Técnico em eletrômica

Coloque aqui sua bronca

Moderadores: 51, Renie

Técnico em eletrômica

Mensagempor menegola » 23 Nov 2010 09:17

Técnico em eletrônica precisa CREA?
Editado pela última vez por menegola em 24 Abr 2011 14:31, em um total de 1 vez.
menegola
Word

Mensagempor mastk » 23 Nov 2010 09:21

Sou formando a alguns anos e nao precissei apresentar o diploma e nem sou cadastrado no CREA, para poder trabalhar na area.
mastk
Dword

Mensagempor rcakto » 23 Nov 2010 10:52

Menegola, voce so vai precisar do crea caso queira trabalhar sozinho, como eu, OU caso uma empresa queira que voce assine algum projeto de até 80KVA... então seria uma boa ter crea, mas pelo instituto, voce precisa ir em são paulo pedir o crea pois ate onde eu sei somente o crea de la aceita o diploma deles

sobre o contrato to por fora, liga para eles e pede mais informações... mas lhe garanto que o senai ou alguma instituição particular voce vai aprender mais...
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor Wagner de Queiroz » 24 Nov 2010 12:33

rcakto escreveu:Menegola, voce so vai precisar do crea caso queira trabalhar sozinho, como eu, OU caso uma empresa queira que voce assine algum projeto de até 80KVA... então seria uma boa ter crea, mas pelo instituto, voce precisa ir em são paulo pedir o crea pois ate onde eu sei somente o crea de la aceita o diploma deles

sobre o contrato to por fora, liga para eles e pede mais informações... mas lhe garanto que o senai ou alguma instituição particular voce vai aprender mais...

E até onde eu sei (estudei lá em 2005) vc precisa ir a escola para fazer as provas.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor enigmabox » 24 Nov 2010 19:10

Tem algumas empresas que pedem o Crea, se não tem nem adianta chorar que nao entra.
Conforme diz a lei, como ha um orgão controlador(que nao controla nada...hihi) e a profissao tecnica é regulamentada, é o obrigatorio o registro do profissional no crea. Pois quem nao tem registro no orgão regulamentador, exerce ilegalmente a profissão.

Eu conheço varios "tecnicos" sem Crea, mas o perigo é se vc entrar com uma causa trabalhista ai vc pode correr o perigo de perder a causa ou sua empresa ser multada.
Bom, eu por exemplo nao iria a um medico sem CRM, nem consultaria uma imobiliaria sem o Creci, nem iria a um advogado sem OAB. Cada area com suas regulamentações.
Pode ter um monte de "burrocracias" mas é melhor ter do que nao ter o registro.
Avalie bem no curso que está fazendo, se a quantidade de horas é suficiente para realizar a prova e ter direito ao Crea se aprovado, pois ha muitos cursos que não dão direito.
Há varios cursos como os modulares do Senai, por exemplo, que são complementares e não dão direito ao Crea, por isso se sua intenção é ter o Crea, verifique bem a escola e o curso antes de jogar seu dinheiro fora....

:wink:
enigmabox

Mensagempor rcakto » 24 Nov 2010 19:41

mas caso voce tenha uma profissao, e faca um modular da area voce pode adcionar esse modular ao seu crea.. XD.. no meu caso quando chegar meu diploma, o atendendo do crea falo que posso adcionar 2 titulos ao meu crea, se alguem pegar mais informação sobre mim vai encontrar tanto o tecnico em eletrotecnica, como tecnico em informatica e redes industriais.
rcakto
Word

Mensagempor enigmabox » 24 Nov 2010 21:56

. no meu caso quando chegar meu diploma, o atendendo do crea falo que posso adcionar 2 titulos ao meu crea, se alguem pegar mais informação sobre mim vai encontrar tanto o tecnico em eletrotecnica, como tecnico em informatica e redes industriais.

Que eu saiba a area de informatica não é controlada pelo Crea e não há orgão controlador.
O que pode ser incorporado ao Crea, são as funções de Arquitetura, Engenharia, Tecnico em eletronica e Eletrotecnico e Tecnologo, dependendo da area de atuação.
Cursos de automação, redes e outros não dão direito ao Crea, o que determina se dá direito ou não são a carga horaria e materias ministradas durante o curso do tecnico, podendo incluir outras profissoes desde que regidas pelo Crea.
enigmabox

Mensagempor rcakto » 24 Nov 2010 22:52

enigmabox, tem um curso de nome exato que deve ser cursado, e para se ter uma ideia, uma empresa que presta manutenção em computadores, deve ter um tecnico responsavel e com seu numero de registro em mão quando for fazer o registro da empresa, mas realmente, até entao erá uma outra categoria, não CREA... mes que vem chega o meu diploma e procuro saber mais informações...
rcakto
Word

Mensagempor enigmabox » 25 Nov 2010 06:54

Como já disse, o negocio é consultar o estabelecimento de ensino e se tiver um orgão do Crea na cidade, faça uma visita e pergunte sobre os detalhes. Pois ha muitos cursos que dizem que dá direito a Crea e no final só o direito.....
Tem um colega meu que fez um curso de automação industrial, pensando que no final teria o Crea, enrolaram o rapaz e no final jogou dinheiro no mato....
Agora para abrir empresa é outra burrocracia, pois se é de informatica e faz manutenção eletronica vão pedir um tecnico eletronico ou engenheiro responsavel. Se é só prestação de serviços em informatica, tipo instalação de programas, penso que não pedem um tecnico eletronico como responsavel. Vai depender da classificação e atividade da empresa. Se é prestação de serviços em eletronica, vão pedir crea do responsavel, se for industria eletronica, pior, pedem Crea de engenheiro, mas se tu for filiado ao Sintec e ter em mão as leis e alguns documentos pode conseguir abrir a industria com tecnico eletronico responsavel, mas é muita burrocracia no meio.
Alem disso tu paga seu Crea anualmente e o Crea da empresa....
enigmabox

Mensagempor msamsoniuk » 25 Nov 2010 12:05

eu sou a favor de regulamentacao, mas acho esse modelo de operacao do CREA completamente ultrapassado!

veja que o foco do CREA eh no profissional e consiste em garantir que um servico de engenharia seja feito por um engenheiro devidamente credenciado. mas se o tal engenheiro fez uma faculdade meia boca, se ele colou nas provas de seguranca e se ele esta burlando as normas de seguranca para economizar, o CREA soh vai descobrir na hora que der m****. e daih meu amigo, se vc estiver na reta, jah eh tarde demais para voce!

o CREA soh garante que o cara *ainda* nao matou ninguem.

compare isso com o modelo de operacao da ANATEL. jah comeca que o foco da ANATEL eh no usuario e consiste em garantir que o servico ou produto de telecomunicacoes seja devidamente homologado por um laboratorio devidamente credenciado utilizando metodos muito bem documentados e definidos. existem metricas de qualidade e seguranca, ou seja, existe uma preocupacao em prevenir que a m**** aconteca na mao do usuario.

para isso, a ANATEL conta com muito mais organizacao e poder: se vc tentar desovar equipamentos nao homologados, a ANATEL consegue apreender. se vc insistir, eles te colocam na cadeia. foda-se se eh engenheiro com 20 anos de experiencia: nao passou na homologacao, nao pode vender. tem que entender que experiencia e formacao nao eh metrica de qualidade e seguranca!

imagina soh quantas vidas seriam salvas se a fiscalizacao fosse concentrada nas construcoes e nao nos profissionais?

claro, tudo ia ficar mais caro... imagina soh, ter que mandar para um laboratorio homologar uma placa de PIC? acho que nao seria tao caro. mas e ter que homologar amostra de concreto? nao sei. na real, poucos predios caem e poucas pessoas morrem... mas quer dizer entao que a vida dessas pessoas nao valia absolutamente nada? vamos deixar para pensar nisso quando estivermos morrendo embaixo de uma viga de concreto?

a piada eh tao grande que agora parece que tem uma lei federal para obras publicas onde o CREA obriga os construtores a fazer seguros milionarios para as obras, justamente em funcao da quantidade crescente de m**** que vem ocorrendo.

prevenir que eh bom nada, mas pelo menos as viuvas vao passar bem quando der m****! :)

enigmabox escreveu:Como já disse, o negocio é consultar o estabelecimento de ensino e se tiver um orgão do Crea na cidade, faça uma visita e pergunte sobre os detalhes. Pois ha muitos cursos que dizem que dá direito a Crea e no final só o direito.....
Tem um colega meu que fez um curso de automação industrial, pensando que no final teria o Crea, enrolaram o rapaz e no final jogou dinheiro no mato....
Agora para abrir empresa é outra burrocracia, pois se é de informatica e faz manutenção eletronica vão pedir um tecnico eletronico ou engenheiro responsavel. Se é só prestação de serviços em informatica, tipo instalação de programas, penso que não pedem um tecnico eletronico como responsavel. Vai depender da classificação e atividade da empresa. Se é prestação de serviços em eletronica, vão pedir crea do responsavel, se for industria eletronica, pior, pedem Crea de engenheiro, mas se tu for filiado ao Sintec e ter em mão as leis e alguns documentos pode conseguir abrir a industria com tecnico eletronico responsavel, mas é muita burrocracia no meio.
Alem disso tu paga seu Crea anualmente e o Crea da empresa....
msamsoniuk
Dword

Mensagempor tcpipchip » 09 Dez 2010 08:37

Pq o pessoal sempre fala que foi uma "FALHA TÉCNICA" e não "FALHA PROFISSIONAL" ?
tcpipchip
Dword

Mensagempor fabim » 09 Dez 2010 08:43

tcpipchip escreveu:Pq o pessoal sempre fala que foi uma "FALHA TÉCNICA" e não "FALHA PROFISSIONAL" ?

porque a corda estoura sempre pro lado mais fraco...
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor chipselect » 10 Dez 2010 20:24

ehehe, podia ter algo tipo que é feito na OAB, uma "provinha"...

conheço muita gente que ia perder o cargo...
chipselect
Word

Mensagempor pbernardi » 10 Dez 2010 21:44

aí iria faltar profissional, mais do que já falta.

O que não é o caso de direito, tem mais advogados que baratas no país.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Re: Técnico em Eletrônica(Diploma)

Mensagempor RAguiar » 27 Dez 2010 19:30

menegola escreveu:Ola Pessoal.

Alguém de vocês fizeram curso(ou conhecem) de técnico em eletrônica do instituto monitor?
Será que esse diploma dá direito registro CREA?
Me disseram que no final do curso(se tiver nota minima-5) recebe o diploma,mas antes de recebe-lo tem que assinar um termo de compromisso.

Que compromisso é esse?
Se não passar no CREA perde tudo?

Olá, eu sou formado em eletronica pelo Insituto Monitor e fiz eletrotecnica em outra escola...
...funciona assim, vc é quem determina o seu ritmo, se vc entender toda a matéria (tipo vc for o cara), faz as provas quando achar que é a hora...e depois de fazer todas as provas, tem que fazer Estagio com outro profissional que já tenha registro no CREA, quantas horas de estágio acho que são no mínimo 200 horas...
...eu fiz na manha, 1 ano e meio, sem pressa, dificil foi arrumar alguém para assinar o estagio, já que fiz numa oficina comum que conserta televisão...
...o diploma é plenamente reconhecido pelo CREA...sem nenhum questionamento...
...gostei muito do curso, o material é muito bom, tem professores sempre disponíveis por telefone, Chat ou pessoalmente...
...o curso tem Eletrônica basica ao nível médio, Portugues, Matematica, Administração, etc, tudo o que é exigido pelo CREA para ser reconhecido como curso técnico...
...já visitei uma escola de eletronica "SEiNAI", e digo de boca cheia, mesmo de professor no lado o cara ainda não aprende...pelo Monitor o cara fica com duvida, pesquisa no Google ou liga no MOnitor e pronto, ou seja questão de ter ou não um professsor ao lado depende do cara, se o cara gosta de eletronica, aprende até de cabeça para baixo...
...lembrei de um detalhe aqui, depois que vc se registra no CREA passa à pagar um taxa anual por volta de R$ 110,00...se não pagar fica com o registro broqueado...
...caso vc deseje emitir uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) para o conserto de um "Inversor de Frequencia" por exemplo, paga uma taxa por volta de R$ 30,00 dependo do valor do serviço que está cobrando...isso para CADA serviço que vc fizer...
...quem cria, projeta e vende produtos eletronicos de sua propria autoria deve (conforme DITA o CREA) registrar uma ART para o produto, se o seu contrato for de R$ 20.000,00, vc pagará por volta de R$ 400,00 em taxa da ART e por aí vai...
...caso seu produto registrado pela ART mate ou faça mal à alguém, vc dança...
...caso vc venda produtos que criou sem ART e alguém te denuncia, a fiscalização do CREA vai averiguar e ferra vc do mesmo jeito...
...caso deseje, depois pode pedir no CREA um Documento chamado "Acervo Técnico", este acervo às vezes é pedido por outra empresa interessada em patrocinar seu projeto...o acervo é um histórico de suas "aventuras" com a eletricidade...
...quanto à projeto, Técnico Eletronico fica limitado à eletronica, projetos elétricos residenciais ou comerciais/industriais até 800KVA só o Eletrotécnico pode emitir a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica)...
caso insista e faça um projeto elétrico, o CREA multa vc e caso vc insista novamente na infração, eles tiram seu "título"...hoje em dia as empresas preferem o profissional com CREA por que funciona assim, quando vc tem um diploma e registro no CREA, vc está dizendo que sabe o que está fazendo, caso seu serviço prestado cause danos físicos à outras pessoas, vc vai à julgamento pelo Conselho do CREA, mandam vc pagar uma multa, e tiram seu registro...ou seja quebram o cara...pra o cara não fazer mais cagada...o cara fica literalmente PUTO da vida...daí a empresa diz "fulado tem CREA, se ele fez cagada, é ele que paga o pato!)...
...enfim, assim como OAB, CRECI, CRQ, o CREA (Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia) "separa" os legalizados dos profissionais "ilegais"...quem pratica uma profissão que pertença ao CREA, mas não se registra no CREA, segundo o CREA, está comento crime, passível de cadeia...
...só mais um detalhe...profissional HABILITADO é aquele que possui registro no crea, do contrário mesmo tendo diploma, é dito como Capacitado.
...por experiência própria, ter registro no CREA faz toda diferença, o único detalhe é que vc tem que pensar duas vezes antes de fazer alguma coisa, senão...
RAguiar
Byte

Voltar para Boca no trombone