Estou precisando de uma luz para especificar um elemento chaveador para um carregador de baterias. O diagrama em blocos da encrenca está abaixo:

A idéia é a seguinte: durante o dia a bateria será carregada por um painel solar e durante a noite por uma fonte AC. Em dias nublados a bateria poderá ser carregada pelo AC, dependendo da (baixa) geração do painel solar. Caso falte AC ela será carregada exclusivamente pelo painel solar.
Já pensei em usar transistores bipolares mas o acionamento vai ficar complicado, pois o emissor vai estar a uma tensão bem longe do 0V, e para comutar precisaria que VBE>0,7, como o emissor já vai estar lá pelos 12V, teria que colocar uns 12,7 (ou mais) para chavear (isso pelo pouco que eu me lembro das minhas antigas aulas de eletrônica 1, no CEFET). Mosfet não sei sei não teria o mesmo comportamento... Não queria usar relé para manter o consumo do circuito controlador o mais baixo posível, além de fazer tudo solid state.
Motivo deste projeto: é para minha casa de praia (e pode até virar comercial no futuro), pois tem um F.D.P. que fica desligando o disjuntor de entrada da minha casa de praia (lá em Barra Velha (SC)) quando o alarme dispara, ao invés de pedir pro vizinho desligar. Agora vai poder desligar o disjuntor a vontade...
Se alguém tiver uma sugestão será bem vinda... Além do que está oficialmente convidadeo a comer um peixe lá em Barra Velha no final do ano...
Valeu a todos...
Daniel