Laser....dúvidas!

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Laser....dúvidas!

Mensagempor edison » 15 Mar 2011 09:40

Fui "presenteado" com algumas placas obsoletas de onde retirei algus componentes. Dentre eles umas 40 pçs disso aí em baixo:

http://kanga.gerbilator.org/RepairFaq/ptfcld1.jpg

Segundo uma rápida pesquisa trata-se de:

PRESSTEK/HEIDELBERG AHH01421 IW LASER DIODE 830nM 1.74A

Um detalhe interesante, a cada par sob eles há uma pastilha Peltier entre dois dissipadores para resfriamento.

Pergunto:
- Tensão de alimentação ?
- Qual a potência disso?

Em off:
- Queima papel, estoura bexigas,sega o gato do vizinho ?
- Dá prá brincar com isso?

Grato.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Re: Laser....dúvidas!

Mensagempor andre_luis » 15 Mar 2011 09:55

edison escreveu:...Queima papel, estoura bexigas,sega o gato do vizinho ?...

Tem gente que desmonta apontador Laser de 2 reais de camelô pra fazer sonsor de barreira. Esse aí voce poderia até vender para o pessoal de Automação industrial, pois o encapsulamento parece robusto.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 15 Mar 2011 12:02

Google não localizou Datashhe mas, localizou alguns dados:

The datasheet will also of course include pinout and package info which I ......
nm 380 mA --- 120 300 480 664 869 1000 1200 Presstek AHH01421 830 nm 310 mA ...

http://www.google.com.br/search?q=AHH01 ... N&filter=0

1.
eBay Feedback Profile for art4trade
PRESSTEK/HEIDELBERG AHH01421 IW LASER DIODE 830nM 1.74A (#270447575011), US
$150.00. Positive feedback rating, thanks for your purchase Great ebayer ...
feedback.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll%3F... - Em cache - Similares

http://www.google.com.br/search?client= ... isa+Google

-----------------------------------------

Vocè pode me vender um deles ?

-----
DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Re: Laser....dúvidas!

Mensagempor albertorcneto » 15 Mar 2011 12:20

Um diodo laser geralmente eh controlado por corrente. Nesse dai, com uma corrente de 1.75A voce consegue uma potencia de mais de 1W.

http://www.repairfaq.org/sam/laserdio.htm

MUITO CUIDADO! Esse laser eh classe 4 e pode tanto cegar (so de passar perto do olho por um tempo muito pequeno) como causar queimaduras na pele! E o pior eh que ele eh invisivel. Voce nao ve para onde ele esta apontando (ou muito mal). E nao eh so de apontar direto no olho que ele pode cegar. Basta que reflita em alguma superficie e volte para o seu olho.

http://en.wikipedia.org/wiki/Laser_safety

Minha dica: nao brinque com ele. So use se voce tiver certeza que precisa usar e tomando algumas medidas de seguranca especiais pra quem mexe com laser.

edison escreveu:Fui "presenteado" com algumas placas obsoletas de onde retirei algus componentes. Dentre eles umas 40 pçs disso aí em baixo:

http://kanga.gerbilator.org/RepairFaq/ptfcld1.jpg

Segundo uma rápida pesquisa trata-se de:

PRESSTEK/HEIDELBERG AHH01421 IW LASER DIODE 830nM 1.74A

Um detalhe interesante, a cada par sob eles há uma pastilha Peltier entre dois dissipadores para resfriamento.

Pergunto:
- Tensão de alimentação ?
- Qual a potência disso?

Em off:
- Queima papel, estoura bexigas,sega o gato do vizinho ?
- Dá prá brincar com isso?

Grato.
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Mensagempor enigmabox » 15 Mar 2011 12:25

Edson,

Isso parece um cabeçote de leitura da Presstek inglesa, a laser ou algo parecido utilizado na maquina offset, montado depois do forno de secamento.
hehehe, Presstek é concorrente meu... :)
Antigamente eles tinham em offset um cabeçote com lampada de 50W, tu deve conhecer.
No minimo este cabeçote pode cegar alguem...tome cuidado!
:wink:
enigmabox

Mensagempor edison » 15 Mar 2011 12:51

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Google não localizou Datashhe mas, localizou alguns dados:

The datasheet will also of course include pinout and package info which I ......
nm 380 mA --- 120 300 480 664 869 1000 1200 Presstek AHH01421 830 nm 310 mA ...

http://www.google.com.br/search?q=AHH01 ... N&filter=0

1.
eBay Feedback Profile for art4trade
PRESSTEK/HEIDELBERG AHH01421 IW LASER DIODE 830nM 1.74A (#270447575011), US
$150.00. Positive feedback rating, thanks for your purchase Great ebayer ...
feedback.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll%3F... - Em cache - Similares

http://www.google.com.br/search?client= ... isa+Google

-----------------------------------------

Vocè pode me vender um deles ?

-----
DJ

DJ Nossa pesquisa empatou , quanto a venda pase uma MP ( :wink: )

enigmabox , eles eram de um sistema DI (gravação de chapa direto na máquina) que não aprovou ,adaptado numa Heidelberg 5 cores ,foi obsoletado devido alto custo x baixa eficiência.

albertorcneto 1W ? caracas......dá prá atorar o "gato do viznho" no meio :twisted:........quanto aos cuidados tô quase ciente.
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor edison » 16 Mar 2011 00:34

Acho que achei utilidade (?) para eles.

http://www.youtube.com/watch_popup?v=WR ... &vq=medium

O do video tb é 1W mas o comprimento de onda é menor 445nM.
edison
Dword

Mensagempor edison » 19 Mar 2011 22:48

Eu descobri que esse laser é fabricado pela Lasertel uma subsidiária da Presstek e está fora de linha. Consegui o datasheet de um modelo parecido fisicamente.

(http://www.lasertel.com/portals/0/img/p ... P-2010.pdf ).

Hoje pela manhã criei coragem e alimentei o bicho na minha modesta bancada ,bem fixado na morssa apliquei 3,2 VCC apontando para um anteparo de madeira fosca. Para minha decepção nada ocorreu.
Apenas projetou uma mancha vermelha de uns 10 mm sem ocorrer queima.
A potência decipada na caixa foi grande pois tive que fixa-lo em um dissipador simples sem a Peltier.
Retirei a lente da ponta da fibra mas apenas redusiu o tamanho da mancha projetada. Creio que haja alguma lente interna que limite a emissividade.

Por outro lado minha primeira experiência com as células Peltier foi gratificante , a velocidade com que aquela coisa esfria é incrivel ( em 6VCC gelou quase que instantaneamente) mas a geladeira portátil vai ficar prás próximas brincadeiras.
edison
Dword

Mensagempor MOR_AL » 19 Mar 2011 23:14

edison escreveu:...
Hoje pela manhã criei coragem e alimentei o bicho na minha modesta bancada ,bem fixado na morssa apliquei 3,2 VCC apontando para um anteparo de madeira fosca. Para minha decepção nada ocorreu.
Apenas projetou uma mancha vermelha de uns 10 mm sem ocorrer queima.
....

Edson!
No laser tem que garantir corrente constante. A referência é garantir uma corrente e não uma tensão.
Coloque um resistor em série com o laser.
Para uma corrente de 1,75A, coloque um resistor de 1 Ohm. Vai dar uma queda de 1,75V, com os 3,2 do laser, o Vcc fica em 4,95V, que aproxima para 5V.
Para garantir a corrente de 1,75A no laser, a queda no resistor de 1 Ohm tem que ser de 1,75V. Varie o Vcc um pouco para garantir 1,75V no resistor.
A dissipação no resistor será de 3,06W. Coloque um de 5W, ou de 10W. O laser deverá dissipar cerca de 5,6W sem sobre-aquecer.
Monitore a tensão no resistor, pois com o calor no laser, a corrente tende a aumentar, podendo até queimar. Use o tal dissipador.
Alguns lasers tem uma realimentação ótica, para controlar a potência ótica constante. Você monitora a tensão em um determinado pino, e altera a corrente para manter a mesma potência ótica. Nesse caso não é um resistor que limita a corrente e sim um circuito que emula uma fonte de corrente. Nesse caso controlada por tensão, que vem da monitoração da potência ótica. Esse circuito também prevê outras ocorrências, pois como o laser é caro, tem mais circuito para que evite a sua queima.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor edison » 20 Mar 2011 20:37

MOR_AL escreveu: Edson!
No laser tem que garantir corrente constante. A referência é garantir uma corrente e não uma tensão.
Para uma corrente de 1,75A, coloque um resistor de 1 Ohm. Vai dar uma queda de 1,75V, com os 3,2 do laser, o Vcc fica em 4,95V, que aproxima para 5V.
Para garantir a corrente de 1,75A no laser, a queda no resistor de 1 Ohm tem que ser de 1,75V. Varie o Vcc um pouco para garantir 1,75V no resistor.
A dissipação no resistor será de 3,06W. Coloque um de 5W, ou de 10W. O laser deverá dissipar cerca de 5,6W sem sobre-aquecer.
Monitore a tensão no resistor, pois com o calor no laser, a corrente tende a aumentar, podendo até queimar. Use o tal dissipador.
Alguns lasers tem uma realimentação ótica, para controlar a potência ótica constante. Você monitora a tensão em um determinado pino, e altera a corrente para manter a mesma potência ótica. Nesse caso não é um resistor que limita a corrente e sim um circuito que emula uma fonte de corrente. Nesse caso controlada por tensão, que vem da monitoração da potência ótica. Esse circuito também prevê outras ocorrências, pois como o laser é caro, tem mais circuito para que evite a sua queima.
MOR_AL

Vejamos:
Minha fonte é variavel de 3,2 Vcc à 24 Vcc mas com corrente fixa ( 15A ? ) nesse caso a sobra de corrente é prejudicial ?

A realimentação ótica deve ocorrer internamente pois só são acessiveis externamente os 2 polos da alimentação ou essa variação é monitorada por medição da corrente na alimentação do mesmo por um circuito auxiliar?

Seria ideal uma alimentação tipo pulsante já que os exemplos de "queimadores mais violentos" que encontrei referen-se como Pulse Laser ou nada haver?

ps. Estou te enviando uma proposta via MP.

Grato.
edison
Dword

Mensagempor edison » 20 Mar 2011 22:28

Na página abaixo tem uma boa descrição sobre esse caso em particular. Inclusive cita os lasers da Presstek com fibra acoplada.

"Characteristics of Some Typical High Power IR Platesetter Laser Diodes"

http://www.repairfaq.org/sam/laserdio.htm#diodct3c
edison
Dword

Mensagempor Silvio51 » 20 Mar 2011 23:06

edison escreveu:
MOR_AL escreveu: Edson!
MOR_AL

Vejamos:
Minha fonte é variavel de 3,2 Vcc à 24 Vcc mas com corrente fixa ( 15A ? ) nesse caso a sobra de corrente é prejudicial ?

A realimentação ótica deve ocorrer internamente pois só são acessiveis externamente os 2 polos da alimentação ou essa variação é monitorada por medição da corrente na alimentação do mesmo por um circuito auxiliar?

Seria ideal uma alimentação tipo pulsante já que os exemplos de "queimadores mais violentos" que encontrei referen-se como Pulse Laser ou nada haver?

Grato.

Edison... pelo amor de Deus... você entende de eltrônica ? Dizer que a corrente da tua fonte é fixa..... o circuito que você liga na fonte só consome o que precisa de corrente cara....é claro que tu vai poder alimentar um circuito que consuma no máximo 15A... essa "sobra" não prejudica em nada....

ps: Cuidado.... :shock:
Silvio51
Byte

Mensagempor edison » 21 Mar 2011 06:17

Silvio51 escreveu: Edison... pelo amor de Deus... você entende de eltrônica ? Dizer que a corrente da tua fonte é fixa..... o circuito que você liga na fonte só consome o que precisa de corrente cara....é claro que tu vai poder alimentar um circuito que consuma no máximo 15A... essa "sobra" não prejudica em nada....

ps: Cuidado.... :shock:

Qundo me referi a FIXA quis dizer que não tenho um contole de ajuste sobre ela ,apenas sobre a tensão.

Quanto a "entender de eletrônica" respondo não , minha área é manutenção elétrica e "fica frio" 8) sou meio cagão ,estou tomando todos (?) os cuidados.

Grato.
edison
Dword

Mensagempor MOR_AL » 21 Mar 2011 09:38

edison escreveu: ....
Vejamos:
...
A realimentação ótica deve ocorrer internamente pois só são acessiveis externamente os 2 polos da alimentação ou essa variação é monitorada por medição da corrente na alimentação do mesmo por um circuito auxiliar? Parece que é apenas o laser, sem mais nada como um foto-sensor para monitorar a potência ótica do laser.

Seria ideal uma alimentação tipo pulsante já que os exemplos de "queimadores mais violentos" que encontrei referen-se como Pulse Laser ou nada haver? Acho que os pulsantes possuem maior potência instantânea, porém o valor médio seria o mesmo que os contínuos. Acho (também) que seriam usados em configuração onde precisaria alta potência não contínua.

Grato.

Respondi à sua MP.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 12 Abr 2011 13:44

Bom. Finalmente tive algum tempo para estudar os 2 lasers e os peltier que o Edison me enviou.

1 – Os lasers possuem fibra ótica mono-modo de 50/125 um, portanto são usados para comunicações. As medidas foram feitas após ter sido canibal... err terem sido feitos testes invasivos.
2 – Em algum lugar obtive a informação de que o comprimento de onda do laser AHH01421 era de 830nm. De acordo com a figura abaixo, os raios não são visíveis naturalmente a nós, simples mortais.

Imagem

Observe que a região visível do espectro é a da curva que começa em 0,4um e termina em 0,7um. O laser emite em 0,83um (830nm).
Confirmei isso aplicando 1,7A no laser e não vendo nada na tela de papel a 1mm da saída da fibra.
3 – Já o laser AHH0080 emite um feixe vermelho. Apliquei até 1A (com 2,36V).
4 – Por um infeliz fenômeno físico, ao atravessarmos um raio estreito por dois meios com características óticas diferentes, esse raio tende a divergir. É algo mais ou menos isso. A saída do raio pela fibra fez ele divergir.
5 – A lente que veio junto, faz com que o acoplamento ótico da fibra com o outro componente seja maximizado. Apesar de haver uma rosca na lente, ela não serve de ajuste do raio.
6 – Como a potência ótica entregue à fibra é parte da potência ótica produzida pelo laser, tentei obter mais potência ótica. Para tal fui obrigado a “retirar a fibra”. Ao aplicar novamente 1A não apareceu nada!!! Fui obrigado a remover a tampa superior. Uma espécie de placa de CI. A foto é mostrada a seguir;

Imagem
O retângulo arredondado à direita possui a ponta da fibra ótica. No outro lado desta fibra, à direita, é que foi quebrada. Com isso a ponta da fibra, não tendo a sua face perpendicular ao eixo, fez com que os raios se dispersassem. Na esquerda, onde se lê Y 901 em torno de um círculo, é que está localizado o laser. Coloquei uma ponta de papel diretamente em frente ao laser. Após alguns segundos o laser fez um furo no papel. Algo em torno de menos de 1/10 de mm. O raio ali se dispersa. Ao afastar o papel para 1mm, já se via que o raio projetava uma imagem maior.

Concluindo.
Esse laser não é uma boa para se queimar nada!
MOR_AL
Dword

Próximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos