Elemento chaveador

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Elemento chaveador

Mensagempor daniellp » 06 Nov 2010 12:45

Olá...

Estou precisando de uma luz para especificar um elemento chaveador para um carregador de baterias. O diagrama em blocos da encrenca está abaixo:

Imagem

A idéia é a seguinte: durante o dia a bateria será carregada por um painel solar e durante a noite por uma fonte AC. Em dias nublados a bateria poderá ser carregada pelo AC, dependendo da (baixa) geração do painel solar. Caso falte AC ela será carregada exclusivamente pelo painel solar.

Já pensei em usar transistores bipolares mas o acionamento vai ficar complicado, pois o emissor vai estar a uma tensão bem longe do 0V, e para comutar precisaria que VBE>0,7, como o emissor já vai estar lá pelos 12V, teria que colocar uns 12,7 (ou mais) para chavear (isso pelo pouco que eu me lembro das minhas antigas aulas de eletrônica 1, no CEFET). Mosfet não sei sei não teria o mesmo comportamento... Não queria usar relé para manter o consumo do circuito controlador o mais baixo posível, além de fazer tudo solid state.

Motivo deste projeto: é para minha casa de praia (e pode até virar comercial no futuro), pois tem um F.D.P. que fica desligando o disjuntor de entrada da minha casa de praia (lá em Barra Velha (SC)) quando o alarme dispara, ao invés de pedir pro vizinho desligar. Agora vai poder desligar o disjuntor a vontade...

Se alguém tiver uma sugestão será bem vinda... Além do que está oficialmente convidadeo a comer um peixe lá em Barra Velha no final do ano...

Valeu a todos...

Daniel
daniellp
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 06 Nov 2010 12:50

Mosfet Canal P

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor rcakto » 06 Nov 2010 13:10

daniellp, essas baterias são exatamente para que?? se voce possui um sistema de energia solar, pq não usa um controlador de carga?? dependendo da tensão e corrente, pode chavear usando reles de estado solido...
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor andre_luis » 06 Nov 2010 13:38

Daniel,

O uso do MOSFET como elemento de chaveamento atenderia muito bém ao que voce está precisando, sobretudo na questão do consumo.
Uma boa providencia seria drivear o Gate com uma tensão com Bias negativo, apenas por segurança, caso a carga seja reativa (motor, ou algo do genero).

Entretanto, alguns aspectos tem de se considerar :
O fato de as fotocelulas não gerarem um fornecimento de energia constante, isso iria forçar na bateria (suponho, atomotiva ) uma corrente variável, independente do nível de carga armazenada. Isso poderia reduzir sua vida útil, pois a carga deve respeitar á uma curva, que se denomina por tensão/corrente de carga e flutuação.

Se a corrente proveniente das fotocelulas não ultrapassar 0,06C ( onde C é a capacidade de corrente nominal da bateria ) não precisa se preocupar com isso.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor MOR_AL » 06 Nov 2010 18:13

Dependendo da corrente de carga máxima, poderá ser necessário colocar um transistor, em configuração Darlington no PNP, para aumentar a capacidade de corrente...E um diodo em série (só por precaução) para bloquear a tensão da fonte, quando o painel gerar tensão menor que a da bateria.
Imagem
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor daniellp » 06 Nov 2010 21:41

Agradeço a todas as dicas...

A aplicação e alimentar o alarme da minha casa... uma carga relativamente baixa em stand-by, mas puxa uns 500mA em disparo.

Tinha pensado no MOSFET canal P, mas não tenho nenhum aqui para testar...

Usar um gerenciador de carga comercial não dá, pois eles não tem a opção de carregar pela rede... e esta é vital para a aplicação...

Vou testar as dicas de vocês e retorno.

Grato a todos...

Daniel
daniellp
Byte

Mensagempor EDSONCAN » 08 Nov 2010 06:39

Tem esse projeto pronto em uma das Elektor, so não sei o numero.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor daniellp » 09 Nov 2010 06:43

Olá Edson...

Tem vários destes nas Elektron da vida... mas nenhum dos que eu vi tinha a opção de carga pelo AC para eventual falta de sol...

todos os projetos que eu vi fazem a comutação por relé...

de qualquer forma, já está pronto...

o esquema aí: http://www.4shared.com/document/DmaaH1m ... Bater.html

Se alguém tiver alguma sugestão, será bem vinda.

Daniel.
daniellp
Byte

Voltar para Circuitos Diversos