Escrever variaveis no Sd Card com LPC 1768

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Escrever variaveis no Sd Card com LPC 1768

Mensagempor cortex » 28 Out 2010 16:29

É possivel escrever variaveis no sd card? estou usando um kit de desenvolvimento com lpc1768, estou testando o sd card.

Eu consigo criar aquivos, diretórios, escrever constantes, ler arquivos, mas não consigo escrever o valor de uma variável no sd card.

é possivel escrever o valor de uma variavel no sd card?

estou utilizando a biblioteca EFSL que veio em um exemplo junto com o kit!!
cortex
Byte

Mensagempor rcakto » 28 Out 2010 17:48

cortex, esse não é o meu departamente, mas seria bom colocar mais informação sobre o seu codigo... pode ser que voce mesmo esteja errando os comandos...

outra coisa... achei o site dessa biblioteca... eles não tem atualização desde 18 de janeiro de 2006....seria bom procurar outra que seja mais ativa....mas ai so o pessoal mesmo para te ajudar.. malz...
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 28 Out 2010 18:49

Sd Card , Pen Driver, são equivalentes a um HD de estado sólido.

Logo configurado como o HD , Trilhas e Setores

Pode inclusive usar as Ferramentas do Windows como ScanDisK, Desflagmentor e Limpeza de Disco
Pasta Acessórios --> Ferramentas do Sistema

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Re: Escrever variaveis no Sd Card com LPC 1768

Mensagempor jonowsky » 28 Out 2010 19:36

cortex escreveu:É possivel escrever variaveis no sd card? estou usando um kit de desenvolvimento com lpc1768, estou testando o sd card.

Eu consigo criar aquivos, diretórios, escrever constantes, ler arquivos, mas não consigo escrever o valor de uma variável no sd card.

é possivel escrever o valor de uma variavel no sd card?

estou utilizando a biblioteca EFSL que veio em um exemplo junto com o kit!!

Sempre que quero armazenar alguma variável no SDCARD, crio um arquivo e coloco ela no arquivo dividida em bytes, se forem varias variaveis, pode criar um arquivo só de variáveis e criar um vetor no seu programa para saber onde inicia e qual o tamanho da variável, ai quando quiser buscar a variável, abre o arquivo vai para a posição e copia...

Essa é uma solução que uso apenas quando quero manter o valor de alguma variável após desligar o sistema e recupera-lo quando ligar, não sei se é esta a sua intenção. Acho que declarar a variável no sd e ficar utilizando direto durante a execução do programa é inviável, até pelo tempo que irá perder...
jonowsky
Byte

Re: Escrever variaveis no Sd Card com LPC 1768

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 28 Out 2010 21:26

jonowsky escreveu: ... pode criar um arquivo só de variáveis e criar um vetor no seu programa para saber onde inicia e qual o tamanho da variável, ai quando quiser buscar a variável, abre o arquivo vai para a posição e copia...

Uma boa pratica é colocar no primeiro Byte (ou Word) o comprimento do Arquivo
para delimitar a busca. Vale para Tabelas também.

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor fabim » 29 Out 2010 06:16

cara, não que eu esteja tipo, sendo sarcastico mais.
WFT de criar variavel em SDcard ? 68K interno não da não eim?
Eu sei muito bem, que, e somente que esta fazendo um teste pra brincar mesmo. Mas aprenda da forma correta, e sem essas fuleiras.

fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor jonowsky » 29 Out 2010 06:38

fabim escreveu:cara, não que eu esteja tipo, sendo sarcastico mais.
WFT de criar variavel em SDcard ? 68K interno não da não eim?
Eu sei muito bem, que, e somente que esta fazendo um teste pra brincar mesmo. Mas aprenda da forma correta, e sem essas fuleiras.

fabim

fabim, na verdade não é criar a variavel pra utiliza-la a todo momento, pelo que entendi é armazenar a variavel de forma não volátil, para quando resetar o uC poder recuperar seu valor... Você sabe como fazer isso com a flash do LPC? Andei procurando mas não encontrei.
jonowsky
Byte

Mensagempor fabim » 29 Out 2010 06:41

jonowskyman !!!
Intão não é variavel P****!!! Onde ja se viu uma variavel estatica !!! Sifude.

Ele quer tipo criar um arquivo *.conf, *.ini, *.dat... Se expresse corretamente carai.
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor jonowsky » 29 Out 2010 06:45

fabim escreveu:jonowskyman !!!

Ele quer tipo criar um arquivo *.conf, *.ini, *.dat... Se expresse corretamente carai.

É isso mesmo carcamano!
jonowsky
Byte

Mensagempor jonowsky » 29 Out 2010 06:46

fabim escreveu:jonowskyman !!!

Ah, e quanto a variável não volátil no LPC, vc ja fez?
jonowsky
Byte

Mensagempor Fabio777 » 29 Out 2010 06:57

jonowsky pesquise por IAP, tem um exemplo que vem junto com o Keil
Fabio777
Nibble

Mensagempor cortex » 29 Out 2010 06:58

jonowsky, fabim, Djalma, rcakto:

no caso não me expressei muito bem, a idéia não e declarar uma variavel no sd card, seria por exemplo: eu tenho uma variavel que funciona como um contador, esta variavel está sempre sendo incrementada, eu queria colocar no sd card toda hora que esta variavel é incrementada, com seu valor e hora e data, eh posivel fazer isso?
cortex
Byte

Mensagempor jonowsky » 29 Out 2010 07:02

cortex escreveu:jonowsky, fabim, Djalma, rcakto.

no caso não sei se me expressei muito bem, a idéia não e declarar uma variavel no sd card, seria por exemplo: eu tenho uma variavel que funciona como um contador, esta variavel está sempre sendo incrementada, eu queria colocar no sd card toda hora que esta variavel é incrementada, com seu valor e hora e data, eh posivel fazer isso?

Nossa, da declaração de uma variavel não volátil para um datalogger :D

cortex, como comentamos, crie um arqivo e salve varivel, data, hora + 0x13

O 0x13 é só um enter depois da inserção dos dados. Caso vá visualizar isso com um editor de textos depois, seria interessante salvar os dados em caracter ascii para facilitar a visualização...
jonowsky
Byte

Mensagempor fabim » 29 Out 2010 07:10

cortex escreveu:jonowsky, fabim, Djalma, rcakto.

no caso não sei se me expressei muito bem, a idéia não e declarar uma variavel no sd card, seria por exemplo: eu tenho uma variavel que funciona como um contador, esta variavel está sempre sendo incrementada, eu queria colocar no sd card toda hora que esta variavel é incrementada, com seu valor e hora e data, eh posivel fazer isso?

écraroquetemjeito, o SD é uma memo.
Cara assim, logica ou você tem ou não. Você aprende a programar em qualquer linguagem, mais a lógica de programação, vai ou não lhe fazer um bom programador. E a lógica quando se tem, é possivel melhora-lá, treinando-a, para que possa-a, serlhe-a, acrescentada-a. Saca?

O SDcard, é uma flexivel memoria, que na inicialização, eu posso trabalhar com blocos de 1 a N bytes.
Por padrão por causa do fat, hoje em dia, ja vem tudo em 512 bytes. Se por exemplo você mudar para sei á, menos bytes, só porque vai usar 18 de um bloco, e não voltar novamente a 512, a biblioteca Fat vai dar pau!!!

SE por exemplo você mandar o assim pra sd card.

<cmd gravar bloco><adress of bloco><dados até 512>. Os bytes vão estar lá gravadinhos.
Ai daqui meia hora vai gravar de novo, blz, grava por cima, e sucessivo.. Saca?
Isso eu to falando na unha claro.

Se for usar a EFSL, mande criar um arquivo proprio chamado por exemplo, memorias_do.ctx.
e mande gravar bytes lá dentro. Detalhe, toda vez que mandar gravar, você sempre vai gravar somando os endereços, saca ?tipo, não vai gravar por cima dos dados anteriores, porêm para ler, você lê do endereço 0 a <length of archive>. Como fazer então ?
Na liby que eu uso, eu consigo entrar na estrutura e descobrir em qual setor a os dados do arquivo que eu criei começam!! ai fiote, só macetiar na unha, igual expliquei a cima!!!

Abraços, e da licensa, que to lendo um livro about linux!!!
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor cortex » 29 Out 2010 07:40

[quote]
Nossa, da declaração de uma variavel não volátil para um datalogger :D

cortex, como comentamos, crie um arqivo e salve varivel, data, hora + 0x13

O 0x13 é só um enter depois da inserção dos dados. Caso vá visualizar isso com um editor de textos depois, seria interessante salvar os dados em caracter ascii para facilitar a visualização...
[/quote]

hehe me expressei bem mal mesmo!!

Fabim tendi!

pessoal ultima pergunta ordinaria depois dessa eu paro de encher o saco!!
seguinte: eu sei criar um arquivo txt, diretório, acessar o arquivo, etc... mas olha só, eu escrevo por exemplo uma frase neste arquivo, até ai blz! eu abro meu arquivo no pc e tá la a frese que eu escrevi, ai quando eu mando meu programa escrever o valor de uma variavel ele escreve, mas quando abro o arquivo ficam aparecendo caracteres tipo unicode sacam? alguem sabe me dizer aonde eu to comendo barriga nessa história?

a principio eu estava pensando que o problema poderia ser a biblioteca que estou utilizando, mas o problema esta na pecinha atraz do computador
Editado pela última vez por cortex em 29 Out 2010 08:02, em um total de 2 vezes.
cortex
Byte

Próximo

Voltar para ARM