito bom em PDF, procure por "Everyday Practical Electronics, February 2001".


Abs,
Denis


vou me cadastrar nesse forum para visualizar os arquivos... + me parece muito bom tbm... vlw aee tbm o/
uilter
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Imagens .bmp

Mensagempor uilter » 07 Out 2010 17:43

Galera....

outra duvida que eu tenho é em relação a como desenhar uma imagem do tipo .bmp

Pesquisei em alguns site e eles dizem que tem que fazer os seguintes passos.

Abrir uma imagem do tamanho ou menor que o display em um editor de imagem e salva-la como .bmp
Assim vc vai obter uma imagem monocromatica.

Depois disso abrir em um editor Hexa.

Fiz todos esses passos + ao abrir a imagem no editor hexa eu reparei que existem valores entre 00h e FFh como se tivesse tons de cinza.

existe uma outra maneira de obter esses valores em hexa + apenas 00h e FFh? Sem escalas de cinza.
ou estou fazendo algo errado?
uilter
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Mensagempor denis » 08 Out 2010 07:53

Primeiro você precisa entender como funciona a estrutura do arquivo BMP, baixe o 010 Editor, com ele é possível ver isso.

Perceba que no arquivo depois do header existe uma tabela de cores, cada pixel na tela faz referência à uma posição nesta tabela.

Exemplo:
Se sua imagem for monocromática, então cada pixel deve conter 00h ou 01h.

E na sua tabela de cores deve ter apenas 2 cores 00h 00h 00h e FFh FFh FFh.


Abs,
Denis
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Mensagempor uilter » 08 Out 2010 12:43

denis escreveu:Primeiro você precisa entender como funciona a estrutura do arquivo BMP, baixe o 010 Editor, com ele é possível ver isso.

Perceba que no arquivo depois do header existe uma tabela de cores, cada pixel na tela faz referência à uma posição nesta tabela.

Exemplo:
Se sua imagem for monocromática, então cada pixel deve conter 00h ou 01h.

E na sua tabela de cores deve ter apenas 2 cores 00h 00h 00h e FFh FFh FFh.


Abs,
Denis


Ola Denis....

Deixa eu ve se entendi.
Entao vai ser 00h para pixel desativado e 01h para pixel ativo?
E no caso das cores 00h para não pintado e FFh para pintado?
ou falei besteira?
uilter
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Mensagempor uilter » 08 Out 2010 16:29

uilter escreveu:
denis escreveu:Primeiro você precisa entender como funciona a estrutura do arquivo BMP, baixe o 010 Editor, com ele é possível ver isso.

Perceba que no arquivo depois do header existe uma tabela de cores, cada pixel na tela faz referência à uma posição nesta tabela.

Exemplo:
Se sua imagem for monocromática, então cada pixel deve conter 00h ou 01h.

E na sua tabela de cores deve ter apenas 2 cores 00h 00h 00h e FFh FFh FFh.


Abs,
Denis


Ola Denis....

Deixa eu ve se entendi.
Entao vai ser 00h para pixel desativado e 01h para pixel ativo?
E no caso das cores 00h para não pintado e FFh para pintado?
ou falei besteira?



Baixei o editor que vc me falou.
E abri a imagem a seguir nele.

Imagem

o tamanho é de 128x56 pixel

Reparei que no programa abaixo do hexadecimal da imagem existem STRUCTs

struct BITMAPFILEHEADER bmfh
struct BITMAPINFOHEADER bmih
struct BITMAPLINE lines[56]

Os dois primeiros structs eu não entendi.

O ultimo struct BITMAPLINE lines [56] reparei que é do numero de linhas da imagem e quando vc expande mostra o numero de colunas que no caso é 128.

Só que reparei que é tudo FFh o valor. Dai ja me perdei pq n entendi se esse é o endereço do pixel ou é o valor que tem q ser pintado.
E em outras linhas tem valores quebrados....
uilter
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Mensagempor cmte » 08 Out 2010 19:15

No link abaixo tem o tutorial que o colega Denis citou. Muito didático.

http://www.megaupload.com/?d=YIMV74AP

[]´s,

Yuri.
cmte
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Mensagempor uilter » 09 Out 2010 16:46

cmte escreveu:No link abaixo tem o tutorial que o colega Denis citou. Muito didático.

http://www.megaupload.com/?d=YIMV74AP

[]´s,

Yuri.


Esse material que vc me mandou é muito bom!!!
Vc ja mexeu com esse display?

Teria algum codigo .asm de inicializaçao do display?

obrigado!!!
uilter
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Mensagempor cmte » 10 Out 2010 21:51

Você tem o Proteus? Na pasta "samples" tem o código ASM referente o artigo da EPE. O código é bem mastigadinho e também bem didático. Eu o achei muito compreensível, pois comecei a "brincar" com PICs justamente tomando como base esse artigo / código. Foi minha única experiência com esse display, e foi virtual (no Proteus); nem cheguei a montar meu projeto com esse modelo. Acabei usando o KS0108.

[]´s,

Yuri.
cmte
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Mensagempor uilter » 11 Out 2010 14:57

cmte escreveu:Voc� tem o Proteus? Na pasta "samples" tem o c�digo ASM referente o artigo da EPE. O c�digo � bem mastigadinho e tamb�m bem did�tico. Eu o achei muito compreens�vel, pois comecei a "brincar" com PICs justamente tomando como base esse artigo / c�digo. Foi minha �nica experi�ncia com esse display, e foi virtual (no Proteus); nem cheguei a montar meu projeto com esse modelo. Acabei usando o KS0108.

[]�s,

Yuri.


Tenho sim... eu achei o codigo aki.
Vou estudar ele e me basear nesse material que todos me enviaram e colocar esse display pra funcionar...


Obrigado pela dica do proteus!
uilter
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Dificuldade em escrever no display

Mensagempor uilter » 20 Out 2010 22:48

Olá pessoal... graças a ajuda de vcs eu consegui inicializar o display aqui.
Só que eu estou tendo muita dificuldade em escrever no display.

Alguem pode me ajudar com isso?
Escrever desde uma letra a um pixel q for...

obrigado!!!
uilter
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Re: Dificuldade em escrever no display

Mensagempor Francys Reymer » 22 Out 2010 00:02

uilter escreveu:Olá pessoal... graças a ajuda de vcs eu consegui inicializar o display aqui.
Só que eu estou tendo muita dificuldade em escrever no display.

Alguem pode me ajudar com isso?
Escrever desde uma letra a um pixel q for...

obrigado!!!


seria interessante se alguém aqui passasse um site que contenha uma simulador gráfico do display t6963c, eu até tenho mas é do ks0108.
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