Moderadores: 51, guest2003, Renie
edison escreveu:...Queima papel, estoura bexigas,sega o gato do vizinho ?...
edison escreveu:Fui "presenteado" com algumas placas obsoletas de onde retirei algus componentes. Dentre eles umas 40 pçs disso aí em baixo:
http://kanga.gerbilator.org/RepairFaq/ptfcld1.jpg
Segundo uma rápida pesquisa trata-se de:
PRESSTEK/HEIDELBERG AHH01421 IW LASER DIODE 830nM 1.74A
Um detalhe interesante, a cada par sob eles há uma pastilha Peltier entre dois dissipadores para resfriamento.
Pergunto:
- Tensão de alimentação ?
- Qual a potência disso?
Em off:
- Queima papel, estoura bexigas,sega o gato do vizinho ?
- Dá prá brincar com isso?
Grato.
Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Google não localizou Datashhe mas, localizou alguns dados:
The datasheet will also of course include pinout and package info which I ......
nm 380 mA --- 120 300 480 664 869 1000 1200 Presstek AHH01421 830 nm 310 mA ...
http://www.google.com.br/search?q=AHH01 ... N&filter=0
1.
eBay Feedback Profile for art4trade
PRESSTEK/HEIDELBERG AHH01421 IW LASER DIODE 830nM 1.74A (#270447575011), US
$150.00. Positive feedback rating, thanks for your purchase Great ebayer ...
feedback.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll%3F... - Em cache - Similares
http://www.google.com.br/search?client= ... isa+Google
-----------------------------------------
Vocè pode me vender um deles ?
-----
DJ
edison escreveu:...
Hoje pela manhã criei coragem e alimentei o bicho na minha modesta bancada ,bem fixado na morssa apliquei 3,2 VCC apontando para um anteparo de madeira fosca. Para minha decepção nada ocorreu.
Apenas projetou uma mancha vermelha de uns 10 mm sem ocorrer queima.
....
MOR_AL escreveu: Edson!
No laser tem que garantir corrente constante. A referência é garantir uma corrente e não uma tensão.
Coloque um resistor em série com o laser.
Para uma corrente de 1,75A, coloque um resistor de 1 Ohm. Vai dar uma queda de 1,75V, com os 3,2 do laser, o Vcc fica em 4,95V, que aproxima para 5V.
Para garantir a corrente de 1,75A no laser, a queda no resistor de 1 Ohm tem que ser de 1,75V. Varie o Vcc um pouco para garantir 1,75V no resistor.
A dissipação no resistor será de 3,06W. Coloque um de 5W, ou de 10W. O laser deverá dissipar cerca de 5,6W sem sobre-aquecer.
Monitore a tensão no resistor, pois com o calor no laser, a corrente tende a aumentar, podendo até queimar. Use o tal dissipador.
Alguns lasers tem uma realimentação ótica, para controlar a potência ótica constante. Você monitora a tensão em um determinado pino, e altera a corrente para manter a mesma potência ótica. Nesse caso não é um resistor que limita a corrente e sim um circuito que emula uma fonte de corrente. Nesse caso controlada por tensão, que vem da monitoração da potência ótica. Esse circuito também prevê outras ocorrências, pois como o laser é caro, tem mais circuito para que evite a sua queima.
MOR_AL
edison escreveu:MOR_AL escreveu: Edson!
No laser tem que garantir corrente constante. A referência é garantir uma corrente e não uma tensão.
Coloque um resistor em série com o laser.
Para uma corrente de 1,75A, coloque um resistor de 1 Ohm. Vai dar uma queda de 1,75V, com os 3,2 do laser, o Vcc fica em 4,95V, que aproxima para 5V.
Para garantir a corrente de 1,75A no laser, a queda no resistor de 1 Ohm tem que ser de 1,75V. Varie o Vcc um pouco para garantir 1,75V no resistor.
A dissipação no resistor será de 3,06W. Coloque um de 5W, ou de 10W. O laser deverá dissipar cerca de 5,6W sem sobre-aquecer.
Monitore a tensão no resistor, pois com o calor no laser, a corrente tende a aumentar, podendo até queimar. Use o tal dissipador.
Alguns lasers tem uma realimentação ótica, para controlar a potência ótica constante. Você monitora a tensão em um determinado pino, e altera a corrente para manter a mesma potência ótica. Nesse caso não é um resistor que limita a corrente e sim um circuito que emula uma fonte de corrente. Nesse caso controlada por tensão, que vem da monitoração da potência ótica. Esse circuito também prevê outras ocorrências, pois como o laser é caro, tem mais circuito para que evite a sua queima.
MOR_AL
Vejamos:
Minha fonte é variavel de 3,2 Vcc à 24 Vcc mas com corrente fixa ( 15A ? ) nesse caso a sobra de corrente é prejudicial ?
A realimentação ótica deve ocorrer internamente pois só são acessiveis externamente os 2 polos da alimentação ou essa variação é monitorada por medição da corrente na alimentação do mesmo por um circuito auxiliar?
Seria ideal uma alimentação tipo pulsante já que os exemplos de "queimadores mais violentos" que encontrei referen-se como Pulse Laser ou nada haver?
ps. Estou te enviando uma proposta via MP.
Grato.
Silvio51 escreveu: Edison... pelo amor de Deus... você entende de eltrônica ? Dizer que a corrente da tua fonte é fixa..... o circuito que você liga na fonte só consome o que precisa de corrente cara....é claro que tu vai poder alimentar um circuito que consuma no máximo 15A... essa "sobra" não prejudica em nada....
ps: Cuidado....
edison escreveu: ....
Vejamos:
...
A realimentação ótica deve ocorrer internamente pois só são acessiveis externamente os 2 polos da alimentação ou essa variação é monitorada por medição da corrente na alimentação do mesmo por um circuito auxiliar? Parece que é apenas o laser, sem mais nada como um foto-sensor para monitorar a potência ótica do laser.
Seria ideal uma alimentação tipo pulsante já que os exemplos de "queimadores mais violentos" que encontrei referen-se como Pulse Laser ou nada haver? Acho que os pulsantes possuem maior potência instantânea, porém o valor médio seria o mesmo que os contínuos. Acho (também) que seriam usados em configuração onde precisaria alta potência não contínua.
ps. Estou te enviando uma proposta via MP.
Grato.
Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante